Processando...

Simulado IBGE - Raciocínio Lógico 2 | CONCURSO

Simulado IBGE - Raciocínio Lógico 2

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso IBGE.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca Cesgranrio, para nível Médio do cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes IBGE.

*Conteúdo Programático do Simulado de Raciocínio Lógico 2 do concurso IBGE.

Questões e Simulado de Raciocínio Lógico do concurso do IBGE para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento.

  1. Questões de Raciocínio Lógico
  2. Questões de Avaliação da habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, coisas ou eventos, deduzir novas
    informações e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações.
  3. As questões da prova poderão tratar das seguintes áreas: estruturas lógicas; lógica de argumentação; diagramas lógicos; aritmética; álgebra e geometria básica.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Raciocínio Lógico 2.

#38739
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Os aniversários de Alberto, Delson, Gilberto, Nelson e Roberto são em 15 de março, 23 de agosto, 28 de agosto e 23 de novembro, não necessariamente nessa ordem. Esses cinco rapazes nasceram em um mesmo ano, sendo dois deles irmãos gêmeos que, naturalmente, aniversariam no mesmo dia.
Delson e Alberto aniversariam em dias diferentes do mesmo mês. Nelson e Alberto aniversariam no mesmo dia de meses diferentes. Desses rapazes, o mais novo é

  • a) Roberto
  • b) Alberto
  • c) Nelson
  • d) Delson
  • e) Gilberto
#38740
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

A respeito de um pequeno grupo indígena, um repórter afirmou: “todos os indivíduos do grupo têm pelo menos 18 anos de idade”. Logo depois, descobriu-se que a afirmação a respeito da idade dos indivíduos desse grupo não era verdadeira.
Isso significa que

  • a) todos os indivíduos do grupo têm mais de 18 anos de idade.
  • b) pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 17 anos de idade.
  • c) todos os indivíduos do grupo têm menos de 18 anos de idade.
  • d) pelo menos um indivíduo do grupo tem mais de 18 anos de idade.
  • e) pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 18 anos de idade.
#38741
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Juninho brinca com uma folha de papel da seguinte forma: corta-a em 6 pedaços, depois apanha um desses pedaços e o corta em 6 pedaços menores; em seguida, apanha qualquer um dos pedaços e o corta, transformando-o em 6 pedaços menores. Juninho repete diversas vezes a operação: apanhar um pedaço qualquer e cortá-lo em 6 pedaços. Imediatamente após uma dessas operações, ele resolve contar os pedaços de papel existentes.
Um resultado possível para essa quantidade de pedaços de papel é

  • a) 177
  • b) 181
  • c) 178
  • d) 180
  • e) 179
#38742
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Edu foi ao shopping no sábado e gastou 20% da mesada que recebeu. No domingo, Edu voltou ao shopping e gastou 20% do restante da mesada.
Se, após a segunda ida de Edu ao shopping, sobraram R$ 96,00, qual é, em reais, a mesada de Edu?

  • a) 100
  • b) 200
  • c) 120
  • d) 160
  • e) 150
#38743
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Um grupo de cinco amigos vai jogar cartas e, no jogo escolhido, apenas quatro podem dele participar. Desse modo, a mesa de jogo se reveza com todos os grupos possíveis formados por quatro dentre as cinco pessoas presentes. As somas das idades das pessoas sentadas à mesa varia a cada rodada:

1a Rodada – soma 122
2a Rodada – soma 136
3a Rodada – soma 142
4a Rodada – soma 149
5a Rodada – soma 155

Qual a idade do mais velho do grupo de amigos?

  • a) 48
  • b) 68
  • c) 54
  • d) 66
  • e) 62
#38744
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

O algoritmo de ordenação por flutuação é um método para colocar em ordem crescente uma lista de números dada. O algoritmo consiste em comparar o primeiro elemento da lista com o segundo. Em seguida, o menor dos dois é comparado com o terceiro. O menor dessa última comparação é comparado com o quarto, e assim sucessivamente até que todos os elementos da lista sejam usados. Dessa forma, o menor elemento da lista é obtido, retirado da lista original e posto como primeiro elemento da ordenação. O segundo elemento da ordenação é obtido de forma análoga, usando a lista atualizada, sem o primeiro da ordenação. O processo se repete até que a ordenação se complete.

Quantas comparações, pelo algoritmo de ordenação por flutuação, são necessárias para ordenar uma lista com 5 números?

  • a) 10
  • b) 6
  • c) 9
  • d) 7
  • e) 8
#38745
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Três professores de lógica são chamados para determinar quais são os números que formam uma sequência de três números inteiros positivos escritos em cartões ordenados da esquerda para a direita. Inicialmente, sabe-se que os números são todos distintos, que a soma dos três é 13, e que eles estão em ordem crescente.
O primeiro professor pode observar (sem revelar) a carta da esquerda e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar a sequência. O segundo professor pode observar (sem revelar) a carta da direita e, ao fazê-lo, afirma que não pode determinar os números. O terceiro professor pode observar a carta do meio e, após a observação, diz que não é capaz de determinar a sequência. Todos os professores confiam na capacidade de dedução dos demais.

O número observado pelo terceiro professor é

  • a) 6
  • b) 2
  • c) 5
  • d) 3
  • e) 4
#38746
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Os aniversários de Alberto, Delson, Gilberto, Nelson e Roberto são em 15 de março, 23 de agosto, 28 de agosto e 23 de novembro, não necessariamente nessa ordem. Esses cinco rapazes nasceram em um mesmo ano, sendo dois deles irmãos gêmeos que, naturalmente, aniversariam no mesmo dia.
Delson e Alberto aniversariam em dias diferentes do mesmo mês. Nelson e Alberto aniversariam no mesmo dia de meses diferentes. Desses rapazes, o mais novo é

  • a) Alberto.
  • b) Delson.
  • c) Gilberto.
  • d) Nelson.
  • e) Roberto.
#38747
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A respeito de um pequeno grupo indígena, um repórter afirmou: “todos os indivíduos do grupo têm pelo menos 18 anos de idade". Logo depois, descobriu-se que a afirmação a respeito da idade dos indivíduos desse grupo não era verdadeira.

Isso significa que

  • a) pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 17 anos de idade.
  • b) pelo menos um indivíduo do grupo tem mais de 18 anos de idade.
  • c) pelo menos um indivíduo do grupo tem menos de 18 anos de idade.
  • d) todos os indivíduos do grupo têm menos de 18 anos de idade.
  • e) todos os indivíduos do grupo têm mais de 18 anos de idade.
#38748
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Raciocínio Lógico
Concurso
IBGE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Juninho brinca com uma folha de papel da seguinte forma: corta-a em 6 pedaços, depois apanha um desses pedaços e o corta em 6 pedaços menores; em seguida, apanha qualquer um dos pedaços e o corta, transformando-o em 6 pedaços menores. Juninho repete diversas vezes a operação: apanhar um pedaço qualquer e cortá-lo em 6 pedaços. Imediatamente após uma dessas operações, ele resolve contar os pedaços de papel existentes.

Um resultado possível para essa quantidade de pedaços de papel é

  • a) 181.
  • b) 180.
  • c) 179.
  • d) 178.
  • e) 177.