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Simulado IBGE | Agente Censitário Municipal e Supervisor | CONCURSO

Simulado IBGE | Agente Censitário Municipal e Supervisor

SIMULADO IBGE | AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL E SUPERVISOR

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IBGE para o cargo de Agente Censitário Municipal e Supervisor.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso IBGE. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Censitário Municipal e Supervisor, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IBGE | Agente Censitário Municipal e Supervisor contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IBGE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#99017
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IBGE
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(1,0) 1 - 

Texto 1 – “Com todos os problemas que temos em nosso Estado – corporativismo, incompetência pública, intervencionismo, burocracia, estatismo, carga tributária complexa, entre outros -, ainda somos um país de muita sorte. Pelo simples fato de que a solução para nossos problemas só depende de nós mesmos.

Não somos como a Palestina, que depende de Israel para existir. Nem somos como os países europeus, que dependem uns dos outros. Tampouco, como os Estados Unidos, que carregam um peso imenso de problemas deles e dos outros”. (Isto É, março de 2017)

A primeira frase do texto 1 “Com todos os problemas que temos em nosso Estado”, poderia ter a preposição inicial substituída adequadamente ao sentido do texto por:

  • a) apesar de;
  • b) por causa de;
  • c) em razão de;
  • d) pois;
  • e) além de.
#99018
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(1,0) 2 - 

Texto 1 – “Com todos os problemas que temos em nosso Estado – corporativismo, incompetência pública, intervencionismo, burocracia, estatismo, carga tributária complexa, entre outros -, ainda somos um país de muita sorte. Pelo simples fato de que a solução para nossos problemas só depende de nós mesmos.

Não somos como a Palestina, que depende de Israel para existir. Nem somos como os países europeus, que dependem uns dos outros. Tampouco, como os Estados Unidos, que carregam um peso imenso de problemas deles e dos outros”. (Isto É, março de 2017)

O trecho entre travessões no texto 1 mostra:

  • a) a enumeração de todos os problemas de nosso Estado;
  • b) a explicação de um termo anterior;
  • c) a exemplificação de alguns de nossos problemas;
  • d) a seleção de nossos problemas mais graves;
  • e) a justificativa de uma afirmação.
#99019
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(1,0) 3 - 

Texto 2 - “Imagine reunir um grupo diverso de pessoas toda quinta-feira, durante dez anos, para estudar e treinar visões sobre o trabalho do ator e da arte. Imagine que a pessoa que conduz essa iniciativa o faz por crença no ofício, dedicação de uma vida inteira, com apoios eventuais, mas sem nenhum ressentimento. Para aqueles que miram na arte uma forma de estar na vida, a diretora Celina Sodré é um exemplo a ser mirado. Para outros que olham com desdém a profissão de artista de teatro, é uma possibilidade de mudar de ponto de vista”.
(O Globo, 11/04/2017) 
No texto 2 há um conjunto de verbos no infinitivo; se substituirmos essas formas verbais por substantivos correspondentes, a única frase INCORRETA será:

  • a) “Imagine reunir um grupo” / imagine a reunião de um grupo;
  • b) “para estudar” / para o estudo;
  • c) “treinar visões” / treino de visões;
  • d) “uma forma de estar na vida” / uma forma de estada na vida;
  • e) “uma possibilidade de mudar” / uma possibilidade de mutação.
#99020
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(1,0) 4 - 

Texto 2 - “Imagine reunir um grupo diverso de pessoas toda quinta-feira, durante dez anos, para estudar e treinar visões sobre o trabalho do ator e da arte. Imagine que a pessoa que conduz essa iniciativa o faz por crença no ofício, dedicação de uma vida inteira, com apoios eventuais, mas sem nenhum ressentimento. Para aqueles que miram na arte uma forma de estar na vida, a diretora Celina Sodré é um exemplo a ser mirado. Para outros que olham com desdém a profissão de artista de teatro, é uma possibilidade de mudar de ponto de vista”.
(O Globo, 11/04/2017) 
O item do texto 2 que estabelece coesão com um termo anterior, que é uma oração, é:

  • a) “Imagine que a pessoa que conduz essa iniciativa”;
  • b) “Imagine que a pessoa que conduz essa iniciativa”;
  • c) “Para aqueles que miram na arte”;
  • d) “...é um exemplo a ser mirado”;
  • e) “por crença no ofício”.
#99021
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(1,0) 5 - 

Texto 2 - “Imagine reunir um grupo diverso de pessoas toda quinta-feira, durante dez anos, para estudar e treinar visões sobre o trabalho do ator e da arte. Imagine que a pessoa que conduz essa iniciativa o faz por crença no ofício, dedicação de uma vida inteira, com apoios eventuais, mas sem nenhum ressentimento. Para aqueles que miram na arte uma forma de estar na vida, a diretora Celina Sodré é um exemplo a ser mirado. Para outros que olham com desdém a profissão de artista de teatro, é uma possibilidade de mudar de ponto de vista”.
(O Globo, 11/04/2017) 
O segmento do texto 2 em que o emprego da preposição DE – com ou sem contração com o artigo - é resultante da exigência de um termo anterior é:

  • a) “um grupo diverso de pessoas”;
  • b) “sobre o trabalho do ator".
  • c) “dedicação de uma vida inteira”;
  • d) “uma forma de estar na vida”;
  • e) “profissão do artista”.
#99022
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(1,0) 6 - 

Uma manchete do jornal Metro, 11/04/2017, dizia o seguinte: “Se reforma for adiada, direitos serão perdidos”.

A relação lógica entre as duas orações da manchete é:

  • a) uma afirmação seguida de uma explicação;
  • b) uma condição seguida de uma consequência;
  • c) uma consequência seguida de sua causa;
  • d) uma possível causa seguida de uma exemplificação;
  • e) uma opinião seguida de uma conclusão.
#99023
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(1,0) 7 - 

“A produção industrial do país subiu 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, informou o IBGE.

O resultado indica que o setor entrou em fase de estabilidade após forte recessão. Ficou, no entanto, abaixo da expectativa do mercado, de elevação de 0,5%.

Nos últimos 12 meses, a retração acumulada na indústria é de 4,8%”. (Folha de São Paulo, 05/04/2017).

A afirmativa correta sobre o texto acima é:

  • a) a comparação que serve de base para a pesquisa é feita entre os dois últimos meses de fevereiro (2017/2016);
  • b) o mercado esperava que a produção industrial subisse 0,6%;
  • c) a conjunção ‘no entanto’ opõe estabilidade e recessão;
  • d) a expectativa do mercado mostrava um pessimismo que a pesquisa não confirmou;
  • e) a informação prestada pelo jornal mostra um cenário negativo, mas com sinais de mudança.
#99024
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(1,0) 8 - 

“A produção industrial do país subiu 0,1% em fevereiro na comparação com o mês anterior, informou o IBGE”.

O resultado indica que o setor entrou em fase de estabilidade após forte recessão. Ficou, no entanto, abaixo da expectativa do mercado, de elevação de 0,5%.

Nos últimos 12 meses, a retração acumulada na indústria é de 4,8%”. (Folha de São Paulo, 05/04/2017).

Um texto mostra sempre um conjunto de elementos que se repetem e um outro conjunto de novidades; esses dois conjuntos são responsáveis, respectivamente, pela coesão e pelo progresso do texto.

O elemento abaixo que tem seu antecedente corretamente indicado é:

  • a) o resultado / a comparação com o mês anterior;
  • b) o setor / a produção industrial;
  • c) fase de estabilidade / fevereiro de 2017;
  • d) recessão / subiu 0,1% em fevereiro;
  • e) retração acumulada / 4,8%.
#99025
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(1,0) 9 - 

Abaixo de uma foto da guerra na Síria, o jornal Folha de São Paulo, de 05/04/2017, escreveu o seguinte:

“Homem carrega criança morta em ataque com gás que matou ao menos 58 em cidade da Síria”.

O problema de construção dessa frase é:

  • a) a falta de paralelismo;
  • b) o desrespeito pelas regras gramaticais;
  • c) a possível ambiguidade;
  • d) a presença exagerada de linguagem coloquial;
  • e) a ausência de pontuação.
#99026
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(1,0) 10 - 

Uma sala de um colégio tradicional do Rio mostrava o seguinte cartaz:

“Não pedimos que você limpe a sala. Apenas que não a suje”.

Sobre as frases do cartaz, é correto afirmar que:

  • a) o primeiro período desculpa o aluno que suja a sala;
  • b) o segundo período explica o primeiro;
  • c) o primeiro período obriga o aluno a limpar a sala;
  • d) o segundo período é uma conclusão do primeiro;
  • e) o segundo período considera a ação de não sujar mais fácil que a de limpar.
#99027
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(1,0) 11 - 

O valor da expressão

2(1 - 2 + 3 - 4 + 5 - 6 + 7- ... + 2015 - 2016 + 2017) é:

  • a) 2014;
  • b) 2016;
  • c) 2018;
  • d) 2020;
  • e) 2022.
#99028
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(1,0) 12 - 

O apresentador de um programa de auditório mostra no palco três portas, numeradas com 1, 2 e 3, e diz que atrás de cada uma delas há um prêmio: uma bicicleta, uma geladeira e um computador, não necessariamente nessa ordem. O apresentador sorteará uma pessoa do auditório, que deve escolher uma das portas e levar o seu prêmio.

Entretanto, se com as informações recebidas do apresentador a pessoa puder deduzir que objeto há atrás de cada porta, ela ganhará todos os prêmios.

As informações do apresentador são:

- A geladeira não está na porta 1.

- A bicicleta e a geladeira não estão em portas com números consecutivos.

Então, é correto afirmar que:

  • a) a geladeira está na porta 2;
  • b) o computador está na porta 1;
  • c) a bicicleta está na porta 3;
  • d) a bicicleta está na porta 2;
  • e) o computador está na porta 2.
#99029
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(1,0) 13 - 

Nos anos que possuem 365 dias, ou seja, os anos que não são bissextos, existe um dia que fica no centro do ano. Esse dia central do ano é um dia tal que o número de dias que já passaram é igual ao número de dias que ainda estão por vir. Imagine que em certo ano não bissexto o dia 1º de janeiro tenha sido uma segunda-feira.

Então, nesse ano o dia central foi:

  • a) domingo;
  • b) segunda-feira;
  • c) terça-feira;
  • d) quinta-feira;
  • e) sábado.
#99030
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(1,0) 14 - 

Suponha que a # b signifique - 2b .

Se 2#(1#N)=12 , então é igual a:

  • a) 1;
  • b)   2;
  • c) 3;
  • d) 4;
  • e) 6.
#99031
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(1,0) 15 - 

Considere as seguintes afirmativas:

• Se X é líquido, então não é azul.

• Se X não é líquido, então é vegetal.

Pode-se concluir logicamente que:

  • a) se X é azul, então é vegetal;
  • b) se X é vegetal, então é azul;
  • c) se X não é azul, então não é líquido;
  • d) se X não é vegetal, então é azul;
  • e) se X não é azul, então não é vegetal.