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Simulado MPE/MS - Português | CONCURSO

Simulado MPE/MS - Português

OBJETIVOS | Simulado MPE/MS - Português

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado MPE/MS - Português

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso MPE/MS.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado MPE/MS - Português

Este simulado contém questões da banca FAPEC, para nível Superior do cargo de Promotor de Justiça. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes MPE/MS.

*Conteúdo Programático do Simulado MPE/MS - Português .

Português

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português .

#43441
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta em relação à função gramatical da palavra “quê” empregada na seguinte frase: “QUE poderemos desejar melhor que a saúde?”:

  • a) Pronome substantivo indefinido.
  • b) Partícula expletiva. 
  • c) Advérbio de intensidade.
  • d) Conjunção consecutiva. 
  • e) Substantivo.
#43442
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Assinale a hipótese que apresenta a grafia correta dos vocábulos e locuções:

  • a) Bandeja, a que horas, em redor, na saída.
  • b) Bandeija, apoiamento, à socapa, asterisco.
  • c) Em que horas, asterístico, ao redor, à saída.
  • d) À sorrelfa, à paisano, ao meu ver, amiúde.
  • e) A meu ver, à mesa, em que horas, aforisma.
#43443
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Assinale a questão correta de concordância verbal, referente ao verbo haver (em sentido de existir) e fazer (indicando tempo):

  • a) Havia aparecido manchas de óleo no mar.
  • b) Deve haver coisas erradas.
  • c) Houveram vários debates sobre o tema.
  • d) Haviam candidatos distraídos.
  • e) Estão fazendo três anos que ela nasceu.
#43444
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Assinale a alternativa da oração que empregou incorretamente o uso do porquê:

  • a) Estes são os direitos por que estamos lutando.
  • b) Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê?
  • c) Vou ao supermercado porque não temos mais frutas.
  • d) Você não vai à festa? Diga pelo menos um porquê.
  • e) Você veio até aqui por que não conseguiu telefonar?
#43445
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa em que a crase foi empregada corretamente:

  • a) Vieram à pé.
  • b) Ficamos à admirá-los.
  • c) Refiro-me à uma pessoa educada.
  • d) Enfrentaram-se cara à cara.
  • e) Fernanda entrou em medicina, na federal, à força de muito estudo.
#43446
Banca
FAPEC
Matéria
Português
Concurso
MPE-MS
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

A arte de ser feliz – Cecília Meireles

Houve um tempo em que minha janela se abria

sobre uma cidade que parecia ser feita de giz.

Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.

Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,

e o jardim parecia morto.

Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde,

e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.

Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, pra que o jardim não

morresse.

E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de

seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.

Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor.

Outras vezes encontro nuvens espessas.

Avisto crianças que vão para a escola.

Pardais que pulam pelo muro.

Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais.

Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar.

Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega.

Às vezes, um galo canta.

Às vezes, um avião passa.

Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.

E eu me sinto completamente feliz.

Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,

que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,

outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,

finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Glossário: Félix Lope de Vega y Carpio – Dramaturgo espanhol nascido em Madri, fundador da comédia espanhola e um dos mais prolíficos autores da literatura universal.

 

A partir da leitura e interpretação do texto acima, assinale a alternativa correta:

  • a) O texto apresenta o modo descritivo-narrativo, trazendo como uma de suas mensagens a ideia de que o ser humano precisa aprender a ver com olhos conscientes para poder captar a realidade em sua plenitude.
  • b) O texto apresenta o modo dissertativo-argumentativo, porque está baseado na defesa de uma ideia visando convencer o leitor de que as pessoas precisam enxergar as coisas e fatos mais singelos do cotidiano para alcançar a felicidade.
  • c) O texto apresenta somente o modo narrativo, trazendo a ideia de que todos devem ter uma só visão sobre o mundo.
  • d) O texto apresenta somente o modo injuntivo ou instrucional, pois objetiva, sobretudo, trazer explicações sobre a visão do ser humano, sem a finalidade de convencer o leitor por meio de argumentos.
  • e) O texto apresenta somente o modo descritivo ao fazer o retrato minucioso escrito de um lugar, uma cena, uma pessoa e alguns animais, identificados como “pequenas felicidades certas”.