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Simulado Moléculas, células e tecidos para o Enem | ENEM

Simulado Moléculas, células e tecidos para o Enem

SIMULADO MOLÉCULAS, CÉLULAS E TECIDOS PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Moléculas, células e tecidos, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Moléculas, células e tecidos para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Moléculas, células e tecidos, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#201268
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Moléculas, Células e Tecidos
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Para estudar os cromossomos, é preciso observá-los no momento em que se encontram no ponto máximo de sua condensação. A imagem corresponde ao tecido da raiz de cebola, visto ao microscópio, e cada número marca uma das diferentes etapas do ciclo celular.

Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 1

Qual número corresponde à melhor etapa para que esse estudo seja possível?

  • a) 1
  • b) 2
  • c) 3
  • d) 4
  • e) 5
#201272
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Moléculas, Células e Tecidos
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(1,0) 2 - 

A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.

Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 2

Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em

  • a) migração.
  • b) duplicação.
  • c) condensação.
  • d) recombinação.
  • e) reestruturação.
#201274
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(1,0) 3 - 

A utilização de células-tronco do próprio indivíduo (autotransplante) tem apresentado sucesso como terapia medicinal para a regeneração de tecidos e órgãos cujas células perdidas não têm capacidade de reprodução, principalmente em substituição aos transplantes, que causam muitos problemas devidos à rejeição pelos receptores.

O autotransplante pode causar menos problemas de rejeição quando comparado aos transplantes tradicionais, realizados entre diferentes indivíduos. Isso porque as

  • a) células-tronco se mantêm indiferenciadas após sua introdução no organismo do receptor.
  • b) células provenientes de transplantes entre diferentes indivíduos envelhecem e morrem rapidamente.
  • c) células-tronco, por serem doadas pelo próprio indivíduo receptor, apresentam material genético semelhante.
  • d) células transplantadas entre diferentes indivíduos se diferenciam em tecidos tumorais no receptor.
  • e) células provenientes de transplantes convencionais não se reproduzem dentro do corpo do receptor.
#201275
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(1,0) 4 - 

Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução de soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. "O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica", explica o pesquisador.

Correio do Estado MS 19 abr. 2004 (adaptado).


Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas

  • a) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores.
  • b) que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.
  • c) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.
  • d) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores.
  • e) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.
#201277
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(1,0) 5 - 

Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sangüínea humana.
O belga René Magritte (1896 – 1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas. Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?

  • a) Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 3
  • b) Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 4
  • c) Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 5
  • d) Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 6
  • e) Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 7
#201282
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(1,0) 6 - 

Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética” , uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas. GILBSON e t al. Creation o f a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

  • a) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
  • b) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios.
  • c) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais.
  • d) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e combustíveis.
  • e) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.
#201283
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(1,0) 7 - 

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência

  • a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
  • b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
  • c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
  • d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
  • e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.
#201289
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(1,0) 8 - 

Moléculas, células e tecidos para o Enem + IMAGEM 8

Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e

  • a) originar uma nova espécie poliploide.
  • b) substituir geneticamente a espécie natural.
  • c) ocupar o primeiro nível trófico no hábitat aquático.
  • d) impedir a interação biológica entre as espécies parentais.
  • e) produzir descendentes com o código genético modificado.
#201292
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(1,0) 9 - 

Os vegetais biossintetizam determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbívoros, estímulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.).

As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo

  • a) sofre constantes recombinações para adaptar-se.
  • b) muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida.
  • c) cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas.
  • d) altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias.
  • e) possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade.
#201295
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(1,0) 10 - 

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela Inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição á metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.


Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

  • a) Lisossomo.
  • b) Mitocôndria.
  • c) Peroxissomo.
  • d) Complexo golgiense.
  • e) Reticulo endoplasmático.