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Simulado IF-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos

📚 Simulado IFRJ gratuito | cód.10055

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Concursos abertos para IFRJ


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#146982
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

Os moradores da Baixada Fluminense sofrem diariamente com o abastecimento irregular de água. Ana, tentando contornar o problema, deseja instalar uma bomba d'água para encher seu reservatório nos dias em que o fornecimento estiver normal. A bomba será instalada ao lado do reservatório que se encontra a 5 metros de distância de um poste de 12 metros de altura. Portanto, a quantidade de metros de fio que serão necessários para fazer a ligação entre o poste e a bomba é de:

  • a) 9 m
  • b) 10 m
  • c) 12 m
  • d) 13 m
#146983
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFRJ
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(1,0) 2 - 

O Museu da Maré funciona na Zona Norte do Rio de Janeiro com objetivo de preservar a memória dos moradores do bairro. O espaço foi criado em 2006, por um grupo de jovens moradores e integrantes do Centro de Ações Solidárias da Maré (CEASM) para apresentar uma nova experiência de museu voltada para inclusão cultural e social. Esse museu receberá uma tela de um dos artistas da região. Sabendo-se que a área da tela é de 9600 cm² e a sua altura corresponde a uma vez e meia o seu comprimento, a altura desta tela é:

  • a) 150 cm
  • b) 120 cm
  • c) 100 cm
  • d) 80 cm
#146984
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
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IFRJ
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(1,0) 3 - 

Segundo dados divulgados no mês de setembro de 2018 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a menor renda familiar nacional foi registrada no estado do Maranhão. Maria, sua irmã e seu pai, residentes no Maranhão, trabalham na pesca para aumentar o rendimento familiar. Maria sai de casa às 7h da manhã e trabalha 8 horas por dia, sua irmã sai de casa às 8h da manhã e trabalha 4 horas por dia e seu pai, sai de casa às 6h da manhã e trabalha 10 horas por dia. Se a hora trabalhada paga pelo empregador de Maria, sua irmã e seu pai tem o mesmo valor, o número mínimo de horas inteiras que eles devem trabalhar para que recebam o mesmo salário é igual a:

  • a) 32
  • b) 38
  • c) 40
  • d) 42
#146985
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. Bancas Diversas
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Matérias Diversas
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IFRJ
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(1,0) 4 - 

Amobilidade nos grandes centros urbanos revela uma das faces mais cruéis da desigualdade. Maria gasta um tempo elevado em seu percurso para o trabalho. Na figura, suponha que Maria resida na cidade A distante 20 km de seu trabalho, na cidade C. O ônibus que a conduz de sua casa ao trabalho sai do ponto A, dirige-se ao ponto B para, finalmente, por uma rodovia principal, deslocar-se ao ponto C. O trajeto AB é de 13 Km e a cidade A encontra-se a 12 km da rodovia principal.


O número de quilômetros a mais que Maria percorre neste trajeto, em comparação ao trajeto AC é igual a:

    • a) 14
    • b) 15
    • c) 16
    • d) 17
    #146986
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    (1,0) 5 - 

    No Brasil, a taxa de desemprego vêm caindo, porém a apreensão quanto aos rumos da economia está afetando os trabalhadores. Um professor, tentando aumentar sua renda mensal, oferece aulas particulares cobrando um valor fixo de R$ 20,00 acrescido de R$ 13,00 a hora/aula. Um curso oferece o mesmo serviço cobrando R$ 25,00 a hora/aula. O número mínimo de horas/aula para que o valor cobrado pelo professor seja menor que o cobrado pelo curso deve ser igual a:

    • a) 1
    • b) 2
    • c) 3
    • d) 5
    #146987
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    (1,0) 6 - 

    Em um setor de uma certa empresa, os salários pagos a funcionários dos sexos masculino e feminino são diferentes, ainda que exerçam funções idênticas. O salário pago a uma funcionária do sexo feminino é de R$ 1350,00, enquanto funcionários do sexo masculino recebem R$ 1800,00. Se a quantidade de mulheres supera em uma unidade a quantidade de homens, e sendo a média salarial de todos os membros desse setor igual a R$ 1550,00, pode-se afirmar que o total de funcionários homens é:

    • a) 4
    • b) 5
    • c) 6
    • d) 7
    #146988
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    (1,0) 7 - 

    Pensando em aumentar a área construída de sua residência, João desejava construir um quarto de 5 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Porém, devido ao elevado custo da obra, onde o grande vilão é o tijolo, cujo preço do milheiro é R$ 590,00 e não ter tido aumento de salário, João decidiu alterar a planta do quarto que irá construir para 3,5m de comprimento e 4,5 m de largura. Logo, a diferença entre a área do quarto originalmente planejado e o que será construído é de:

    • a) 6,75m²
    • b) 6,5m²
    • c) 6,25m²
    • d) 5,75m²
    #146989
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    (1,0) 8 - 

    As moradias precárias são acompanhadas pela ausência de infraestrutura. Para sanar as deficiências de uma região de 2400 Km² , se faz necessária a expansão de alguns serviços públicos como distribuição de água para 3/16 da região, rede de esgoto para 2/8 da região, energia elétrica para 1/6 da região, além da pavimentação de ruas do restante da região. A área da região correspondente à necessidade de pavimentação das ruas é de:

    • a) 450 Km²
    • b) 600 Km²
    • c) 850 Km²
    • d) 950 Km²
    #146990
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    (1,0) 9 - 

    A Escola Professor Pardal se encontra na região Nordeste do Brasil, uma das regiões que apresenta os piores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano), de acordo com o PNAD – 2011. Buscando a inclusão de seus alunos na Era da Informação, a Escola Professor Pardal desenvolveu três projetos voltados para a boa aplicação do conhecimento: Projeto K, Projeto Ye Projeto Z. Entre os 120 alunos matriculados na escola , 24 se inscreveram no Projeto K, 53 no Projeto Ye 37 no Projeto Z. 13 alunos se inscreveram nos Projetos K e Y, 12 nos Projetos K e Z, 9 nos Projetos Ye Z e 1 aluno se inscreveu nos três Projetos. O número de alunos da escola que não se inscreveu em nenhum dos três Projetos é igual a:

    • a) 31
    • b) 37
    • c) 39
    • d) 41
    #146991
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    (1,0) 10 - 

    O índice de Gini vai de 0 a 1 e é uma medida utilizada para mensurar o nível de desigualdade dos países segundo renda, pobreza e educação. Quanto mais próximo de zero, mais igualitária a distribuição de renda. Em 2016, no Brasil, o índice variou de acordo com o gráfico a seguir.

    Fonte: Pnad Contínua 2016 | IBGE

    Pode-se perceber que a região com a melhor distribuição de renda foi:

    • a) Sudeste
    • b) Nordeste
    • c) Centro-Oeste
    • d) Sul
    #146992
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    (1,0) 11 - 

    Um em cada cinco consumidores usam o cartão de crédito como complemento do salário. Suponha que uma pessoa tenha um limite de crédito de R$ 900,00 e que tenha utilizado todo seu limite em um mês. Contudo, consegue pagar apenas um terço desse valor. Somando todos os juros na próxima fatura, certamente ela não pagará apenas a fatura remanescente como, também, 12% de juros do crédito rotativo, 2% de juros por atraso e 1% de juros de mora. Dessa forma, o valor total da fatura no próximo mês será de:

    • a) R$ 735,00
    • b) R$ 755,00
    • c) R$ 765,00
    • d) R$ 835,00
    #146993
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    (1,0) 12 - 

    Com o objetivo de sinalizar as desigualdades sociais existentes em relação à raça/cor, brancos, negros e pardos reuniram-se em confraternização numa praça em um evento ecumênico. A representação da praça foi expressa no esboço abaixo.


    A expressão algébrica que representa a área da figura é:

    • a) r² (π+2)
    • b) 2 r² (π+2)
    • c) 2 r² (π+√2)
    • d) π-√2
    #146994
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    (1,0) 13 - 

    Observe o gráfico abaixo que apresenta dados que demonstram a diminuição da pobreza no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea):

    Fonte: Datafolha/nov.2013. Obs.: A soma não chega a 100% pois parte dos entrevistados se nega a declarar a renda

    A desigualdade social no Brasil afeta grande parte da população, embora nos últimos anos as estatísticas mostrem que esse número vêm diminuindo. De acordo com o gráfico, tomando a renda familiar mensal máxima de 46% das famílias, pode-se escrever esse número na base 2 como

    • a) 10101001100
    • b) 10100001100
    • c) 10110101100
    • d) 10101101100
    #146995
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    (1,0) 14 - 

    A Matemática aparece na música, especificamente na produção e estudo do som. Os projetos sociais, por exemplo, o Grupo Cultural Afro Reggae, utilizam a música com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, combater o preconceito, promover a inclusão e o desenvolvimento intelectual de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao escolher os sons que se harmonizam com a divisão das notas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, as seguintes intensidades na escala são observadas, conforme ilustração abaixo:
    Notas DÓ RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DÓ Escala diatônica 1 1,125 1,265625 1,3 1,5 1,6875 1,8984375 2

    Cada nota é representada por um número real, e a fração geratriz correspondente à nota é:

    • a) 9/8
    • b) 81/64
    • c) 4/3
    • d) 27/16
    #146996
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    (1,0) 15 - 

    O gráfico a seguir mostra os avanços na educação no Brasil entre os anos 2002 e 2015.

    (Fonte: Revista Carta Capital/nov.2017)

    Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, a porcentagem de jovens entre 15 e 17 anos que estavam matriculados na escola, em 2015, era de 84,3%, aproximadamente 8,3 milhões de jovens. Desta forma, a porcentagem de jovens negros matriculados nesse ano corresponde aproximadamente, a:

    • a) 23%
    • b) 33%
    • c) 43%
    • d) 53%