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Simulado Planejamento Educacional | CONCURSO

Simulado Planejamento Educacional

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Questões de Planejamento Educacional


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(1,0) 1 - 

Relacionando metacognição e regulação do conhecimento, uma tarefa clássica é o uso da “Torre de Hanói”, onde a criança é analisada em termos de análise meios-fins, estabelecendo-se diferenciação entre a meta que pretende atingir e as submetas que permitem alcançar a meta. Este mecanismo que permite a autorregulação de condutas é chamado de:

  • a) planejamento
  • b) habilidade específica.
  • c) produção significativa.
  • d) controle do conhecimento.
  • e) processamento da informação.
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(1,0) 2 - 

Há alguns pontos característicos de um planejamento participativo. Um deles é

  • a) agir a partir das determinações de uma minoria.
  • b) manter esquemas hierárquicos bem definidos.
  • c) limitar a participação aos processos específicos de cada setor.
  • d) tornar pedagógicas e transformadoras, as ações do plano.
  • e) subalternizar os resultados sociais e políticos.
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(1,0) 3 - 

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • a) estratégico.
  • b) por projetos.
  • c) operacional.
  • d) participativo.
  • e) de gerenciamento.
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(1,0) 4 - 

Sobre o planejamento participativo, assinale a afirmativa correta.

  • a) É uma ferramenta que auxilia na gestão democrática, sobretudo ao organizar a participação para intervir na realidade.
  • b) Tem um papel importante ao reforçar a rotina, elemento muito importante no processo de aprendizagem.
  • c) Exige, para que ocorra de maneira plena, que as pessoas estejam presentes, concordando ou discordando do que é proposto.
  • d) É um modelo de participação espontaneísta, em que a opinião de todos é importante e, como tal, deve ser ouvida e incorporada.
  • e) Pode explicar de maneira direta o desempenho dos alunos em exames padronizados, porque as escolas que adotam o planejamento participativo necessariamente têm bons resultados.
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(1,0) 5 - 

O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.

A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.

O planejamento em educação é considerado como

  • a) um elemento presente exclusivamente em sala de aula, através do planejamento do professor (planejamento diário, planejamento mensal e planejamento bimestral).
  • b) um processo contínuo que envolve elaboração (de um produto: plano, projeto e programa), execução (colocar em ação) e avaliação (perceber se os objetivos e metas foram alcançados).
  • c) um procedimento necessário para evitar improvisações, fazendo com que as iniciativas e decisões individuais sejam direcionadas.
  • d) um produto a ser elaborado pelos órgãos regionais e nacionais e ser aplicado no cotidiano de cada escola.
  • e) um conjunto de orientações voltadas exclusivamente para o aspecto pedagógico, uma vez que o planejamento orçamentário já vem definido pelas instâncias superiores.
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(1,0) 6 - 

“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.”
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:

  • a) Há uma fabricada hierarquia entre os saberes escolares que faz parecer que alguns são mais importantes do que outros.
  • b) Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
  • c) A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
  • d) O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
  • e) Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.
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(1,0) 7 - 

Planejar é uma atividade cotidiana que abrange desde os afazeres mais simples, como ir ao mercado e fazer compras, até aqueles mais complexos e elaborados, como o planejamento de grandes empresas e instituições. Planejamento pode ser entendido como um processo, mas também como uma ferramenta de trabalho.

Assinale a afirmativa que apresenta a definição de planejamento.

  • a) É um procedimento importante para a estrutura escolar, ainda que não apresente uma finalidade específica.
  • b) É um processo que se restringe, no campo educacional, aos planos de aula do professor e ao calendário de atividades.
  • c) É um processo estático que envolve tomadas de decisões imediatas.
  • d) É um processo que se realiza em etapas que não podem ser modificadas nem substituídas.
  • e) É um processo contínuo que envolve elaboração, execução e avaliação.
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(1,0) 8 - 

Com relação ao planejamento do ensino, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É a previsão das situações especificas do professor com a classe.

( ) É a previsão de todas as atividades que o educando realiza sob a orientação da escola para atingir os fins da educação.

( ) É o processo de tomada de decisão que visa à racionalização das atividades do professor e dos alunos, na situação de ensino aprendizagem.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e F
  • b) V, V e V
  • c) V, F e V
  • d) F, F e V
  • e) F, V e F
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(1,0) 9 - 

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante.

Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) II, IV e V.
  • e) I, III, IV e V.
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(1,0) 10 - 

Segundo Gandin, o planejamento participativo, como instrumento e metodologia, isto é, como processo técnico, abre espaços para a dimensão política. As questões da qualidade, da missão e, obviamente, da participação são especialmente valorizadas. Mais do que isso, assumem um caráter de proposta de futuro para a instituição que se planeja, onde deve estar contido um ideal do campo de ação da instituição. Ainda segundo o autor, o planejamento participativo parte do pressuposto e do entendimento sobre o nosso mundo, em que é fundamental a ideia de que a nossa realidade é:

  • a) determinada pelo sistema econômico e que não há espaço para transformações profundas e democráticas.
  • b) injusta e de que essa injustiça se deve à falta de participação em todos os níveis e aspectos da atividade humana.
  • c) participativa, na medida do possível social e político, e de acordo com a legislação constitucional vigente.
  • d) altamente competitiva, em que os cidadãos de maior dificuldade e empenho serão recompensados pelos seus méritos.
  • e) construída sob alicerces político partidários e segue as determinações abusivas das instituições fazendárias.