Simulado IF-AM de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO IF-AM DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-AM.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-AM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-AM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-AM de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-AM.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-AM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-AM
Para realizar o simulado IF-AM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-AM você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-AM é aqui!
- #150627
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Texto para responder às questões de 01 a 15.
São os meios de comunicação, em especial a televisão, que divulgam, em escala mundial, informações (fragmentadas) hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, de processo metonímico – a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se “o mundo todo” fosse constituído apenas por aqueles fatos/notícias que chegam até nós. Informação, porém, não é conhecimento, podendo até ser um passo importante. O conhecimento implica crítica. Ele se baseia na inter-relação e não na fragmentação. Todos temos observado que essa troca do conhecimento pela informação tem resultado na diminuição da criticidade. O conhecimento é um processo que prevê a condição de reelaborar o que vem como um “dado”, possibilitando que não sejamos meros reprodutores; inclui a capacidade de elaborações novas, permitindo reconhecer, trazer à superfície o que ainda é virtual, o que, na sociedade, está ainda mal desenhado, com contornos borrados. Para tanto, o conhecimento prevê a construção de uma visão que totalize os fatos, inter-relacionando todas as esferas da sociedade, percebendo que o que está acontecendo em cada uma delas é resultado da dinâmica que faz com que todas interajam, de acordo com as possibilidades daquela formação social, naquele momento histórico; permite perceber, enfim, que os diversos fenômenos da vida social estabelecem suas relações tendo como referência a sociedade como um todo. Para tanto, podemos perceber, as informações – fragmentadas – não são suficientes. Os meios de comunicação, sobretudo a televisão, ao produzirem essas informações, transformam em verdadeiros espetáculos os acontecimentos selecionados para se tornar notícias. Já na década de 1960, Guy Debord percebia “na vida contemporânea uma ‘sociedade de espetáculo’, em que a forma mais desenvolvida de mercadoria era antes a imagem que o produto material concreto”, e que “na segunda metade do século XX, a imagem substituiria a estrada de ferro e o automóvel como força motriz da economia”. Por sua condição de “espetáculo”, parece que o mais importante na informação passa a ser aquilo que ela tem de atração, de entretenimento. Não podemos nos esquecer, porém, de que as coisas se passam desse modo exatamente para que o conhecimento – e, portanto, a crítica – da realidade fique bastante embaçada ou simplesmente não se dê. O conhecimento continua a ser condição indispensável para a crítica. A informação, que parece ocupar o lugar desse conhecimento, tornou-se, ela própria, a base para a reprodução do sistema, uma mercadoria a mais em circulação nessa totalidade. A confusão entre conhecimento e informação, entre totalidade e fragmentação, leva à concepção de que a informação veiculada pelos meios é suficiente para a formação do cidadão, de que há um pressuposto de interação entre os meios e os cidadãos e de que todas as vozes circulam igualmente na sociedade. É a chamada posição liberal, a qual parece esquecer-se de que ideias, para circular, precisam de instrumentos, de suportes – rádio, televisão, jornal etc. – que custam caro e que, por isso, estão nas mãos daqueles que detêm o capital. [...] BACCEGA. Maria Aparecida. In:. São Paulo: PerseuAbramo, 2000, p. 106-7.
Preserva-se o sentido de: “... o que está acontecendo em cada uma delas é RESULTADO da dinâmica que faz com que todas interajam...” (§ 3) com a substituição do nome em destaque pela seguinte metáfora:
- a) matriz.
- b) fonte.
- c) eco.
- d) mola.
- #150628
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Código de Ética do Assistente Social estabelece ao profissional: “democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional , como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as”. Tal aspecto de relação do profissional com o usuário consiste, de acordo com esse Código,em um(a):
- a) competência.
- b) dever.
- c) faculdade.
- d) atribuição privada.
- #150629
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Com base na Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), analise as afirmativas a seguir:
I. Perceber vantagem econômica para intermediar a liberação de verba pública de qualquer natureza é considerado ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao Erário. II. No caso de enriquecimento ilícito, apenas o agente público perderá os bens ou valores acrescidos ao patrimônio. III. Ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar-se-á o integral ressarcimento do dano.
Assinale.
- a) se apenas a afirmativa I estiver correta.
- b) se apenas a afirmativa II estiver correta.
- c) se apenas a afirmativa III estiver correta.
- d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
- #150630
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um usuário do BrOffice Calc deseja que o cursor da planilha se posicione exatamente na célula A1. Nesse caso, ele deve digitar as teclas de atalho:
- a) Alt+PageDown
- b) Alt+PageUP
- c) Ctrl+Home
- d) Ctrl+PageUp
- #150631
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O Estatuto do Idoso, em consonância com a Política Nacional do Idoso, regulamenta que os Conselhos Nacional, Estaduais, do Distrito Federal e Municipais do Idoso, são órgãos responsáveis em:
- a) zelar pelo cumprimento dos direitos do idoso.
- b) criar legislação específica ao envelhecimento.
- c) gerir o Fundo Municipal.
- d) executar políticas públicas referentes ao idoso.
- #150632
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Os tesauros têm a função de auxiliar na __________ da linguagem natural, utilizada pelo autor do texto e pelo usuário final, convertendo-a em uma linguagem controlada, possibilitando a descrição padronizada de assuntos abordados em documentos nos sistemas de recuperação da informação (SRI).
Assinale a alternativa que apresente o termo que complete a lacuna do fragmento.
- a) explicação
- b) terminologia.
- c) inversão
- d) tradução
- #150633
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação às atividades de referência junto às bases de dados tornou-se mais fácil localizar e obter a informação necessária. Dessa forma, para que um pedido possa ser aceito, precisa passar por quatro fases: verificação e transmissão, entre outras. Assinale-as.
- a) localização e confirmação
- b) determinação e confirmação
- c) determinação e compilação
- d) seleção e aquisição
- #150634
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos que podem ser solicitados, estão inclusos
- a) vídeos, teses e dissertações.
- b) periódicos técnico-científicos, mapas e jornais.
- c) periódicos técnico-científicos, teses e dissertações.
- d) periódicos técnico-científicos, vídeos e mapas.
- #150635
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A avaliação de um serviço de informação pode ser
- a) subjetiva ou objetiva.
- b) parcial ou objetiva.
- c) geral ou eletiva.
- d) objetiva ou facultativa.
- #150636
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Além da divulgação do material publicado e disponibilizado nas várias partes do mundo, a DSI – Disseminação Seletiva da Informação – surge como uma maneira de empregar técnicas eficazes para
- a) registro e controle.
- b) controle e tradução.
- c) registro e arquivamento.
- d) controle e seleção.