Processando...

Simulado IFMT - Conhecimentos Específicos | CONCURSO

Simulado IFMT - Conhecimentos Específicos

📚 Simulado IFMT | Técnico em Seguração do Trabalho | cód.4046

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado IFMT agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados IFMT

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado IFMT foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado IFMT e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões IFMT

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso IFMT


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFMT. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre IFMT


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFMT.

Ver apostilas para IFMT


📢 Concursos Abertos para IFMT

Veja os concursos abertos da instituição IFMT. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para IFMT


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#44607
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Sobre o mobiliário e postos de trabalho na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, conforme NR 36, assinale a afirmativa correta.  

  • a) Podem possuir quinas vivas ou rebarbas.
  • b) Para trabalhos realizados na posição sentada, os assentos devem possuir sistemas de ajustes de fácil manuseio. 
  • c) As dimensões dos espaços de trabalho devem ser dimensionadas de acordo com o trabalhador de maior porte, de forma que ele possa movimentar os segmentos corporais livremente e de forma segura.
  • d) Deve ter espaço suficiente para as pernas e pés na base do plano de trabalho para permitir que o trabalhador se aproxime o máximo possível do ponto de operação, não sendo necessário posicionar completamente a região plantar.
#44608
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a torná-lo compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Em relação às atribuições da CIPA, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Identificar os riscos dos processos de trabalho e elaborar o PCMSO.

( ) Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

( ) Requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores.

( ) Promover, bianualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).  

 

Assinale a sequência correta.  

  • a) V, F, F, V
  • b) F, V, F, V  
  • c) V, F, V, F
  • d) F, V, V, F  
#44609
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Sobre a NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) Compete à Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), por meio do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST), realizar com a participação dos trabalhadores e empregadores a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CANPATR) e implementar o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). 
  • b) A Comissão Permanente Regional Rural (CPRR) tem a atribuição de realizar estudos, com base nos dados de acidentes e doenças decorrentes do trabalho rural, visando estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos de concepção e produção de máquinas, equipamentos e ferramentas. 
  • c) O Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural (SESTR) Próprio ou Externo deve ter a constituição obrigatória para os estabelecimentos com mais de cem empregados. 
  • d) O empregador rural ou equiparado que mantenha vinte ou mais empregados contratados por prazo indeterminado fica obrigado a manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPATR. 
#44610
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

De acordo com a NBR 18801:2011, na gestão de mudanças é necessário identificar os riscos de SST associados, sejam externos ou internos, e seus impactos sobre o SGSST. Quanto aos controles de riscos, a correta sequência de hierarquia dos métodos que deve ser seguida, conforme prioridades, segundo essa norma, é: 

  • a) de proteção individual; de engenharia; administrativas ou de organização do trabalho; de sinalização, rotulagem ou ambos; de proteção coletiva
  • b) de proteção coletiva; de sinalização, rotulagem ou ambos; de engenharia; de proteção individual; administrativa ou de organização do trabalho.  
  • c) de engenharia; de proteção coletiva; administrativas ou de organização do trabalho; de proteção individual; de sinalização, rotulagem ou ambos
  • d) de sinalização, rotulagem ou ambos; de proteção coletiva; de proteção individual; administrativas ou de organização do trabalho; de engenharia.  
#44611
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

A gestão de segurança e saúde de trabalho que se realiza em espaços confinados, conforme NR 33, deve ser planejada, programada, implementada e avaliada, incluindo medidas técnicas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais e capacitação. Numere a  segunda coluna  de acordo com a primeira.

1 - Assegurar que o acesso ao espaço confinado somente seja iniciado com acompanhamento e autorização de supervisão capacitada. 

2 - Submeter os trabalhadores a exames médicos específicos para a função que irão desempenhar

3 - Proibir a ventilação com oxigênio puro.

4 - Promover treinamento com instrutores designados pelo responsável técnico, com comprovada proficiência no assunto.

( ) Medida pessoal

( ) Medida administrativa

( ) Capacitação

( ) Medida técnica

 

 

 

Marque a sequência correta.  

  • a) 4, 3, 2, 1  
  • b) 3, 2, 1, 4  
  • c) 1, 4, 3, 2 
  • d) 2, 1, 4, 3  
#44612
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Os exames médicos previstos no PCMSO visam avaliar clinicamente o trabalhador, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental. Em relação aos prazos e periodicidade dos exames, assinale a afirmativa INCORRETA

  • a) O exame médico admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
  • b) O exame médico de retorno ao trabalho deverá ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto. 
  • c) Os exames médicos periódicos, para trabalhadores não expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou para aqueles portadores de doenças crônicas, deverão ser repetidos anualmente, quando menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade.
  • d) O exame médico de mudança de função poderá ser realizado até 30 dias após a data da mudança.  
#44613
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Acerca de procedimentos de primeiros socorros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em casos de ferimentos externos ou profundos, caso haja sangramento, a hemorragia deve ser contida imediatamente, por meio de uso de compressa limpa e seca aplicada ao ferimento, devendo o socorrista usar luvas esterilizadas.

( ) Em caso de queimaduras externas superficiais, o socorrista deve lavar e manter a área queimada sob água corrente para resfriamento, não devendo aplicar pomadas até diagnóstico médico.

( ) Em caso de queimaduras externas profundas, o socorrista deve perfurar as bolhas e retirar ou soltar as roupas coladas à queimadura, aplicando água corrente sobre as mesmas.

( ) No caso de rompimento total ou parcial de qualquer osso, o socorrista deve imobilizar o local da fratura e também as articulações próximas, acima e abaixo do local.

Assinale a sequência correta. 

  • a) V, F, F, V 
  • b) F, V, V, F 
  • c) V, V, F, V  
  • d) F, F, V, F 
#44614
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndio, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis. Acerca da Teoria do Fogo e da extinção do fogo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As classes de incêndio A, B e C se referem aos sólidos combustíveis, líquidos/gases combustíveis e materiais energizados, respectivamente.

( ) Comburente é toda substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

( ) Combustível é o elemento que ativa e dá vida à combustão, se combinado com os vapores inflamáveis dos comburentes.

( ) O método de extinção do fogo por isolamento visa atuar na retirada do combustível da reação química do fogo.

Assinale a sequência correta.  

  • a) V, F, F, V
  • b) V, F, V, F  
  • c) F, V, F, V  
  • d) F, V, V, F 
#44615
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Considerando as competências do Técnico em Segurança do Trabalho que atua em ambiente de trabalho escolar, qual atribuição NÃO pode ser considerada atividade desse profissional?

  • a) Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho.
  • b) Elaborar projetos de segurança contra incêndio e pânico.  
  • c) Avaliar as condições ambientais de trabalho e emitir parecer técnico que subsidie o planejamento e a organização do trabalho de forma segura para o trabalhador.
  • d) Levantar e estudar os dados estatísticos de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho, calcular a frequência e a gravidade destes para ajustes das ações prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem técnica, que permitam a proteção coletiva e individual.  
#44616
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Conhecimentos Específicos
Concurso
IFMT
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

A NR 17 estabelece as condições de conforto para ambientes de trabalho onde são executadas atividades que exigem solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos. Assinale a afirmativa que NÃO atende às recomendações para a jornada de trabalho nesses ambientes.

  • a) Nível de ruído variando de 80 dB(A) a 85 dB(A). 
  • b) Índice de Temperatura Efetiva variando de 21 °C a 23 °C.  
  • c) Velocidade do ar variando de 0,20 m/s a 0,50 m/s.  
  • d) Umidade relativa do ar variando de 50% a 70%.