Simulado IF Farroupilha - RS | CONCURSO
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🧪 Este Simulado IF Farroupilha-RS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IF Farroupilha-RS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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📖 Questões IF Farroupilha-RS
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Questões do concurso IF Farroupilha-RS
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Concursos abertos para IF Farroupilha-RS
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- #185191
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(1,0) 1 -
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista, é vedado ao profissional nutricionista:
- a) Instrumentalizar e ensinar técnicas relativas a atividades privativas da profissão a pessoas não habilitadas, com exceção a estudantes de graduação em Nutrição.
- b) Realizar suas atribuições profissionais com equipes de pessoas habilitadas para tais práticas.
- c) Assistir indivíduos e coletividades sob sua responsabilidade profissional em instituição privada.
- d) Encaminhar a outros profissionais habilitados os indivíduos ou coletividades sob sua responsabilidade profissional quando identificar que as atividades demandadas desviam-se de suas competências.
- e) Solicitar exames laboratoriais pertinentes a sua atuação profissional.
- #185192
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(1,0) 2 -
De acordo com o Regulamento do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do IFFar, analise as assertivas abaixo:
I. Estudantes, servidores efetivos, temporários, terceirizados, estagiários e visitantes podem utilizar os refeitórios do IFFar. II. A alimentação será ofertada prioritariamente aos estudantes do campus, sendo gratuita e universal aos estudantes da Educação Básica e aos estudantes dos Cursos de Graduação que comprovarem possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. III. Caberá aos estudantes dos Cursos de Graduação a comprovação de renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, no período estabelecido pelo campus mediante edital. IV. Aos estudantes do ensino superior com renda per capita superior a um salário mínimo e meio, deverá ser cobrado até 40% do valor de referência.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas II e III.
- c) Apenas III e IV.
- d) Apenas I, II e III.
- e) I, II, III e IV.
- #185193
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(1,0) 3 -
Em relação ao Regulamento do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do IFFar, que define os recursos orçamentários e humanos, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) A execução das ações de Segurança Alimentar e Nutricional serão garantidas através dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e com recursos de funcionamento da Rede Federal.
- b) Deverão ser investidos 15% dos recursos destinados à aquisição de gêneros alimentícios e/ou produtos oriundos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural.
- c) É de responsabilidade do nutricionista do campus fiscalizar a prestação dos serviços terceirizados vinculados ao refeitório.
- d) É de responsabilidade do nutricionista do campus planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar, acompanhando a aquisição dos gêneros alimentícios, o preparo, a distribuição e o consumo das refeições pelos estudantes.
- e) O nutricionista encaminhará à Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) relatório mensal com dados sobre a oferta de alimentação no campus.
- #185194
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(1,0) 4 -
A utilização de ovos pasteurizados ou em pó em preparações culinárias se dá pela preocupação com as doenças transmitidas por esse alimento. Qual o principal microrganismo presente no ovo ou na casca que pode ser causador de enfermidades?
- a) Bacillus cereus.
- b) Staphylococcus aureus.
- c) Clostridium aureus.
- d) Salmonella.
- e) Escherichia coli.
- #185195
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(1,0) 5 -
As proteínas desempenham papel importante na construção de novos tecidos corporais na adolescência. Suas necessidades são determinadas principalmente para manter o crescimento de novos tecidos. Qual a recomendação de gramas de proteína (g/Kg/dia), segundo a DRI, para essa faixa etária?
- a) 0,7 a 0,8.
- b) 0,8 a 1,0.
- c) 1,0 a 1,2.
- d) 1,2 a 1,3.
- e) 1,3 a 1,5.
- #185196
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(1,0) 6 -
Sobre um determinado nutriente, analise as características abaixo:
• Diminui a secreção gástrica e retarda o tempo de esvaziamento gástrico. •Poupa proteínas para a síntese tecidual. •Transporta as vitaminas A, D, E e K. •Um de seus componentes, o ergosterol, é precursor da vitamina D.
As características acima definem qual nutriente?
- a) Vitamina C.
- b) Vitamina do Complexo B.
- c) Proteína.
- d) Carboidrato.
- e) Lipídeo.
- #185197
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(1,0) 7 -
Em relação à biodisponibilidade dos nutrientes, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A biodisponibilidade refere-se à fração de qualquer nutriente ingerido que tem o potencial para suprir demandas fisiológicas em tecidos alvos. ( ) Existem fatores relacionados tanto à dieta quanto ao indivíduo que podem interferir na biodisponibilidade de nutrientes. ( ) A presença de alguns inibidores de enzimas digestivas de proteínas podem aumentar a digestibilidade deste macronutriente. ( ) A fibra em excesso pode interferir na absorção de cálcio e zinco. ( ) A vitamina E aumenta a biodisponibilidade do ferro não-heme dos alimentos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- a) F – V – V – V – V.
- b) V – V – F – V – F.
- c) V – F – F – F – V.
- d) F – V – V – V – F.
- e) F – F – V – F – V.
- #185198
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(1,0) 8 -
A avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os distúrbios nutricionais, possibilitando uma intervenção adequada na recuperação e/ou manutenção do estado nutricional do indivíduo. Nesse sentido, a Avaliação Subjetiva Global (ASG) baseia-se no exame físico e na história clínica do indivíduo. Quais elementos são observados no exame físico?
- a) Perda de gordura subcutânea, perda muscular e presença de edema.
- b) Perda muscular, IMC e ingestão dietética.
- c) Presença de sintomas gastrointestinais e proeminência óssea.
- d) Perda de gordura na região do tríceps e bíceps e presença de diarreia.
- e) Perda da capacidade funcional e relato de náuseas.
- #185199
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(1,0) 9 -
Em relação à Técnica Dietética, analise as assertivas abaixo:
I. É um dos componentes pedagógicos fundamentais para a formação do nutricionista. II. É a área de estudo da Nutrição que reúne e produz conhecimentos referentes às etapas de seleção, pré-preparo e preparo dos alimentos. III. Através do estudo da técnica dietética, o estudante entra em contato com as transformações químicas, físicas, sanitárias e sensoriais decorrentes de todos os processos de elaboração dos alimentos. IV. O laboratório de dietética é o espaço pedagógico adequado para a formação do nutricionista em Técnica Dietética.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I e II.
- b) Apenas I e III.
- c) Apenas III e IV.
- d) Apenas I, II e III.
- e) I, II, III e IV.
- #185200
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(1,0) 10 -
Para a preparação de aves, é necessária uma boa seleção de qualidade da carne: cortes __________, odor característico, sem umidade, excesso de tecidos conectivos e gordura aderidos. O risco sanitário mais conhecido entre as aves é a transmissão de ____________ e, para evitar isso, é necessário bom fornecedor e laudo sanitário que avalie as condições de trabalho do produtor. No pré-preparo, devem ser removidos excessos de pele, gordura, tecido conectivo, que fazem com que o __________________ do frango varie de 1,7 a 2,3. A importância do preparo está na desnaturação das proteínas de forma a produzir uma melhor textura da carne e afastar o risco de eventual contaminação microbiana.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- a) iguais – Estreptococos – tempo de cozimento
- b) específicos – Clostridium – peso
- c) rosados – Salmonella – fator de correção
- d) opacos – Clostridium – percentual de gordura
- e) heterogêneos – Salmonella – fator de cocção