Processando...

Simulado Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras | CONCURSO

Simulado Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

Simulado Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

  1. Todos Simulados Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#229917
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Lei Complementar nº 105/2001, que dispõe sobre o sigilo de operações de instituições financeiras, determina que a quebra de sigilo poderá ser decretada quando necessária para a apuração de ocorrência de qualquer ilícito, em qualquer fase do inquérito ou do processo judicial, especialmente em alguns crimes que arrola expressamente. Não se inclui nesta lista expressa da lei o crime

  • a) de terrorismo.
  • b) de extorsão mediante seqüestro.
  • c) praticado por organização criminosa.
  • d) de contrabando ou tráfico de armas, munições ou material destinado a sua produção.
  • e) contra a ordem econômica.
#229918
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O Servidor Público que utilizar qualquer informação obtida em decorrência da quebra do sigilo, de que trata a Lei Complementar nº 105/2001, responde pelos danos causados, regressivamente, independente de culpa ou dolo, mesmo quando agiu de acordo com orientação oficial da entidade pública.

  • a) Correta a assertiva.
  • b) Incorreta a assertiva, porque a responsabilidade da entidade pública é subjetiva se provada culpa do agente.
  • c) Incorreta a assertiva, porque a responsabilidade da entidade pública é objetiva, cabendo ação regressiva no caso de culpa ou dolo do agente.
  • d) Incorreta a assertiva, porque o servidor responde pessoal e diretamente, sem prejuízo da responsabilidade da entidade pública, quando comprovado que ele agiu de acordo com orientação oficial.
  • e) Incorreta a assertiva, porque o servidor é que responde pessoal e diretamente pelos danos causados, afastada a hipótese de responsabilidade da entidade, mesmo quando ele agiu de acordo com orientação oficial.
#229919
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A Lei Complementar nº 105/2001, obriga as instituições financeiras a manterem sigilo em suas operações ativas e passivas, bem como nos serviços prestados, mas permite tanto a troca de informações entre tais instituições, para fins cadastrais, inclusive por intermédio das centrais de risco, como o fornecimento de informações de seus cadastros para entidades de proteção ao crédito, quanto aos emitentes de cheques sem provisão de fundo ou devedores inadimplentes, desde que observadas normas expedidas pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central do Brasil.

  • a) Correta a assertiva.
  • b) Incorreta a assertiva, porque quaisquer dessas informações dependem de expressa decisão judicial para quebra do sigilo.
  • c) Incorreta a assertiva, porque à Secretaria de Direitos Econômicos do Ministério da Justiça é que cabe expedir normas sobre esse assunto.
  • d) Incorreta a assertiva, porque nessa permissão não se incluem as referidas informações recíprocas que estão garantidas pelo sigilo.
  • e) Incorreta a assertiva, porque nessa permissão não se incluem as referidas informações para entidades de proteção ao crédito, que estão também protegidas pelo sigilo.
#229920
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A quebra do sigilo das operações ativas e passivas das instituições financeiras pode ser decretada, quando necessária para apuração de qualquer ilícito, especialmente nos seguintes casos de crime:

I. contra o sistema financeiro nacional.

II. contra a Administração Pública.

III. enriquecimento ilícito

IV. praticado por organização criminosa.

V. lavagem de dinheiro.

Estão corretas

  • a) as afirmativas I, II, III, IV e V.
  • b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
  • c) apenas as afirmativas II, III, IV e V.
  • d) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
  • e) apenas as afirmativas I, II, III e V.
#229921
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Lei complementar 105 de 2001 - sigilo das operações de instituições financeiras
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação às regras jurídicas do sigilo das operações de instituições financeiras e às relativas ao cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades federais, assinale a opção correta.

  • a) Um agente fiscal de município não está habilitado legalmente a examinar documentos, livros e registros de instituições financeiras, referentes a contas de depósitos e aplicações financeiras.
  • b) A CVM, em processo administrativo, tem legitimidade para solicitar ao Poder Judiciário o levantamento do sigilo, nas instituições financeiras, de informações e documentos relativos a bens, direitos e obrigações de pessoa física ou jurídica submetida ao seu poder disciplinar.
  • c) Não se tem acatado, na jurisprudência do STF, a quebra de sigilo financeiro para prestação de informações a comissão parlamentar de inquérito do Poder Legislativo estadual.
  • d) Cabe ao BACEN, por meio de sistema próprio, centralizar as informações do CADIN, bem como expedir orientações de natureza normativa sobre inclusões e exclusões no referido cadastro.
  • e) Se uma pessoa jurídica não tem registro no CADIN, está reconhecida a regularidade de sua situação, razão pela qual será, em qualquer hipótese, indevida a cobrança de documentos comprobatórios adicionais.