Processando...

Simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental | CONCURSO

Simulado IF-PA | Professor Engenharia Ambiental

📚 Simulado IFPA | Professor de Engenharia Ambiental | cód.4576

Cada questão respondida é um passo rumo à aprovação. Bora pro simulado IFPA? 🏆

 

🔗 Vejam mais simulados IFPA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado IFPA foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado IFPA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões IFPA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso IFPA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFPA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre IFPA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFPA.

Ver apostilas para IFPA


📢 Concursos Abertos para IFPA

Veja os concursos abertos da instituição IFPA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para IFPA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#51583
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

A avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área, denomina-se

  • a) avaliação de risco.
  • b) avaliação preliminar.
  • c) cenário de exposição padronizado.
  • d) valor de referência de qualidade.
  • e) avaliação inicial.
#51584
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

Será declarada Área Contaminada sob Investigação (AI), pelo órgão ambiental competente, aquela em que

  • a) o risco for considerado tolerável, após a execução de avaliação de risco.
  • b) for confirmada a eliminação do perigo ou a redução dos riscos a níveis toleráveis.
  • c) forem observados indícios da presença de contaminação ou identificadas condições que possam representar perigo, após a realização de uma avaliação preliminar.
  • d) for constatada a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana.
  • e) for constatada, mediante investigação confirmatória, a contaminação com concentrações de substâncias no solo ou nas águas subterrâneas acima dos valores de investigação.
#51585
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Com base na Política Nacional de Educação Ambiental, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação ambiental deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

II. A educação ambiental deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino formal.

III. Nos cursos de pós-graduação, é obrigatória a criação de disciplina específica relativa à educação ambiental.

IV. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

 

São verdadeiras as afirmativas

 

  • a) II e III.
  • b) I e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#51586
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

NÃO é um princípio da educação ambiental o(a)

  • a) enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
  • b) concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando-se a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
  • c) desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos.
  • d) pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
  • e) garantia de continuidade e permanência do processo educativo.
#51587
Banca
FADESP
Matéria
Meio Ambiente
Concurso
IFPA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

Analise os itens a seguir com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:

I. abordagem curricular que enfatize a natureza como fonte de vida e relacione a dimensão ambiental à justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica, racial, de gênero, de diversidade sexual, e à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social.

II. aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo mediante estudos científicos, socioeconômicos, políticos e históricos a partir da dimensão socioambiental, valorizando a participação, a cooperação, o senso de justiça e a responsabilidade da comunidade educacional em contraposição às relações de dominação e exploração presentes na realidade atual.

III. incentivo à pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática discente e docente e a cidadania ambiental.

IV. estímulo à constituição de instituições de ensino como espaços educadores sustentáveis, integrando proposta curricular, gestão democrática, edificações, tornando-as referências de sustentabilidade socioambiental.

A Educação Ambiental nas instituições de ensino deve contemplar o que expressa os itens

 

 

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) II, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.