Processando...

Simulado IF-TO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-TO de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF-TO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no IF-TO.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-TO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores IF-TO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-TO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no IF-TO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no IF-TO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-TO
Para realizar o simulado IF-TO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-TO você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-TO é aqui!


#156687
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Segundo Luckesi (2011), “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, a avaliação do estudante não deve ser desvinculada do processo de ensino do docente. O processo de ensino-aprendizagem é muito mais complexo que isso. Neste contexto, o processo de avaliação tem por objetivo:

  • a) Gerar um quadro de resultados que será utilizado para selecionar os estudantes para o ingresso nas instituições de ensino superior.
  • b) Gerar uma planilha de notas que será utilizada como base para levantamento de verbas junto ao governo federal, para melhorias físicas nas instituições de ensino.
  • c) Gerar índices satisfatórios para reduzir as taxas de evasão.
  • d) Julgar se os objetivos iniciais definidos no plano de trabalho do docente foram cumpridos, devendo contribuir para a análise e para a decisão de quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino.
#156688
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa uma ação docente menos conservadora:

  • a) A avaliação deve servir como instrumento de classificação e comparação entre os estudantes, pois desta forma o docente poderá decidir quais estudantes estarão aptos para as próximas fases.
  • b) A ação docente deve ser baseada na transmissão dos conteúdos, pois é assim que se efetiva o processo ensino-aprendizagem.
  • c) A vivência e a realidade dos estudantes devem servir como ponto de partida para o planejamento da ação educativa.
  • d) A hierarquia entre docente e estudantes deve ser vivenciada como forma de manutenção da disciplina em sala de aula.
#156689
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Marque a alternativa que melhor define o que é considerado recurso didático para o ensino de Ciências e Biologia.

  • a) Qualquer material utilizado para o bom funcionamento da escola, como a estrutura física.
  • b) Todo material utilizado para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo proposto pelo docente a seus estudantes.
  • c) Toda verba destinada ao ensino pelos poderes públicos de forma a viabilizar o ano letivo.
  • d) A capacidade que os estudantes possuem para a resolução de problemas de forma inovadora e criativa em sala de aula.
#156690
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Entre as células que atuam na resposta imune adquirida existem as células efetoras, que possuem a função principal de eliminar os antígenos. Os macrófagos e os monócitos são subtipos destas células e que apresentam a capacidade de englobar e digerir organismos invasores, por um processo chamado de:

  • a) Endocitose.
  • b) Apoptose.
  • c) Pinocitose.
  • d) Fagocitose.
#156691
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em relação às características das imunoglobulinas humanas, analise as afirmativas a seguir:

I. As imunoglobulinas são glicoproteínas formadas por uma cadeia polipeptídica leve e outra variável.

II. As classes de imunoglobulinas são: IgG, IgM, IgA, IgD e IgY.

III. As cadeias polipeptídicas das moléculas de IgG são ligadas por pontes de sulfeto.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).

  • a) Apenas a afirmativa III.
  • b) Apenas a afirmativa II.
  • c) As afirmativas I e II.
  • d) As afirmativas II e III.
#156692
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

O primeiro problema enfrentado por pessoas que precisam de um transplante de órgãos ou tecidos é a dificuldade para encontrar um doador compatível. Após conseguir encontrar este doador, outro problema surge: a possibilidade de rejeição, quando o sistema imunológico do receptor não reconhece o novo órgão ou tecido. Esta rejeição aguda mediada por anticorpos pode ser tratada com medicamentos imunossupressores que:

  • a) inibem a produção de anticorpos.
  • b) estimulam a produção de anticorpos.
  • c) inibem a produção de antígenos.
  • d) inibem a produção de células T.
#156693
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

As vacinas estão entre as principais conquistas da humanidade. Elas são capazes de estimular a produção de anticorpos no organismo dos indivíduos, imunizando-os. Portanto, as vacinas garantem uma imunização:

  • a) imediata.
  • b) ativa.
  • c) passiva.
  • d) prolongada.
#156694
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

A área específica da molécula antigênica responsável pela interação com anticorpo ou linfócito T denomina-se:

  • a) Hapteno.
  • b) Antigenicidade.
  • c) Epítopo.
  • d) Imunógeno.
#156695
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Sobre o complexo principal de histocompatibilidade (MHC), analise as quatro afirmativas abaixo.

I. A função fisiológica das moléculas do MHC é a apresentação de peptídeos às células T.

II. Esses antígenos de transplante são responsáveis pelo reconhecimento antigênico do receptor de células T.

III. As moléculas de anticorpo interagem diretamente com o anticorpo.

IV. O receptor de células T é antígeno – específico.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.

  • a) I, II, III e IV.
  • b) Somente II, III e IV.
  • c) Somente I, II e III.
  • d) Somente I, II e IV.
#156696
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A artrite reumatoide é uma doença caracterizada pelo ataque do próprio corpo às articulações, o que provoca inchaço, rigidez e dores nas juntas, capazes inclusive de limitar a movimentação no dia a dia. O distúrbio costuma atacar especialmente dedos, joelhos e tornozelos. Em razão desta característica, a artrite reumatoide é classificada como:

  • a) Doença Parasitária.
  • b) Doença Cerebrovascular.
  • c) Doença Carcinogênica.
  • d) Doença Autoimune.
#156697
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

O sistema imune é formado por células e moléculas responsáveis pela resposta imunológica à introdução de substâncias estranhas. Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os monócitos participam da resposta imunológica inata, com atuação especial nos processos alérgicos e nas infecções parasitárias.

( ) A imunidade adquirida é mediada por linfócitos que se distinguem pela expressão de diferentes moléculas de membrana bem como pelos seus produtos.

( ) As respostas imunes fagocítica, de anticorpos e celular são meios de o organismo se defender quando invadido ou atacado por bactérias, vírus ou outros patógenos.

( ) As respostas imunológicas adquiridas possuem diversas características, sendo duas delas a especificidade e a diversidade, segundo as quais há uma resposta específica para cada antígeno, inclusive para diferentes porções de uma proteína complexa, um polissacarídeo ou outra macromolécula.

( ) A vacina causa ao organismo exposição a infecções, gerando especificidade e memória, sendo considerada um tipo de imunidade passiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  • a) F, V, V, V, F.
  • b) F, V, F, V, V.
  • c) V, F, V, V, F.
  • d) V, V, V, F, F.
#156698
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

As doenças que apresentam as fases larvárias de oncosfera e miracídio são, respectivamente:

  • a) Zika e Doença de Chagas.
  • b) Tricomoníase e Miíase.
  • c) Ascaridíase e Teníase.
  • d) Teníase e Esquistossomose.
#156699
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Com relação ao sistema sanguíneo ABO, existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. A tipagem sanguínea será determinada por antígenos na membrana das hemácias (aglutinogênios) e por anticorpos (aglutininas). Um teste sanguíneo apresentou como resultado: nenhuma presença de aglutinogênio nas hemácias e presença de aglutininas Anti-A e Anti-B. O(s) tipo(s) sanguíneo(s) pode(m) ser:

  • a) Tipos O e AB
  • b) Tipo A
  • c) Tipo B
  • d) Tipo O
#156700
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

A febre maculosa brasileira é uma doença transmitida por um ectoparasita hematófago encontrado em animais de grande porte (bois e cavalos), cães, aves domésticas, roedores e, em especial, na capivara, o maior dos reservatórios naturais. É um problema de saúde pública, por acometer seres humanos e, em diversos casos, levar ao óbito. Seu vetor e o agente causador da doença são, respectivamente:

  • a) Carrapato-estrela Amblyomma cajennense e bactéria Rickettsia rickettsii.
  • b) Carrapato Boophilus microplus e protozoário Plasmodium vivax.
  • c) Carrapato marrom Rhipicephalus sanguineus e bactéria Rickettsia rickettsii.
  • d) Carrapato-estrela Amblyomma cajennense e protozoário Plasmodium vivax.
#156701
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFTO
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

A esquistossomose é uma doença causada pelo parasita Schistosoma mansoni, popularmente conhecida como barriga d’água. Existem diversos fatores de risco para contágio da doença. Marque a única opção que não impede o contato com o parasita:

  • a) Evitar o contato ou a execução de tarefas domésticas em águas contaminadas.
  • b) Habitar uma região com saneamento básico.
  • c) Ingestão de carne bem cozida.
  • d) Não nadar em córregos ou lagoas que apresentam caramujos contaminados.