Simulado IBGE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado IBGE | FGV | cód.9273
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🧪 Este Simulado IBGE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IBGE
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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Veja os concursos abertos da instituição IBGE. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #135331
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.
Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
- a) fluxograma;
- b) matriz GUT;
- c) diagrama espinha-de-peixe;
- d) gráfico de Pareto;
- e) estratificação.
- #135332
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Uma agência de atendimento de um órgão público enfrentava frequentes reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados. Uma pesquisa identificou que a principal insatisfação dos cidadãos que procuravam a agência devia-se à demora na fila para atendimento. A agência adotava sistema de fila única, que, devido ao reduzido número de funcionários, era quase sempre muito longa. O gerente da agência decidiu voltar ao sistema antigo, de filas múltiplas.
É uma vantagem do sistema de filas múltiplas, entre outras:
- a) garantir a percepção de justiça no atendimento, uma vez que todos serão atendidos de acordo com a ordem de chegada;
- b) permitir que os clientes fiquem livres para se distrair, melhorando a percepção da espera;
- c) permitir que o serviço seja diferenciado, separando-se clientes com pequenas demandas dos demais;
- d) reduzir a ansiedade da espera, pois cada fila tem seu próprio ritmo de atendimento;
- e) aumentar a privacidade no atendimento.
- #135333
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.
Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:
- a) grupos focais (focus groups);
- b) árvores de decisão;
- c) análise de prós e contras;
- d) brainstorming;
- e) matriz de prioridades.
- #135334
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
No processo de tomada de decisão, os administradores são sujeitos a armadilhas psicológicas diversas, que podem levar a erros na avaliação das situações que se apresentam.
A tendência a atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe é conhecida como
- a) escalada de comprometimento;
- b) framing;
- c) ancoragem;
- d) insensibilidade ao tamanho da amostra;
- e) representatividade.
- #135335
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
custo irrecuperável;
- a) custo irrecuperável;
- b) evidência confirmadora;
- c) ancoragem;
- d) disponibilidade;
- e) falácia da conjunção.
- #135336
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
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(1,0) 6 -
Um gerente precisa fazer a avaliação de desempenho dos membros de sua equipe. O gerente precisa avaliar cada subordinado em quatro itens:
i) relacionamento com os colegas; ii) grau de iniciativa; iii) conhecimentos técnicos da área; iv) assiduidade.
Um dos membros da equipe, João, tem bastante “tempo de casa” e ótimo relacionamento com os colegas. Com base em sua observação da conduta de João, o gerente dá a nota máxima para o item relacionamento com os colegas e, influenciado por essa primeira nota, dá nota máxima a João em todos os outros itens. A situação descrita ilustra uma distorção relativamente comum nos processos de avaliação de desempenho, conhecida como:
- a) efeito de proximidade;
- b) pressão inflacionista;
- c) padronização de resultados;
- d) efeito halo;
- e) efeito da tendência central.
- #135337
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
A gerente de recursos humanos de uma organização de médio porte recebeu a incumbência de implantar um método de avaliação de desempenho. A gerente quer um método que seja de fácil utilização e não exija treinamento para os avaliadores, mas que evite o efeito de generalização e superficialidade na avaliação.
Um método que atende a esses critérios é:
- a) incidentes críticos;
- b) escolha forçada;
- c) autoavaliação;
- d) pesquisa de campo;
- e) escalas gráficas.
- #135338
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
Em uma organização, o mapeamento de competências apontou a necessidade de desenvolver, nos cargos de nível tático, a competência “liderança de equipes multiculturais” – envolvendo as capacidades “conhecimento da língua inglesa”, “cooperação“ e “empatia”.
Seriam técnicas adequadas para o desenvolvimento dessas capacidades, respectivamente:
- a) treinamento no cargo; coaching; treinamento em sala de aula;
- b) leitura de livros; cursos a distância; treinamento experiencial;
- c) treinamento em sala de aula; treinamento experiencial; coaching;
- d) treinamento no cargo; coaching; coaching;
- e) treinamento experiencial; treinamento em sala de aula; treinamento no cargo.
- #135339
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
O recrutamento é um processo por meio do qual a organização atrai candidatos do mercado para suprir o processo de seleção aos cargos disponíveis. O recrutamento pode ser interno ou externo.
É um ponto forte do recrutamento interno:
- a) favorecer mudanças na cultura organizacional;
- b) introduzir rapidamente novas competências na organização;
- c) promover a interação da organização com o mercado de trabalho;
- d) encorajar o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
- e) introduzir novas ideias e visões na organização.
- #135340
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IBGE
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, como preconizado por autores como Fayol e Urwick, entre outros.
O grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente é conhecido como:
- a) especialização do trabalho;
- b) delegação;
- c) coordenação;
- d) formalização;
- e) amplitude de controle.