Processando...

Simulado IFF | CONCURSO

Simulado IFF

📚 Simulado IFF gratuito | cód.13202

O segredo da aprovação está nos treinos. E esse simulado IFF é seu melhor aliado! 🎯

 

🔗 Vejam mais simulados IFF

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado IFF foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado IFF e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões IFF

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso IFF


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFF. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre IFF


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFF.

Ver apostilas para IFF


📢 Concursos Abertos para IFF

Veja os concursos abertos da instituição IFF. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para IFF


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#185848
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.

  • a) Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
  • b) Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
  • c) Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
  • d) O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
  • e) O ensino a distância exige administração, linguagem, acompanhamento, avaliação e recursos técnicos, tecnológicos e pedagógicos semelhantes ao da modalidade presencial, por ser uma transposição dessa modalidade para o ambiente virtual.
#185849
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Define-se planejamento escolar como

  • a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
  • b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo.
  • c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social.
  • d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da sociedade.
  • e) atividade de reflexão sobre temáticas curriculares independente de aspectos econômicos, políticos e culturais.
#185850
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.

  • a) As vantagens de se trabalhar com tecnologia em sala de aula incluem a interação, a autonomia e a motivação.
  • b) No trabalho com as tecnologias de informação e comunicação, o professor decide arbitrariamente o que ensinar.
  • c) O uso de gêneros digitais em sala de aula compromete a qualidade dos resultados da produção de textos dos alunos.
  • d) A era digital dificulta o estabelecimento de uma rede de comunicação e informação entre a escola e os indivíduos nela inseridos.
  • e) O computador deve ser usado como ferramenta para melhorar a capacidade dos alunos de reproduzir informações veiculadas na Internet.
#185851
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.

  • a) recursos técnicos e comunicação entre os alunos
  • b) comunicação entre os alunos e transferência das informações
  • c) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
  • d) avaliação classificatória e transferência das informações
  • e) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente
#185852
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).

  • a) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
  • b) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
  • c) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento.
  • d) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
  • e) A utilização de fóruns e correio eletrônico, nessa modalidade de ensino tem como principal objetivo desenvolver a cidadania dos alunos.
#185853
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.

  • a) Na escola atual, estão superados os problemas das diferenças relacionadas ao déficit de aprendizagem, com forte ancoragem em aspectos psicológicos, assim como das diferenças dos níveis socioeconômicos dos alunos e alunas.
  • b) O multiculturalismo se sobrepõe à interculturalidade, considerada menos adequada para a construção de sociedades democráticas e inclusivas que articulem políticas de igualdade com políticas de identidade.
  • c) Cabe à escola enfatizar as diferenças e garantir a lógica homogeneizadora, que, por sua vez, é identificada como predominante na cultura escolar.
  • d) A escola precisa reconhecer os sujeitos socioculturais subalternizados e negados, mas não cabe a ela valorizá-los e empoderá-los.
  • e) A dimensão cultural potencializa os processos de aprendizagem, na medida em que reconhece e valoriza os sujeitos neles implicados, combate formas de silenciamento, invisibilização e(ou) inferiorização e favorece a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito, assim como o diálogo intercultural.
#185854
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

  • a) A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.
  • b) Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.
  • c) Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.
  • d) Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.
  • e) A cultura escolar já superou a representação padronizadora da igualdade.
#185855
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

Estão certos apenas os itens

  • a) I e IV.
  • b) II e III.
  • c) II e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#185856
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Define-se aula como

  • a) momento de empenho permanente na formação de métodos e hábitos de estudo.
  • b) ação conjunta do professor e dos alunos na qual o docente estipula atividades.
  • c) valorização da sala de aula como meio educativo.
  • d) situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos, incitando o aprendizado.
  • e) condução do trabalho docente na classe visando-se a formação do espírito de coletividade.
#185857
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.

José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197

Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.

  • a) transmissão da matéria, assimilação ativa, percepção e formação de conceitos
  • b) preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação, controle e avaliação
  • c) introdução, desenvolvimento, execução de tarefas e avaliação final
  • d) preparação e introdução da matéria, recordação de conceitos, sistematização, fixação e aplicação
  • e) exposição, memorização e exercícios avaliativos