Simulado IF-AM | CONCURSO
SIMULADO IF-AM
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IF-AM.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-AM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IF-AM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-AM contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IF-AM.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IF-AM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-AM
Para realizar o simulado IF-AM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-AM você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-AM é aqui!
- #185558
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Em certo local havia uma população de insetos predominantemente claros, que se confundiam com os liquens existentes nas cascas de árvores, sobre os quais esses insetos pousavam. Com a poluição, os liquens, bioindicadores da qualidade atmosférica que são, desapareceram, e os troncos de árvores escureceram. Levando em conta os aspectos evolutivos conhecidos, com o passar do tempo, é correto afirmar que a população de insetos claros dessa região
- a) foi totalmente exterminada, em virtude da poluição.
- b) diminuiu drasticamente, restando alguns poucos representantes com coloração somente clara.
- c) diminuiu drasticamente, havendo uma mudança gradativa até se tornar igualitária, entre a proporção de insetos claros e escuros.
- d) foi sendo substituída pela presença de insetos com coloração escura, tornando-se estes predominantes.
- e) diminuiu drasticamente, restando alguns poucos representantes com coloração somente escura.
- #185559
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Nenhum órgão essencial, nenhuma forma característica ou distintiva, nenhuma peculiaridade, nenhuma relação entre espécies – nada disso pode existir, a menos que seja, ou tenha sido alguma vez, útil aos indivíduos que os possuem. (Wallace, 1867, adaptado.)
A respeito da citação do britânico Alfred Wallace, é correto afirmar que está relacionada com uma das alternativas a seguir. Assinale-a.
- a) Para se alimentarem de ramos mais altos, as girafas sofreram alongamento do pescoço.
- b) O crescimento das populações humanas é muito maior que o crescimento dos recursos alimentares.
- c) A mutação é a principal causa da evolução, tendo origem única e exclusivamente na exposição a agentes mutagênicos.
- d) As espécies evoluem como consequência de alterações estruturais ocorridas em seus órgãos, devido ao uso excessivo ou ao desuso.
- e) Os ovos dos répteis, tendo a casca mais grossa, protegem melhor os seus embriões.
- #185560
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A penicilina, uma das mais poderosas armas da Medicina contra infecções, foi descoberta por acaso: no mofo de uma cultura de bactérias que estragou um estudo do pesquisador Alexander Fleming. (Super Interessante, 31 out 2016, adaptado.)
O fungo Penicillium notatum, ao inibir o desenvolvimento de determinadas bactérias, atua realizando a seguinte relação ecológica:
- a) amensalismo.
- b) predatismo.
- c) comensalismo.
- d) mutualismo.
- e) protocooperação.
- #185561
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A anafilaxia é uma reação alérgica grave, aguda e que pode levar à morte. Diante da gravidade, uma pessoa alérgica à ingestão de moluscos vai a um restaurante típico e bastante valorizado na elaboração de frutos do mar e, lá, poderá consumir, sem perigo
- a) camarão e lagosta.
- b) lula e camarão.
- c) polvo e caranguejo.
- d) mexilhão e lagosta.
- e) lula e polvo.
- #185562
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A classificação de Whittaker agrupa os diferentes seres vivos conhecidos em cinco Reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia. Nos liquens (associações de seres vivos simbiontes que ocorrem em diferentes tipos de substratos), é correto afirmar que estão presentes os Reinos
- a) Plantae, Animalia e Fungi.
- b) Plantae, Animalia e Protista.
- c) Plantae, Fungi e Monera.
- d) Plantae, Monera e Protista.
- e) Fungi, Monera e Protista.
- #185563
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Do México ao Paraguai, as florestas tropicais em diversos estágios de regeneração cobrem uma área superior à da Argentina. Caso fossem mantidas por 40 anos livres de tratores e motosserras, sequestrariam da atmosfera 31 bilhões de toneladas de gás carbônico. (Ecólogo Daniel Piotto, retirado de www.oeco.org.br em 10/3/19)
Esse trecho retrata a importância que os eventos de sucessão ecológica representam para o planeta. A respeito desse processo, considere os itens a seguir:
I. biomassa; II. biodiversidade; III. tipos de relações ecológicas.
Ao longo do acontecimento de um processo de sucessão ecológica, pode ser observado que ocorre
- a) aumento de I, II e III.
- b) aumento de I e II e diminuição de III.
- c) aumento de I e III e diminuição de II.
- d) aumento de I e diminuição de II e III.
- e) diminuição de I, II e III.
- #185564
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
O DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias, que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. (Trecho adaptado – retirado de Veja, 6 mai 2016)
A frase é de James Watson, biólogo que auxiliou a desvendar a estrutura do DNA, ganhador do prêmio Nobel de 1962. A respeito do DNA, assinale a afirmativa correta.
- a) Na molécula de DNA podem existir cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas.
- b) A molécula de DNA é formada por duas cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas.
- c) Na molécula de DNA, podem existir oito diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.
- d) Na molécula de DNA, a quantidade de guanina presente em uma das cadeias é levemente maior que a quantidade de citosina.
- e) A síntese do RNA a partir de duas trincas de uma molécula de DNA: AGG – CAA será TCC-GTT.
- #185565
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
As bactérias colonizam os mais variados tipos de ambientes terrestres e aquáticos, estando entre os seres vivos mais antigos. Quanto à sua forma de nutrição, é possível encontrar bactérias fotossintetizantes, bactérias quimiossintetizantes, bactérias saprofágicas e bactérias parasitas.
Estabelecendo-se as relações adequadas, assinale a alternativa que apresente correta e respectivamente a posição de cada um desses tipos de bactérias em uma determinada teia alimentar.
- a) Decompositor – Produtor – Consumidor – Decompositor
- b) Consumidor – Consumidor – Decompositor – Consumidor
- c) Produtor – Consumidor – Decompositor – Decompositor
- d) Produtor – Decompositor – Consumidor – Consumidor
- e) Produtor – Produtor – Decompositor – Consumidor
- #185566
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
No Portal da Saúde do Governo Federal (portalms.saude.gv.br), é possível verificar a listagem de vacinas disponibilizadas para a população de adultos, com faixa de idade entre 29 e 59 anos de idade. Nessa listagem é possível encontrar uma série de informações. Uma delas está indicada a seguir:
hepatite B febre amarela Tríplice – sarampo, caxumba e rubéola Dupla Adulto – difteria e tétano
É correto afirmar que os agentes causadores da febre amarela, da rubéola e do tétano são, correta e respectivamente,
- a) bactéria, vírus e bactéria.
- b) vírus, bactéria e bactéria.
- c) vírus, bactéria e vírus.
- d) vírus, vírus e bactéria.
- e) bactéria, vírus e vírus.
- #185567
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IF-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O fruto verdadeiro, biologicamente falando, é o que se origina do ovário da flor. Tendo em vista tal definição, é muito comum, no dito coloquial, o emprego de expressões errôneas quanto ao conceito biológico de fruta. Os pseudofrutos, por sua vez, são assim chamados por se originarem de outras partes da flor que não o ovário. Analise a origem de cada um dos exemplos listados nas alternativas a seguir e assinale a afirmativa correta quanto à classificação de fruto ou pseudofruto.
- a) A castanha do caju é o pseudofruto, que se origina do pedúnculo da flor.
- b) No morango, os pontinhos pretos se originam do receptáculo da flor.
- c) Na maçã, a parte comestível se origina do receptáculo da flor.
- d) Na pera, a parte comestível se origina do ovário da flor.
- e) O tomate é um pseudofruto que se origina dos verticilos florais.