Simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental | CONCURSO
📚 Simulado IFPA | Professor de Engenharia Ambiental | cód.4576
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🧪 Este Simulado IFPA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFPA
- 👔 Cargo: Professor de Engenharia Ambiental
- 📚 Matéria: Meio Ambiente
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FADESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #51583
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, denomina-se
- a) avaliação de risco.
- b) avaliação preliminar.
- c) cenário de exposição padronizado.
- d) valor de referência de qualidade.
- e) avaliação inicial.
- #51584
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Será declarada Área Contaminada sob Investigação (AI), pelo órgão ambiental competente, aquela em que
- a) o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.
- b) for confirmada a eliminação do perigo ou a redução dos riscos a níveis toleráveis.
- c) forem observados indícios da presença de contaminação ou identificadas condições que possam representar perigo, após a realização de uma avaliação preliminar.
- d) for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.
- e) for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.
- #51585
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino formal.
III. Nos cursos de pós-graduação, é obrigatória a criação de disciplina específica relativa à educação ambiental.
IV. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.
São verdadeiras as afirmativas
- a) II e III.
- b) I e IV.
- c) I, II e III.
- d) II, III e IV.
- e) I, II, III e IV.
- #51586
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 19 -
NÃO é um princípio da educação ambiental o(a)
- a) enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
- b) concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando-se a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
- c) desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
- d) pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
- e) garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
- #51587
- Banca
- FADESP
- Matéria
- Meio Ambiente
- Concurso
- IFPA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 20 -
Analise os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:
I. abordagem curricular que enfatize a natureza como fonte de vida e relacione a dimensão ambiental à justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica, racial, de gênero, de diversidade sexual, e à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social.
II. aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional em contraposição às relações de dominação e exploração presentes na realidade atual.
III. incentivo à pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e docente e a cidadania ambiental.
IV. estímulo à constituição de instituições de ensino como espaços educadores sustentáveis, integrando proposta curricular, gestão democrática, edificações, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental.
A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar o que expressa os itens
- a) I e II.
- b) III e IV.
- c) I, II e III.
- d) II, III e IV.
- e) I, II, III e IV.