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Simulado PBH Ativos S.A. de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado PBH Ativos S.A. de Matérias Diversas para Cargos diversos

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#151898
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(1,0) 1 - 

As ciências sociais e o inglês
O inglês é a língua da ciência. As razões para isso estão relacionadas às profundas transformações que ocorreram no pós-Guerra. A ciência e a tecnologia, que até então evoluíam em esferas relativamente separadas de conhecimento, se integram num único sistema. [...] As tecnologias pressupõem um investimento contínuo de capital, a formação de quadros especializados e a constituição de laboratórios de pesquisa. No início, isso se concentra nos Estados Unidos, pois quando termina a Segunda Guerra Mundial, trata-se do único país industrializado onde a infraestrutura educacional e tecnológica permanece intacta. Com a expansão do ensino superior e o desenvolvimento dos institutos de pesquisa, assiste-se a um florescimento científico sem precedentes, aliado a uma política tecnológica na qual as criações científicas estão vinculadas às descobertas e ao aperfeiçoamento das técnicas. A história do computador é um bom exemplo do imbricamento das dimensões econômica, militar e científica num mesmo projeto. Como processador de dados e informações, irá impulsionar todo um campo de atividades, desde as experiências de laboratório até a administração das empresas (cujo raio de ação é, muitas vezes, transnacional). Ciência, tecnologia e administração – esferas diferenciadas de práticas e saberes – aproximam-se assim como unidades que se alimentam e se reproduzem a partir da manipulação, do controle e do processamento da informação. Creio que não seria exagero dizer que os elementos-chave do que entendemos por sociedade de informação foram inicialmente preparados em inglês (conceitos, modelos, fórmulas e procedimentos).
Não se deve imaginar que toda a produção científica, ou mesmo a sua maioria, se faça em inglês. Embora não existam dados disponíveis em escala mundial, pode-se argumentar, e com boa parte de razão, que a literatura científica em língua não inglesa tenha aumentado. Basta ver a proliferação de revistas nos mais diferentes países e a participação dos cientistas em reuniões e congressos especializados. No entanto, como sublinha Baldauf, sua representação na literatura recenseada nas principais bases de dados declinou. [...] Grande parte do que é produzido é simplesmente ignorado pelo fato de não estar formalizado e formatado em informação imediatamente disponível, ou seja, compreensível para um conjunto amplo de pessoas. [...] Entretanto, importa entender que um corpus literário, funcionando como padrão de referência, é legitimado mundialmente somente quando disponível em inglês. Daí a estratégia de vários grupos de dividir suas atividades em “locais” e “universais”. As primeiras são escritas em idioma nacional e têm como veículo as revistas existentes no país; as outras concentram os cientistas de “elite”, cuja ambição é conseguir uma maior visibilidade na cena mundial; interessa-lhes publicar nas revistas internacionais já consagradas. [...]
Barthes (1984, p.15) diz que, para a ciência, “a linguagem é apenas um instrumento, aprisionado à matéria científica (operações, hipóteses, resultados) que se diz, a antecede e existe fora dela, e que se tem o interesse de torná-la o mais transparente e neutra possível: há, de um lado, num primeiro plano, o conteúdo da mensagem científica, que é tudo; de outro, num segundo plano, a forma verbal, que exprime esse conteúdo e que é nada […]. A ciência tem certamente necessidade da linguagem, mas ela não está, como a literatura, na linguagem”. É preciso ter em mente que a qualidade de ser instrumental não deve ser vista como algo negativo. Trata-se de uma opção deliberada em utilizar a linguagem como uma ferramenta, cujo resultado é altamente compensador – o discurso científico. Resulta disso o amplo consenso (embora sem unanimidade) existente entre os cientistas em relação ao uso do inglês, qual seja, o fato de ele ser instrumental e eficiente. Mas qual seria a razão dessa instrumentalidade?
Richard Harris e Paul Mattick, trabalhando com as propriedades da linguagem e sua relação com a informação, têm um argumento interessante. Consideram que cada domínio científico utiliza a linguagem de maneira limitada, por isso é mais fácil traduzir textos científicos do que literários. Isso significa que a informação provida na mensagem é dada não apenas pelo significado individual das palavras, mas também pela relação entre elas, sua combinação. Por exemplo, podemos enunciar as sentenças “para mim, é preferível sair por último” e “eu prefiro sair por último”; há aí uma variação da forma, mas não da informação transmitida. [...]
As ciências sociais estão demasiadamente amarradas aos contextos, daí a dificuldade de universalização de seus discursos, porém, essa universalização nunca é inteira, emancipada, pois as notações se encontram aprisionadas à “literalidade dos enunciados”. O pensamento sociológico é sempre uma tradução, algo intermediário entre o ideal de universalidade (que é necessário) e o enraizamento dos fenômenos sociais. Ora, contexto e língua conjugam-se mutuamente. O discurso das ciências da natureza se justifica porque consegue reduzir a linguagem, depurá-la de sua malha sociocultural, algo impensável quando se deseja compreender a sociedade. Nesse caso, o inglês não pode funcionar como língua franca, não por uma questão de princípio, ou de orgulho nacional, mas devido à própria natureza do saber construído.
ORTIZ, Renato. As Ciências Sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 19, n. 54, fev/2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.ph... >. Acesso em: 2 jul. 2018. [Fragmento Adaptado]
Os termos sublinhados nos trechos a seguir são elementos coesivos que introduzem, no contexto, ideia de oposição, EXCETO em:

  • a) No entanto, como sublinha Baldauf, sua representação na literatura recenseada nas principais bases de dados declinou.
  • b) Entretanto, importa entender que um corpus literário, funcionando como padrão de referência, é legitimado mundialmente somente quando disponível em inglês.
  • c) Isso significa que a informação provida na mensagem é dada não apenas pelo significado individual das palavras, mas também pela relação entre elas, sua combinação.
  • d) As ciências sociais estão demasiadamente amarradas aos contextos, daí a dificuldade de universalização de seus discursos, porém, essa universalização nunca é inteira, emancipada.
#151899
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(1,0) 2 - 

Uma empresa tem de comprar uma máquina por R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) e o fornecedor ofereceu duas alternativas de pagamento: à vista sem desconto e a prazo em 3 parcelas mensais de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais), em 30, 60 e 90 dias.

Considerando que o custo de oportunidade para o comprador é de 1% ao mês, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) É melhor comprar à vista, pois o valor presente das três prestações mensais é superior a R$ 1.100,00.
  • b) Não é possível dizer qual a melhor alternativa, pois não foi informada a taxa de juros cobrada.
  • c) O custo de oportunidade é igual à taxa de juros, então não há diferença financeira entre as alternativas.
  • d) O pagamento em três parcelas oferece o melhor valor presente, então essa deve ser a escolha.
#151900
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(1,0) 3 - 

Uma dada empresa consome por mês 1.000 unidades de uma determinada peça utilizada por suas máquinas. O custo de armazenagem por peça por mês é de R$ 2,50 (dois reais e cinquenta centavos) e o custo de cada pedido de compras é de R$ 5,00 (cinco reais). O preço unitário de cada peça é de R$ 10,00 (dez reais).

Tomando por base esses dados, analise as afirmativas a seguir relativas ao lote econômico de compras para essa determinada peça, considerando que (i) o consumo mensal é determinístico e com uma taxa constante e (ii) a reposição é instantânea quando os estoques chegam ao nível zero.

I- O lote econômico de compra é de 200 unidades por pedido.

II- O preço unitário de compra das peças não é usado para o cálculo do lote econômico.

III- O número total de pedidos por mês é de cinco, considerando-se o lote econômico de compra calculado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • a) I e II apenas.
  • b) I e III apenas.
  • c) II e III apenas.
  • d) I, II e III.
#151901
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(1,0) 4 - 

Dentro das organizações, os grupos informais, também chamados grupos de amizade, organizam-se naturalmente por meio de adesões espontâneas de pessoas que com eles se identificam. A hierarquia funcional existente na organização formal nem sempre prevalece nos grupos informais.

Um dos desafios do administrador moderno é transformar grupos de pessoas em equipes eficazes capazes de crescer e de se auto-gerenciar. A diferença entre grupos e equipes é enorme. Os primeiros trabalham juntos geograficamente, mas separados psicologicamente. Para alcançar essa transformação, os grupos precisam participar de um conjunto de atividades.

Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a afirmação apresentada:

  • a) Formação: os membros do grupo devem definir as regras básicas para que possam conviver socialmente e de maneira saudável.
  • b) Integração de objetivos: para que não haja disputas ou conflitos de poder ou de posição no alcance dos objetivos comuns.
  • c) Normas: os membros devem concordar sobre metas que compartilham e desenvolver relações humanas mais próximas.
  • d) Desempenho: os membros devem canalizar suas energias para seus interesses pessoais
#151902
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(1,0) 5 - 

O gerente de compras de uma empresa está com necessidade de recrutamento de um novo técnico para o setor para atuar em negociações de contratos com fornecedores de prestação de serviços. Dada a relevância da função, resolve fazer uma seleção interna, considerando que já possui conhecimento dos candidatos e também como uma oportunidade de promoção de quem já é seu colaborador.

A negociação sempre é facilitada quando há confiança no relacionamento dos negociadores. Gerar essa confiança é muito importante no processo e isso depende de características que devem ser observadas na aptidão do comprador e aprimoradas com treinamento e prática.

Pensando nisso, o gerente enumerou algumas características importantes para um bom negociador, as quais deveriam ser observadas no recrutamento e posteriormente aprimoradas em treinamento.

Dentre essas características, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com os objetivos dessa seleção:

  • a) Ver a negociação como um processo contínuo e dinâmico, mesmo após o acordo final e a assinatura do contrato.
  • b) Estar atento em atingir os próprios objetivos, independentemente do alcance das metas da organização.
  • c) Ter a mente aberta e ser atento às necessidades do seu negócio, não descuidando das necessidades de seu oponente.
  • d) Ser competitivo e estimular a eficiência na realização dos benefícios mútuos desejados, oferecendo alternativas criativas.
#151903
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(1,0) 6 - 

Segundo o art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

Assinale a alternativa que constitui em direitos individuais e/ou coletivos assegurados pela CF/88.

  • a) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, inclusive em virtude de lei.
  • b) É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
  • c) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, salvo em caso de censura ou licença.
  • d) O Estado promoverá, independentemente da forma da lei, a defesa do consumidor.
#151904
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(1,0) 7 - 

Os órgãos públicos têm competência para receber, registrar, distribuir, controlar e expedir toda correspondência, bem como o expediente das repartições e dos estabelecimentos públicos. Essas correspondências são denominadas Correspondência Oficial e classificadas segundo a natureza do assunto.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação CORRETA da correspondência oficial.

  • a) Secreta, confidencial, reservada e ordinária.
  • b) Secreta, confidencial, privada e pública.
  • c) Confidencial, reservada, comercial e pessoal.
  • d) Secreta, reservada, pública e comercial.
#151905
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(1,0) 8 - 

A administração moderna de materiais é aquela que avalia e dimensiona convenientemente os estoques em bases científicas, substituindo o empirismo e as suposições.
Uma importante técnica é utilizada para controle dos recursos financeiros investidos na aquisição dos estoques, considerando a importância relativa dos itens no estoque, definindo os itens que devem ter maiores e menores cuidados.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE essa técnica de controle:

  • a) Inventário.
  • b) Indicadores de acuracidade.
  • c) Curva ABC.
  • d) Giro de estoque.
#151906
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(1,0) 9 - 

Na estrutura da administração financeira da empresa, o tesoureiro administra o fluxo de fundos. Sua preocupação constante é dispor de recursos suficientes para pagar os compromissos da empresa em seus vencimentos, sendo o responsável pela liquidez da empresa. O tesoureiro mantém relações externas com banqueiros e dirigentes de instituições financeiras não bancárias, bancos de investimento e financeiras.
O tesoureiro é responsável pelas seguintes atividades na empresa, EXCETO:

  • a) Realizar a obtenção de fundos e o pagamento dos compromissos da empresa.
  • b) Realizar a custódia de recursos monetários e outros valores.
  • c) Elaborar orçamento de caixa.
  • d) Elaborar demonstrações contábeis.
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(1,0) 10 - 

A PBH Ativos consome 40 unidades por mês de determinado material. O tempo de reposição desse material é de dois meses. O estoque mínimo deve ser de um mês e meio de consumo.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o Ponto de Pedido, em número de unidades.

  • a) 160.
  • b) 140.
  • c) 120.
  • d) 90.
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(1,0) 11 - 

Ao administrador cumpre a tarefa de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades do pessoal que está sob suas ordens. Portanto, o administrador, constante ou simultaneamente, está planejando, organizando, dirigindo e controlando o trabalho dos empregados ou funcionários sob sua gestão.
Na prática da Total Quality Management (TQM), ou seja, da gestão da qualidade total, o controle constitui uma das quatro fases do conhecido ciclo PDCA, cujo modelo básico ilustra as atividades do administrador.
Faça a relação das atividades apresentadas na COLUNA II com os componentes do PDCA apresentados na COLUNA I:
01 – P (do inglês Plan) – Planejamento
02 – D (do inglês Do) – Desenvolvimento
03 – C (do inglês Check)- Controle
04 - A (do inglês Act) – Ação (corretiva)

( ) Verificação do acerto ou não do que foi planejado e das ordens dadas.
( ) Confrontação com o que foi planejado para devidas correções ou ajustes, objetivando a melhoria contínua.
( ) Determinação do que se pretende fazer e das metas que devem ser atingidas

( ) Execução do que foi planejado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • a) 3 4 1 2.
  • b) 4 3 1 2.
  • c) 3 4 2 1.
  • d) 4 2 1 3.
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(1,0) 12 - 

Administração de Pessoal é a especialização administrativa que trata do planejamento, da organização, da direção e do controle do setor de pessoal de uma empresa.
Assinale a alternativa que apresenta atividades que NÃO sejam inerentes ou de responsabilidade da administração de pessoal.

  • a) Recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.
  • b) Recrutamento, faturamento e seleção de pessoal.
  • c) Seleção, cargos e salários e benefícios de pessoal.
  • d) Seleção, folha de pagamento e assistência de pessoal.
#151910
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(1,0) 13 - 

De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a licitação é o conjunto de procedimentos para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. Portanto, licitação é um processo formal, em que há a competição entre os participantes da negociação.
Nesse sentido, conforme o artigo 22, são modalidades de licitação, EXCETO:

  • a) Concorrência
  • b) Tomada de preço.
  • c) Compra direta.
  • d) Concurso.
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(1,0) 14 - 

O artigo 37 do Decreto nº 10.710, de 28 de junho de 2001, determina que compete à Secretaria Municipal da Coordenação de Administração e Recursos Humanos, no âmbito do Poder Executivo, formular e promover a política geral e o controle de fornecedores, de materiais e de almoxarifados e estoques, bem como o gerenciamento dos respectivos sistemas informatizados e ainda licitar e contratar a aquisição.
De acordo com esse artigo, são itens para aquisição por meio de licitação e posterior contratação, EXCETO:

  • a) Equipamentos de informática, conforme especificação técnica da Secretaria Municipal da Coordenação de Administração e Recursos Humanos.
  • b) Materiais de consumo de uso comum e específico.
  • c) Materiais permanentes.
  • d) Materiais, peças, insumos, combustíveis e lubrificantes destinados à frota de veículos do Município sob sua administração.
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(1,0) 15 - 

O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade, a cuja Administração pertencerem, conforme determina o art. 103 do Código Civil.

Os instrumentos colocados à disposição dos particulares para utilização dos bens públicos são, EXCETO:

  • a) Autorização de uso de bem público que consiste em um ato unilateral, discricionário, precário, revogável a qualquer tempo e em caráter gratuito ou oneroso. Serve para atender interesses particulares, atividades transitórias e irrelevantes pelo Poder Público.
  • b) Permissão de uso de bem público que consiste em um ato negocial, discricionário e precário, semelhante à autorização, porém seu consentimento visa ao interesse público.
  • c) Alienação de bem público que consiste no repasse da propriedade, remunerada ou gratuita, sob a forma de venda, permuta, doação, dação em pagamento, investidura, legitimação de posse ou concessão de domínio.
  • d) Concessão de uso de bem público que consiste em um contrato administrativo celebrado entre a Administração e um particular, tendo por objeto uma utilidade pública de certa permanência.