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Simulado IF-PA | Pedagogo | CONCURSO

Simulado IF-PA | Pedagogo

SIMULADO IF-PA | PEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PA para o cargo de Pedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso IF-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PA | Pedagogo contém um total de 18 questões de concursos com um tempo estimado de 54 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#51503
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPA
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difícil

(1,0) 1 - 

Marco Silva, em seu texto "Internet na escola e inclusão" (disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum, que é

  • a) um espaço on-line de bate-papo síncrono, com envio e recepção simultâneos de mensagens textuais e imagéticas.
  • b) um espaço on-line, assíncrono, de discussão em grupo, por meio do qual os internautas conversam entre si, trocando opiniões e debatendo temas propostos como provocações à participação.
  • c) um espaço on-line que reúne uma comunidade virtual por e-mail. Cada integrante da comunidade envia e-mail para todos de modo que todos podem interagir com todos.
  • d) um espaço, ambiente ou lugar na WWW (World Wide Web) que oferece informações sobre determinada pessoa, empresa, instituição ou evento.
  • e) um espaço on-line de bate-papo síncrono, em que cada integrante envia e-mail para participantes previamente selecionados.
#51504
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
IFPA
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(1,0) 2 - 

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/1996), o conceito de Educação é

  • a) formação necessária para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, para o mercado de trabalho e para uma cidadania ativa.
  • b) preparação do indivíduo no domínio dos recursos científicos e tecnológicos que permitam a ocupação de um lugar no mercado de trabalho.
  • c) formação que se desenvolve na vida em família, na convivência humana, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, na participação na sociedade civil e nas manifestações culturais.
  • d) formação que permite ao indivíduo a compreensão de seus direitos e deveres, seu lugar na sociedade, sua vocação e habilitação profissional para o exercício da cidadania.
  • e) preparação para o exercício da cidadania, dos valores da moral e ética que devem ser levados para a vida e para o mercado de trabalho.
#51505
Banca
FADESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
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(1,0) 3 - 

A partir da Lei n. 9.394/1996 (LDB), a educação escolar brasileira é composta pelos níveis

  • a) Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
  • b) Educação Básica, Educação Especial e Educação Superior.
  • c) Educação Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.
  • d) Educação Básica e Educação Superior.
  • e) Educação Básica e Educação Profissional.
#51506
Banca
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(1,0) 4 - 

Com o advento da Lei 9.394/1996, a formação mínima exigida aos docentes para atuação na Educação Básica passou a ser

  • a) nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena.
  • b) nível superior, em curso de Pedagogia.
  • c) conclusão de programa de formação continuada de diversos níveis.
  • d) conclusão de curso de pós-graduação na área da educação básica.
  • e) nível superior, em qualquer curso de graduação.
#51507
Banca
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Pedagogia
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(1,0) 5 - 

A Lei 4.024/1961 estabeleceu o seguinte conceito de direito à educação:

  • a) educação é direito de todos os que possuírem capacidades mentais.
  • b) educação é direito da família e do indivíduo.
  • c) educação é direito de todos e será dada na escola e na comunidade.
  • d) educação é direito de todos e será dada no lar e na comunidade.
  • e) educação é direito de todos e será dada no lar e na escola.
#51508
Banca
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(1,0) 6 - 

A isenção da obrigatoriedade no Ensino Primário foi definida pela Lei 4.024/1961 para crianças que apresentassem

  • a) comprovado estado de pobreza do pai ou responsável.
  • b) pai ou responsável vinculado ao serviço público.
  • c) doença ou anomalia grave na família.
  • d) impossibilidade de convívio entre diferentes classes sociais.
  • e) comprovado quadro de necessidades especiais.
#51509
Banca
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(1,0) 7 - 

O art. 7º da Lei 5.692/1971 determinou como obrigatório no currículo escolar o ensino de

  • a) Ensino Religioso, Técnicas Industriais e Educação Artística.
  • b) Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística, Ensino Religioso e Programas de Saúde.
  • c) Técnicas Comerciais, Técnicas Industriais e Educação Física.
  • d) Educação Moral e Cívica, Ensino Religioso e Educação Física.
  • e) Educação Física, Ensino Religioso e Programas de Saúde.
#51510
Banca
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(1,0) 8 - 

A Lei 5.692/1971 fixou as diretrizes e bases para o ensino com a seguinte estrutura:

  • a) Ensino Primário e Ensino Secundário.
  • b) Ensino Primário e Ensino Médio.
  • c) Ensino de 1º grau e Ensino de 2º grau.
  • d) Ensino Primário e Ensino Supletivo.
  • e) Ensino Primário e Ensino Fundamental.
#51511
Banca
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IFPA
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(1,0) 9 - 

O número mínimo de 200 (duzentos) dias letivos para as instituições de ensino foi instituído pela seguinte Lei de Diretrizes e Bases:

  • a) Lei 4.024/1961.
  • b) Lei 5.692/1971.
  • c) Lei 9.394/1996.
  • d) Lei 13.005/2014.
  • e) Lei 10.639/2003.
#51512
Banca
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(1,0) 10 - 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/1996, constitui-se como um princípio da Educação Nacional

  • a) proselitismo educacional.
  • b) singularidade de ideias e de concepções pedagógicas.
  • c) valorização das experiências intra-escolares.
  • d) gestão democrática do ensino público.
  • e) existência de Instituições públicas de ensino.
#51513
Banca
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(1,0) 11 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996) define educação como um direito, entendido como

  • a) civil, quando garante a plena permanência dos sujeitos no processo escolar.
  • b) político, pois permite a ampla participação do sujeito nos processos sociais.
  • c) nato, pois ao nascer o sujeito já o tem garantido.
  • d) público subjetivo, pois afirma o sujeito como cidadão pleno de direitos individuais e coletivos.
  • e) político-pedagógico, pois garante o atendimento nas instituições de ensino.
#51514
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(1,0) 12 - 

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, ao regulamentar a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras -, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, ao tratar da formação do professor de Libras e do instrutor de libras, define que o seguinte:

  • a) para o exercício da docência na educação básica e no ensino superior, a formação deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
  • b) a formação de docentes para o ensino de Libras na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser realizada em curso de Pedagogia ou curso normal superior, em que Libras e Língua Portuguesa escrita tenham constituído línguas de instrução, viabilizando a formação bilíngue.
  • c) admite-se como formação mínima para o exercício da docência na educação básica a formação ofertada em nível médio na modalidade normal que viabilizar a formação bilíngue.
  • d) admite-se como formação mínima para o exercício da docência na educação básica a formação obtida em cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior ou em cursos de formação continuada promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação.
  • e) admite-se como formação mínima para o exercício da docência na educação básica a obtida em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras.
#51515
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(1,0) 13 - 

Dentre as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado, estabelecidas pela Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, podemos citar:

  • a) matricular, no AEE realizado em sala de recursos multifuncionais, os alunos público alvo da educação especial matriculados em classes comuns da própria escola e os alunos de outra(s) escola(s) de ensino regular, conforme demanda da rede de ensino.
  • b) promover a participação dos alunos nas ações intersetoriais articuladas junto aos demais serviços públicos de saúde, assistência social, trabalho, direitos humanos, entre outros.
  • c) produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo.
  • d) registrar, no Censo Escolar MEC/INEP, a matrícula de alunos público alvo da educação especial nas classes comuns e as matriculas no AEE realizado na sala de recursos multifuncionais da escola.
  • e) estabelecer redes de apoio e colaboração com as demais escolas da rede, as instituições de educação superior, os centros de AEE e outros, para promover a formação dos professores, o acesso a serviços e recursos de acessibilidade e a inclusão profissional dos alunos;
#51516
Banca
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Concurso
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(1,0) 14 - 

Reza a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, que, do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e aprendizagem em interface com os serviços de saúde e assistência social. A intervenção precoce pressupõe
I. a intervenção, no momento do nascimento, com intervenção cirúrgica e/ou fisioterapia, evitando que o desenvolvimento dessas crianças se encaminhe para transtornos ou deficiências graves. II. a implementação, o mais cedo possível, da estimulação, com base em técnicas neuroevolutivas planejadas, favorecendo a atuação sobre o sistema nervoso que ainda se encontra plástico e moldável; III. que a intervenção junto ao bebê em risco, já nos primeiros meses, estimule as vias sensoriais e motoras, assim como seja organizado o seu ambiente de maneira mais adequada e favorável.
É/São verdadeiro(s) o(s) item/itens

  • a) I.
  • b) II.
  • c) II e III.
  • d) I e II.
  • e) I e III.
#51517
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(1,0) 15 - 

Leia as duas afirmativas abaixo:
I. Na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde ou de assistência psicossocial, as pessoas necessitam de formas alternativas de organização e oferta de ensino de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde, tal como definidos na Lei e demandados pelo direito à vida em sociedade. II. São exemplos de formas alternativas de organização e oferta de ensino de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde tanto o atendimento pedagógico domiciliar ofertado em ambiente domiciliar, decorrente de problema de saúde que impossibilite o educando de frequentar a escola ou esteja ele em casas de passagem, casas de apoio, casas-lar e/ou outras estruturas de apoio da sociedade; quanto à educação doméstica, convencionalmente denominada como homeschooling, que consiste na prática de ensinar os filhos e as filhas no ambiente doméstico, ou seja, na casa dos aprendizes.
Sobre essas duas afirmativas é correto afirmar que

  • a) as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda exemplifica a primeira.
  • b) as duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não exemplifica a primeira.
  • c) as duas afirmativas são falsas.
  • d) a primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
  • e) a primeira é uma alternativa falsa e a segunda, verdadeira.