Processando...

Simulado Interpretação de texto | Reading comprehension para o Enem | ENEM

Simulado Interpretação de texto | Reading comprehension para o Enem

SIMULADO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO | READING COMPREHENSION PARA O ENEM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ENEM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Interpretação de texto | Reading comprehension, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores ENEM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Interpretação de texto | Reading comprehension para o Enem contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Interpretação de texto | Reading comprehension, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no ENEM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no ENEM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Aluno ENEM. Se você esta estudando para ser aprovado para Aluno ENEM não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ENEM
Para realizar o simulado ENEM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ENEM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ENEM é aqui!


#200866
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Viva la Vida
I used to rule the world Seas would rise when I gave the word Now in the morning and I sleep alone Sweep the streets I used to own
I used to roll the dice Feel the fear in my enemy’s eyes Listen as the crowd would sing “Now the old king is dead! Long live the king!”
One minute I held the key Next the walls were closed on me And I discovered that my castles stand
Upon pillars of salt and pillars of sand
[…]
MARTIN, C. Viva la vida, Coldplay. In: Viva la vida or Death and all his friends. Parlophone, 2008.

Letras de músicas abordam temas que, de certa forma, podem ser reforçados pela repetição de trechos ou palavras. O fragmento da canção Viva la vida, por exemplo, permite conhecer o relato de alguém que

  • a) costumava ter o mundo aos seus pés e, de repente, se viu sem nada.
  • b) almeja o título de rei e, por ele, tem enfrentado inúmeros inimigos.
  • c) causa pouco temor a seus inimigos, embora tenha muito poder.
  • d) limpava as ruas e, com seu esforço, tornou-se rei de seu povo.
  • e) tinha a chave para todos os castelos nos quais desejava morar.
#200873
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

THE WEATHER MAN
They say that the British love talking about the weather. For other nationalities this can be a banal and boring subject of conversation, something that people talk about when they have nothing else to say to each other. And yet the weather is a very important part of our lives. That at least is the opinion of Barry Gromett, press officer for The Met Office, This is located in Exeter, a pretty cathedral city in the southwest of England. Here employees - and computers - supply weather forecasts for much of the world.
Speak Up, Ano XXIII, nº 275

Ao conversar sobre a previsão do tempo, o texto mostra

  • a) o aborrecimento do cidadão britânico ao falar sobre banalidades.
  • b) a falta de ter o que falar em situações de avaliação de línguas.
  • c) a importância de se entender sobre meteorologia para falar inglês.
  • d) as diferenças e as particularidades culturais no uso de uma língua.
  • e) o conflito entre diferentes ideias e opiniões ao se comunicar em inglês.
#200903
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Interpretação de texto  Reading comprehension para o Enem + IMAGEM 1

Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de

  • a) comunicar o endereço da nova sede do projeto nos Estados Unidos.
  • b) convidar colecionadores de cartões- postais a se reunirem em um evento.
  • c) anunciar uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.
  • d) divulgar às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.
  • e) solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.
#200904
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Going to university seems to reduce the risk of dying from coronary heart disease. An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack and die than university graduates.
World Report News. Magazine Speak Up. Ano XIV, n° 170. Editora Camelot, 2001.

Em relação às pesquisas, a utilização da expressão university graduates evidencia a intenção de informar que

  • a) as doenças do coração atacam dez mil pacientes.
  • b) as doenças do coração ocorrem na faixa dos dezesseis anos.
  • c) as pesquisas sobre doenças são divulgadas no meio acadêmico.
  • d) jovens americanos são alertados dos riscos de doenças do coração.
  • e) maior nível de estudo reduz riscos de ataques do coração.
#200908
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Interpretação de texto  Reading comprehension para o Enem + IMAGEM 3

O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado

  • a) ao nível de felicidade das pessoas em tempos de guerra.
  • b) à dificuldade de medir o nível de felicidade das pessoas a partir de seu humor.
  • c) ao nível de felicidade das pessoas enquanto falam ao celular com seus familiares.
  • d) à relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram.
  • e) à influência das imagens grafitadas pelas ruas no aumento do nível de felicidade das pessoas.
#200915
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Interpretação de texto  Reading comprehension para o Enem + IMAGEM 4

Bob Marley foi um artista popular e atraiu muitos fãs com suas canções. Ciente de sua influência social, na música War, o cantor se utiliza de sua arte para alertar sobre

  • a) a inércia do continente africano diante das injustiças sociais.
  • b) a persistência da guerra enquanto houver diferenças raciais e sociais.
  • c) as acentuadas diferenças culturais entre os países africanos.
  • d) as discrepâncias sociais entre moçambicanos e angolanos como causa de conflitos.
  • e) a fragilidade das diferenças raciais e sociais como justificativas para o início de uma guerra.
#200957
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Interpretação de texto  Reading comprehension para o Enem + IMAGEM 5

Atira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque

  • a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
  • b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.
  • c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
  • d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
  • e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield.
#200961
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Do one thing for diversity and inclusion
The United Nations Ailiance of Civilízations (UNAOC) is launching a campaign aimed at engaging people around the world to Do One Thing to support Cultural Diversity and Inclusion. Every one of us can do ONE thíng for diversity and inclusion; even one very little thíng can become a global action if we ali take part in it

Simple things YOU can do to celebrate the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development on May 21.

1 . Visit an arí exhibit or a museum dedicated to other cultures.
2. Read about the great thinkers of other cultures.
3. Visit a place of worship different than yours and particípate in the celebration.
4. Spread your own culture around the world and learn about other cultures.
5. Explore music of a different culture.
There are thousands of things that you can do, are you taking part in it?

UNITED NATIONS ALLIANCE OF CIVILIZATIONS. Disponível em; www.unaoc.org. Acesso em: 16 fev. 2013 (adaptado).
Internautas costumam manifestar suas opiniões sobre artigos on-line por meio da postagem de comentários. O comentário que exemplifica o engajamento proposto na quarta dica da campanha apresentada no texto é:

  • a) "Lá na minha escola, aprendi a jogar capoeira para uma apresentação no Dia da Consciência Negra."
  • b) "Outro dia assisti na TV uma reportagem sobre respeito à diversidade. Gente de todos os tipos, várias tribos. Curti bastante.’’
  • c) "Eu me inscrevi no Programa Jovens Embaixadores para mostrar o que tem de bom em meu país e conhecer outras formas de ser.”
  • d) "Curto muito bater papo na internet. Meus amigos estrangeiros me ajudam a aperfeiçoar minha proficiência em língua estrangeira."
  • e) "Pesquisei em sites de culinária e preparei uma festa árabe para uns amigos da escola. Eles adoraram principalmente, os doces!"
#200966
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A Tall Order

The sky isn’t the limit for an architect building the world’s first invisible skyscraper.

Charles Wee, one of the world's leading high-rise architects, has a confession to make: he's bored with skyscrapers. After designing more than 30, most of which punctuate the skylines of rapidly expanding Asian cities, he has struck upon a novel concept: the first invisible skyscraper.
As the tallest structure in South Korea, his Infinity Tower will loom over Seoul until somebody pushes a button and it completely disappears.
When he entered a 2004 competition to design a landmark tower, the Korean-American architect rejected the notion of competing with Dubai, Toronto, and Shanghai to reach the summit of man-made summits. “I thought, let's not jump into this stupid race to build another ‘tallest’ tower,” he says in a phone conversation. “Let's take an opposite approach — let's make an anti-tower.”
The result will be a 150-story building that fades from view at the flick of a switch. The tower will effectively function as an enormous television screen, being able to project an exact replica of whatever is happening behind it onto its façade. To the human eye, the building will appear to have melted away.
It will be the most extraordinary achievement of Wee's stellar architectural career. After graduating from UCLA, he worked under Anthony Lumsden, a prolific Californian architect who helped devise the modern technique of wrapping buildings inside smooth glass skins.

HINES, N. Disponível em: http://mag.newsweek.com. Acesso em: 13 out. 2013 (adaptado).

No título e no subtítulo desse texto, as expressões A Tall Order e The sky isn’t the limit são usadas para apresentar uma matéria cujo tema é:

  • a) Inovações tecnológicas usadas para a construção de um novo arranha-céu em Seul.
  • b) Confissões de um arquiteto que busca se destacar na construção de arranha-céus.
  • c) Técnicas a serem estabelecidas para a construção de edifícios altos na Califórnia.
  • d) Competição entre arquitetos para a construção do edifício mais alto do mundo
  • e) Construção de altas torres de apartamentos nas grandes metrópoles da Ásia.
#200970
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Interpretação de Texto | Reading Comprehension
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Masters of War

Come you masters of war
You that build all the guns
You that build the death planes
You that build all the bombs
You that hide behind walls
You that hide behind desks
I just want you to know
I can see through your masks.

You that never done nothin’
But build to destroy
You play with my world
Like it's your little toy
You put a gun in my hand
And you hide from my eyes
And you turn and run farther
When the fast bullets fly.

Like Judas of old
You lie and deceive
A world war can be won
You want me to believe
But I see through your eyes
And I see through your brain
Like I see through the water
That runs down my drain.

BOB DYLAN. The Freewheelin’ Bob Dylan. Nova York: Columbia Records, 1963 (fragmento)


Na letra da canção Masters of War, há questionamentos e reflexões que aparecem na forma de protesto contra

  • a) o envio de jovens à guerra para promover a expansão territorial dos Estados Unidos.
  • b) o comportamento dos soldados norte-americanos nas guerras de que participaram.
  • c) o sistema que recruta soldados para guerras motivadas por interesses econômicos.
  • d) o desinteresse do governo pelas famílias dos soldados mortos em campos de batalha.
  • e) as Forças Armadas norte-americanas, que enviavam homens despreparados para as guerras.