Processando...

Simulado IF/RN - Português | CONCURSO

Simulado IF/RN - Português

OBJETIVOS | Simulado IF/RN - Noções de Informática

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado IF/RN - Noções de Informática

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso IF/RN.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado IF/RN - Noções de Informática

Este simulado contém questões da banca FUNCERN , para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IF/RN.

*Conteúdo Programático do Simulado IF/RN - Noções de Informática.

Noções de Informática

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Noções de Informática.

#43580
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Na discussão articulada no texto, depreende-se, como foco principal, defender,

  • a) sem restrições, o modelo da progressão continuada.
  • b) com restrições, o modelo tradicional de ensino. 
  • c) sem restrições, o modelo tradicional de ensino. 
  • d) com restrições, o modelo da progressão continuada. 
#43581
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Em relação à acentuação gráfica das palavras “críticas”, “currículo” e “pedagógico”, assinale a opção correta. 

  • a) Todas são acentuadas por regras diferentes. 
  • b) Todas são acentuadas pela mesma regra.
  • c) Apenas as duas primeiras são acentuadas pela mesma regra.
  • d) Apenas as duas últimas são acentuadas por regras diferentes.
#43582
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Os dois últimos parágrafos do texto revelam uma visão 

  • a) eletiva em relação a um dos modelos de ensino
  • b) irônica em relação a um dos modelos de ensino.
  • c) conciliadora em relação aos dois modelos de ensino. 
  • d) descrente em relação ao dois modelos de ensino.
#43583
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Considere o trecho selecionado a seguir.
Certamente (1), o modelo da progressão continuada pode (2) ser melhorado e precisa (3) de mais empenho por parte de gestores e educadores, mas a alternativa da reprovação é mais danosa para a sociedade e para as crianças que não conseguem acompanhar pari-passu o currículo escolar.
Os elementos linguísticos destacados expressam, respectivamente, 

  • a) possibilidade, possibilidade e obrigatoriedade.
  • b) convicção, possibilidade e necessidade. 
  • c) possibilidade, obrigatoriedade e convicção.
  • d) convicção, necessidade e possibilidade.
#43584
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Considere o trecho selecionado a seguir.
Portanto, antes de se fazer críticas a uma educação mais inclusiva, capaz de trabalhar elementos de cidadania (1) no longo prazo (2), é bom fazer uma reflexão sobre os péssimos impactos de se lançar crianças à rua (3) sem nenhuma estrutura de apoio. O tempo na escola, mesmo que os resultados não possam ser medidos em aprendizagem objetiva, ajuda na formação de cidadãos.
Sobre os elementos linguísticos destacados, é correto afirmar: 

  • a) o primeiro e o terceiro têm valor morfológico diferente.
  • b) todos têm o mesmo valor morfológico.
  • c) todos têm valor morfológico diferente. 
  • d) o segundo e o terceiro têm valor morfológico diferente.
#43585
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Considere o trecho selecionado a seguir.
Certamente, o modelo da progressão continuada pode ser melhorado e precisa de mais empenho por parte de gestores e educadores, mas a alternativa da reprovação é mais danosa para a sociedade e para as crianças que não conseguem acompanhar pari-passu o currículo escolar.
Portanto, antes de se fazer críticas a uma educação mais inclusiva, capaz de trabalhar elementos de cidadania no longo prazo, é bom fazer uma reflexão sobre os péssimos impactos de se lançar crianças à rua sem nenhuma estrutura de apoio. O tempo na escola, mesmo que os resultados não possam ser medidos em aprendizagem objetiva, ajuda na formação de cidadãos.

  • a) “porque”, “por isso” e “contanto que”. 
  • b) “uma vez que”, “pois” e “à medida que”
  • c) “no entanto”, “logo” e “muito embora”
  • d) “todavia”, “além disso” e “ainda que”.
#43586
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Para sustentar o ponto de vista manifesto, recorre-se, no texto, à 

  • a) crítica a um dos modelos de ensino e à apresentação de traços diferentes entre eles.
  • b) desqualificação de dois modelos de ensino e à justificação do fracasso de ambos
  • c) desqualificação de um modelo de ensino e à justificação da pertinência de outro.
  • d) crítica a dois modelos de ensino e à apresentação de traços comuns entre eles. 
#43587
Banca
FUNCERN
Matéria
Português
Concurso
IFRN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Considere o trecho selecionado a seguir.
A opção da reprovação e do abandono escolar, por outro lado, coloca essas crianças na rua, ao alcance da violência e do crime, crescendo discriminadas (1) e muitas vezes ressentidas (2) com a sociedade que as abandonou.
Sobre os elementos linguísticos destacados e numerados, é correto afirmar:

  • a) o segundo é sinônimo de “magoadas”, tem valor de adjetivo e está em sentido conotativo. 
  • b) o primeiro é sinônimo de “marginalizadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo. 
  • c) o segundo é antônimo de “regozijadas”, tem valor de advérbio e está em sentido denotativo. 
  • d) o primeiro é antônimo de “integradas”, tem valor de adjetivo e está em sentido denotativo.