Simulado Pesquisa em Educação | CONCURSO
📚 Simulado Pesquisa em Educação gratuito | cód.18605
Simulado gratuito de Pesquisa em Educação com questões atualizadas e comentadas! 📘
🔗 Veja mais simulados de Pesquisa em Educação
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar Pesquisa em Educação e conquistar a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado de Pesquisa em Educação foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Pesquisa em Educação
- 🤩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado de Pesquisa em Educação e saia na frente na sua preparação!
📚 Questões de Pesquisa em Educação
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões de Pesquisa em Educação
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube sobre a disciplina Pesquisa em Educação. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Pesquisa em Educação
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais atualizados de Pesquisa em Educação.
Ver apostilas de Pesquisa em Educação
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #220537
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com Luna (2002), a pesquisa é entendida como:
- a) a busca pela veracidade das constatações do pesquisador, que no processo de levantamento de dados e produção do conhecimento deve dar provas da fidedignidade do que produz.
- b) a utilização de métodos e técnicas que permitam construir um caminho e resultados comprováveis.
- c) a produção de um conhecimento não generalizável, tendo em vista que todo conhecimento é produzido de acordo com condições objetivas.
- d) o preenchimento de alguns requisitos que sempre variam, a depender do referencial teórico ou da metodologia utilizada.
- e) a produção de um conhecimento novo, relevante teórica e socialmente e fidedigno.
- #220538
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A respeito de pesquisas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) A existência ou não de um problema na pesquisa dependerá da sua natureza ou molaridade. ( ) O objetivo de um trabalho do tipo “estado da arte” é descrever a produção atual de uma dada área de pesquisa. ( ) Quando a realidade pode ser apreendida diretamente, algumas pesquisas prescindem de procedimentos de coleta de dados. ( ) As informações utilizadas na pesquisa podem ser factuais (que dependem de pouca ou nenhuma interpretação) ou opinativas (envolvem crenças, suposições, valores etc.). Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- a) V – V – V – F.
- b) F – V – V – V.
- c) F – V – F – V.
- d) V – F – F – V.
- e) V – F – V – F.
- #220539
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A prática da pesquisa avaliativa deve contemplar a necessidade de
- a) ater-se a apenas um ponto de vista e valores no processo avaliativo.
- b) utilizar de forma restrita os resultados da avaliação.
- c) evitar capacitar os diferentes envolvidos com o programa ou serviço avaliado, para que não haja contaminação nos resultados.
- d) considerar o inevitável caráter político da pesquisa em geral e da pesquisa avaliativa em particular.
- e) usar apenas instrumentos que meçam, entre outros, inteligência, produtividade dos operários etc.
- #220540
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em uma de suas obras, Pedro Demo (2015) apresenta pressupostos de educar pela pesquisa. Considerando as proposições do autor, analise as afirmativas a seguir:
I. A convicção de que a educação pela pesquisa é a especificidade mais própria da educação escolar e acadêmica.
II. O reconhecimento de que o questionamento reconstrutivo com qualidade formal e política é o cerne do processo de pesquisa.
III. A necessidade de fazer da pesquisa obrigação cotidiana do professor e do aluno.
IV. A definição de educação como processo de formação de competência histórica humana.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.
- a) II, III e IV
- b) I, II, III e IV
- c) I, II e IV
- d) I, III e IV
- e) I e II
- #220541
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo articula diferentes conceitos e práticas pedagógicas que precisam constituir-se como parte do currículo escolar em diferentes níveis de oferta. Considerando essa premissa, leia as afirmativas que seguem e coloque (F) quando forem falsas e (V) quando forem verdadeiras.
( ) A pesquisa como princípio educativo articula o conhecimento a um Projeto Político Pedagógico, a uma concepção de educação. Essa concepção estabelece relações entre prática pedagógica e projeto de sociedade desejado influenciando o conhecimento que se quer construir.
( ) O diálogo é elemento fundamental na concepção de pesquisa como princípio educativo e formativo, pois elimina as condições da pesquisa como mera descoberta ultrapassando os limites da análise teórica.
( ) O pesquisador nasce nos meandros da pós-graduação, pois é nesse espaço que se torna possível dialogar e fazer pesquisa pela primeira vez inserindo-se na realidade a ser pesquisada.
( ) O papel da educação e da pesquisa é fundamental para o processo emancipatório, pois é através da educação permeada pela pesquisa que o sujeito será capaz de conhecer sua realidade e conhecer-se para criticamente criar condições de transformação das diferentes realidades vividas.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
- a) V, V, V, F
- b) V, F, V, F
- c) F, V, V, F
- d) V, V, F, V
- e) V, F, F, V
- #220542
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para Sílvio Sanchez Gamboa (2007), referindo-se à pesquisa, um pesquisador, antes de elaborar seu projeto, deve ler outras pesquisas, para identificar seus principais elementos, recuperar seus métodos e estratégias, descobrir suas rotas ocultas, revelar seus pressupostos e estruturas básicas. Dessa forma, se apropria de diferentes meios de pesquisa realizada por outros pesquisadores, analisa o já conhecido em sua área e inicia a construção de suas situações-problema. Em relação à pesquisa e suas abordagens, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
- a) No processo de pesquisa, é importante assinalar que o método de pesquisa, ou caminho para se chegar à resposta de nossas questões, depende do tipo de questão, e não o contrário.
- b) Um método de pesquisa deve ser definido em acordo com as afinidades do pesquisador e considerando as possibilidades reais de pesquisa, sendo desnecessário que tenha vínculos diretos com os contextos teóricos que serão utilizados na análise dos resultados.
- c) A realização de uma pesquisa depende de termos verificado quais são os saberes já acumulados na literatura científica especializada e em pesquisas anteriores, identificando que aspectos diferenciais ou novos poderão ser acrescentados aos saberes já consolidados com a pesquisa que se pretende realizar.
- d) A prática da investigação tem as características do trabalho humano, mas quando elaborada em condições de apenas cumprir um mero requisito acadêmico para a aquisição de um título ou grau universitário, corre o risco de repetir outras pesquisas de teor apenas acadêmico.
- e) O êxito de uma pesquisa de qualidade depende da articulação lógica entre o método, os procedimentos e as opções científicas e filosóficas que o pesquisador utiliza.
- #220543
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O Índice de Satisfação Profissional (ISP), como é chamado no Brasil, foi criado em 1997 e adaptado para a língua portuguesa em 2004. Esse índice é
- a) uma escala desenvolvida com base em dimensões de satisfação no trabalho, em sua maioria extraída da literatura específica, enquanto outras dimensões foram incluídas por indicações de psicólogos da área organizacional.
- b) um instrumento composto por duas partes que utiliza o método de medidas de atitudes, relacionando a medida da situação atual de trabalho com a medida de expectativas em relação ao trabalho e aborda algumas dimensões.
- c) um instrumento genérico, multidimensional, que avalia o estado de saúde.
- d) um instrumento genérico que afere o bem-estar de trabalhadores com base em três domínios: mobilidade, atividade física e atividade social.
- e) um indicador de estresse ocupacional e tenta acessar os inúmeros construtos presentes no complexo processo do estresse ocupacional, incluindo medidas de estressores, mediadores e consequências físicas e psicológicas.
- #220544
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.
Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:
- a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade.
- b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória.
- c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano.
- d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia.
- e) A educação formal se baseia no senso comum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas.
- #220545
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.
Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.
( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.
A ordem correta encontrada é
- a) 3, 8, 4, 5, 2, 1, 7, 6.
- b) 3, 7, 5, 4, 1, 2, 6, 8
- c) 2, 8, 4, 5, 1, 3, 7, 6.
- d) 2, 7, 5, 4, 1, 3, 6, 8
- e) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6, 8.
- #220546
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pesquisa em Educação
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Pedagogia de projetos tem características importantes que influenciam os procedimentos didáticos. Tais características podem ser reconhecidas como aquelas que
- a) consideram a homogeneidade dos processos; criam alternativas flexíveis para os diferentes tempos de aprendizagem; geram atividades dinâmicas e focadas nos conteúdos dos projetos.
- b) propiciam aprendizagens significativas; organizam o ensino por habilidades e competências; imprimem um novo desenho aos programas de ensino.
- c) estimulam a capacidade de pesquisa; atuam na zona de desenvolvimento proximal; planejam atividades mais homogêneas considerando as diferenças entre os sujeitos.
- d) criam oportunidades para os diferentes percursos de aprendizagem; consideram que os pontos de partida e de chegada serão múltiplos; geram atividades mais corporativas, baseadas no diálogo.
- e) planejam avaliações mais seletivas e classificatórias; organizam o currículo por temáticas; propiciam dinâmicas mais rigorosas do ponto de vista da homogeneização.