Processando...

Simulado Legislação do Município de Niterói (Rio de Janeiro) | CONCURSO

Simulado Legislação do Município de Niterói (Rio de Janeiro)

📚 Simulado Legislação do Município de Niterói gratuito | cód.20270

Chegou a hora de testar seus conhecimentos em Legislação do Município de Niterói. Partiu simulado! 🚀

 

🔗 Veja mais simulados de Legislação do Município de Niterói

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar Legislação do Município de Niterói e conquistar a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado de Legislação do Município de Niterói foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado de Legislação do Município de Niterói e saia na frente na sua preparação!


📚 Questões de Legislação do Município de Niterói

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões de Legislação do Município de Niterói


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube sobre a disciplina Legislação do Município de Niterói. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Legislação do Município de Niterói


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais atualizados de Legislação do Município de Niterói.

Ver apostilas de Legislação do Município de Niterói


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#232553
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Município de Niterói
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Niterói, as entidades dotadas de personalidade jurídica que compõem a Administração Indireta do Município se classificam em:

  • a) autarquias, entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio e capital do Município, criadas por lei para exploração de atividades econômicas que o Município seja levado a exercer, por força de contingência ou conveniência administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
  • b) subprefeituras, entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público, decorrentes de descentralização administrativa, para assumir competência de gestão da Prefeitura nas regiões administrativas.
  • c) sociedades de economia mista, serviços autônomos, criados por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita própria, para executar atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
  • d) fundações públicas, entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado, criadas em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgão ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio, gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos do Município e outras fontes, para atender às necessidades municipais no campo da assistência e atividades de lazer, esporte, cultura, educação e saúde.
#232554
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Município de Niterói
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Com relação ao afastamento dos profissionais de educação, dispõe a Lei Orgânica do Município de Niterói que estes podem ser afastados:

  • a) livremente.
  • b) por licença sindical ou para exercício de cargo em comissão, ficando vedado o aproveitamento de pessoal de magistério em serviços burocráticos ou administrativos do Município.
  • c) em regra, somente por licença sindical.
  • d) em regra, somente para exercício de cargo em comissão.
#232555
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Município de Niterói
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Acerca das atribuições e proibições do Município de Niterói, de acordo com a Lei Orgânica do Município de Niterói, é correto afirmar que:

  • a) ao Município é vedado se recusar a dar fé a documentos públicos.
  • b) ao Município é permitido outorgar isenções e anistias fiscais, independentemente de autorização legislativa.
  • c) compete ao Município, em conjunto com a União e o Estado, disciplinar os serviços e horários de carga e descarga e determinar os veículos que podem circular em cada tipo de via pública municipal.
  • d) é vedado ao Município regulamentar o serviço de carros de aluguel, inclusive com o uso de taxímetro.
#232556
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Município de Niterói
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Em eleições para o Prefeito do Município de Niterói, antes do segundo turno, o candidato mais votado, Euclides da Cunha, acabou por se tornar inelegível, não podendo mais concorrer com Manuel Bandeira, segundo colocado. Ao analisar a quantidade de votos aos demais candidatos, verificou-se ter havido empate entre os candidatos Marcos Taffel e Machado Borba, que obtiveram o mesmo número de votos, ficando ambos em terceiro lugar. Marcos Taffel tem 60 anos, e Machado Borba, 57 anos. Na hipótese, a solução dada pela Lei Orgânica do Município é:

  • a) refazer o primeiro turno, com todos os candidatos.
  • b) permitir que o vice da chapa de Euclides da Cunha possa concorrer no lugar do candidato afastado, tendo o partido prazo de dois dias para recompor a chapa.
  • c) permitir que o segundo turno se realize com Marcos Taffel, Machado Borba e Manuel Bandeira.
  • d) realizar o segundo turno entre Manuel Bandeira e Marcos Taffel, por ser este mais idoso que Machado Borba.
#232557
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Legislação do Município de Niterói
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Acerca das disposições sobre a Administração Pública na Lei Orgânica de Niterói, analise as seguintes afirmativas.

I É vedada a fixação de limite máximo de idade para candidatos a concurso público no Município.

II É obrigatória a participação do Sindicato dos Funcionários Municipais nas negociações coletivas de trabalho.

III É vedada à nomeação ou designação para qualquer cargo, emprego ou função pública de livre nomeação e exoneração na Administração Pública Municipal de Niterói, Direta e Indireta, Autárquica ou Fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo, de quem seja inelegível em razão de condenação decorrente de ato ilícito, nos termos da Legislação Federal, Lei Complementar nº 135/2010.

Das afirmativas acima:

  • a) apenas I e III estão corretas.
  • b) apenas II está correta.
  • c) todas estão corretas.
  • d) apenas I e II estão corretas.