Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado IFRS gratuito | cód.9526
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado IFRS hoje! ✅
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado IFRS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFRS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado IFRS e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões IFRS
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFRS. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre IFRS
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFRS.
📢 Concursos Abertos para IFRS
Veja os concursos abertos da instituição IFRS. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #138434
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
As plantas apresentam substâncias que desempenham importantes funções na regulação de suas atividades, chamadas de fitohormônios. As funções dos fitohormônios auxinas, citocininas, etileno, ácido abscísico e giberelinas são, respectivamente:
- a) inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas.
- b) atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas, inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos.
- c) inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas.
- d) atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; inibir frequentemente o crescimento das gemas laterais, mantendo a dominância apical.
- #138435
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O tronco encefálico funciona na manutenção da homeostase, na coordenação de movimentos, na regulação do sono, além de conduzir a informação que viaja entre o sistema nervoso periférico e as regiões superiores do cérebro.
NÃO faz parte dessa região do encéfalo
- a) a ponte.
- b) o cerebelo.
- c) o mesencéfalo.
- d) o bulbo raquidiano.
- #138436
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Numa avaliação, um estudante deveria responder características das espécies da coluna 1.
Coluna 1 - Espécies -
I. Taenia solium
II. Dipylidium caninum
III. Taenia saginata
IV. Ascaris lumbricoides
V. Schistosoma mansoni
Coluna 2 – características respondidas pelo estudante
Pode causar a cisticercose, que é causada pelas formas larvárias, cisticercos, que podem parasitar tecidos do homem.
Sua infecção se dá pelos hábitos pouco higiênicos das crianças, principalmente pelo contato com cães e gatos, causando a larva migrans visceral.
É contraída pelos humanos através da ingestão de bife bovino mal passado. Quando uma pessoa é infectada, numerosas proglódites gravídicas são expelidas diariamente, algumas vezes rastejando para fora do ânus por si mesmas.
Sua infecção se dá pela ingestão dos ovos embrionados desse cestódeo em alimentos contaminados.
O meio de infecção no hospedeiro invertebrado ocorre através dos esporocistos que nadam durante algum tempo até encontrarem os moluscos.
São encontradas características corretas respondidas pelo estudante, com relação aos organismos, apenas nas afirmativas
- a) I e III.
- b) II e IV.
- c) I, II e V.
- d) III, IV e V.
- #138437
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Um estudante, ao fazer uma pesquisa na internet sobre a paternidade de seu irmão, que nasceu com incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh, encontrou uma “calculadora de paternidade sem uso de DNA”. Visando testá-la, inseriu os seguintes dados:Parte superior do formulário

O resultado da análise foi o seguinte:
I. Análise geral: O alegado pai está possivelmente excluído de ser o pai biológico. O alegado pai está possivelmente excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois a análise combinatória do alegado pai é inconsistente com a criança e a mãe.
II. Análise do Tipo Sanguíneo: ABO,Rh e MN: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o tipo sanguíneo, fator MN e o fator Rh do alegado pai é consistente com a criança e a mãe. É importante deixar claro que, apesar das comparações ABO e de Rh serem compatíveis, isso não significa uma prova conclusiva da paternidade.
III. Análise do Lóbulos das Orelhas: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o lóbulo da orelha é consistente com a criança e a mãe.
IV. Análise da incompatibilidade materno-fetal: excluído. O suposto pai provavelmente não é o pai biológico do filho em questão, pois as relações apresentadas entre o suposto pai e o filho não acarretaria em incompatibilidade materno-fetal.
V. Análise do número de gametas dos genitores: o indivíduo paterno gerou 4 possíveis tipos de gametas que foram combinados aos 8 possíveis tipos de gametas maternos gerados.
VI. Conclusões: esses resultados não são e nem pretendem ser tão precisos quanto um exame de DNA. É recomendável o uso de testes de paternidade por análise do DNA para prover uma resposta 100% confiável, pois este consiste em picotar as moléculas do ácido nucléico com sondas moleculares e depois identificar o padrão de fragmentos originados por meio de eletroforese em gel, resultando num padrão comparável a um “código de barras” ou uma “impressão digital”.
Com base no exposto, é correto afirmar que o resultado
- a) não foi correto, pois o estudante entrou com dados incompatíveis para essas análises.
- b) foi correto para a análise III, mas apresenta erro na análise I devido a um problema gerado pela análise V.
- c) não foi correto, pois apresenta um erro de programação para a análise III e um erro conceitual em VI.
- d) foi correto apenas nas análises II e III, mas apresenta erro na análise geral, já que o pai não pode ser excluído da paternidade.
- #138438
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Analise as afirmativas a seguir:
I. Radiações adaptativas são grandes aumentos na diversidade da vida que resultam, principalmente, depois de eventos como o das extinções em massa. Na história da vida terrestre, cinco extinções em massa encontram-se documentadas no registro fóssil. Duas extinções em massa – a do Permiano e do Jurássico – têm recebido maior atenção. A extinção em massa do Permiano exterminou aproximadamente 96% das espécies de animais marinhos e alterou significamente a vida no oceano. A extinção do Permiano define as fronteiras entre as eras Paleozoica e Mesozoica.
II. A evidência fóssil indica que os mamíferos sofreram abrupta radiação adaptativa depois da extinção dos dinossauros terrestres, há 65,5 milhões de anos. Embora os mamíferos tenham se originado há mais ou menos 180 milhões de anos, os fósseis de mamíferos mais velhos que 65,5 milhões de anos são predominantemente pequenos e com pouca diversidade morfológica. Os grandes globos oculares encontrados no registro fóssil desses animais indicam que tinham hábito noturno. Os mamíferos descendem de alguma forma de cinodonte, pertencente ao grupo dos sinapsídeos, que serviu de transição entre os répteis e os mamíferos.
III. As características ósseas que definem um mamífero são: ouvido médio com três ossículos condutores de som, crânio avantajado e quatro tipos de dentes diferenciados funcional e anatomicamente. Os mamíferos estão divididos em três grandes radiações adaptativas a dos monotremos, a dos marsupiais e a dos mamíferos placentários. Os mamíferos marsupiais australianos são um exemplo de interação entre a evolução biológica e geológica, pois a evolução convergente resultou numa diversidade de marsupiais que se assemelham aos eutérios com papéis ecológicos semelhantes em outras partes do mundo.
IV. A extinção é um exemplo drástico de gargalo populacional. Eventos de gargalos populacionais ocorrem quando apenas uns poucos indivíduos sobrevivem a um evento aleatório, resultando em uma mudança drástica nas frequências alélicas dentro da população com perda de variação. De maneira similar, uma população fundada por um pequeno número de indivíduos que colonizam uma região pode perder variação por meio de um efeito fundador.
Estão corretas apenas as afirmativas
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) I, II e III.
- d) II, III e IV.