Simulado Historiador | CONCURSO
📚 Simulado Historiador gratuito | cód.24386
Está se preparando para o concurso de Historiador? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Veja mais simulados para o cargo Historiador
🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Historiador.
🧪 Este Simulado Historiador foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: Historiador
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 5
- ⏱️ Tempo do Simulado: 15 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado para o cargo Historiador e saia na frente!
📖 Questões para o Cargo Historiador
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Historiador. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Historiador
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Historiador.
Ver apostilas para Historiador
📢 Concursos Abertos para o Cargo Historiador
Veja os concursos abertos com o cargo Historiador. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para o cargo Historiador
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #253396
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
“Parece justo afirmar que se processa uma revolução silenciosa, quando segmentos da sociedade civil, detentores de saberes tradicionais e locais, associados a profissionais no interior do aparelho de Estado, e possuidores de saberes específicos, colocam em marcha um novo conceito de patrimônio cultural, contribuindo social e politicamente para a construção de um acervo amplo e diversificado de expressões culturais em diferentes áreas: línguas, festas, rituais, danças, lendas, mitos, músicas, saberes, técnicas e fazeres diversificados”. ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, FAPERJ / DP&A / UNI-RIO, 2003, p. 01.
Sobre a redefinição contemporânea da noção de patrimônio cultural e a ampliação dos repertórios de práticas de preservação para incluir a memória de manifestações como: interpretações musicais e cênicas, conhecimentos tradicionais, práticas culinárias, terapêuticas e lúdicas, técnicas de produção, etc., avalie as sentenças abaixo e selecione a opção correta.
I - A ampliação da noção de patrimônio aproxima as produções culturais do passado e do presente.
II- Essa ampliação viabiliza as leituras da produção cultural dos diferentes grupos sociais, incluindo aquelas transmitidas oralmente, dando-lhes voz tanto na produção como também na leitura e na preservação dos sentidos do seu patrimônio.
III-A redefinição do campo do patrimônio cria condições para que se cumpra o preceito constitucional de “direito à memória” como parte dos “direitos culturais” de toda a sociedade brasileira.
IV-Contribui para a inserção dos bens produzidos em contextos culturais tradicionais em novos sistemas e circuitos, a exemplo do mercado de bens culturais e do turismo, o que compromete os valores e significados desses mesmos bens.
- a) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
- b) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
- c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
- d) Todas as afirmações estão corretas.
- e) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
- #253397
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A partir da leitura do fragmento abaixo, leia o enunciado e identifique a alternativa correta.
“Fonte histórica’ é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história”. Barros, José D’Assunção. Fontes históricas: introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019 p. 10.
Entre as concepções acerca das fontes históricas no campo historiográfico, examine as sentenças e indique as afirmações que convergem com a sentença acima.
I – No sentido indicado, as fontes históricas incluem tanto os documentos textuais (crônicas, memórias, registros cartoriais, processos criminais, cartas legislativas, jornais, obras de literatura, correspondências públicas e privadas e tantos mais) como também quaisquer outros registros ou materiais que possam servir de indício e/ou testemunho relevante para o presente do historiador.
II – As fontes históricas não precisam ser, necessariamente, materiais no sentido tradicional da palavra, visto que há uma série de registros e vestígios que não assumem o formato de documentos registrados em suportes de papel (registros virtuais, fontes imateriais, genética, transformações geológicas).
III-A extraordinária expansão do universo das “fontes históricas”’ ocorreu concomitantemente à flexibilização dos sentidos atribuídos à palavra documento, de tal maneira que hoje são expressões praticamente sinônimas no âmbito da historiografia.
IV-A despeito da variedade de possibilidades abertas pela ampliação da definição de fontes históricas, no campo historiográfico, estas se restringem exclusivamente às fontes históricas produzidas diretamente pela ação e pela existência humanas.
- a) Todas as afirmações estão corretas.
- b) Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
- c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.
- d) Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
- e) Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
- #253398
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Para o historiador Marcos Napolitano, as fontes audiovisuais e musicais ganharam espaço importante na pesquisa histórica, exigindo, cada vez mais, dos historiadores que adotem cuidados metodológicos na articulação entre crítica externa e crítica interna, análise e síntese. Para o autor, “o uso de fontes audiovisuais e musicais pelo historiador pode ir além da "ilustração" do contexto ou do "complemento soft" de outras fontes mais "objetivas" (escritas ou iconográficas), revelando-se uma possibilidade a mais de trabalho historiográfico” (NAPOLITANO, 2005, p. 238).
Ao abordar alguns dos problemas teóricos derivados da relação entre o cinema e a história, o autor apresenta algumas das principais perspectivas que a nova historiografia tem atribuído ao cinema como fonte primária para investigação historiográfica. Entre as perspectivas abaixo, escolha a que representa, adequadamente, essa nova perspectiva de tratamento dos registros fílmicos.
- a) Os filmes são abordados como formas de resgate do passado, testemunhos do presente e prenúncios do futuro.
- b) Os filmes devem ser abordados como documentos brutos que registram o real de maneira fidedigna ou de maneira manipulada.
- c) Os documentos fílmicos devem ser avaliados em função de sua autenticidade em relação aos fatos registrados.
- d) Os filmes devem ser tomados somente em função de suas estruturas internas de linguagem, seus mecanismos de representação da realidade e seus códigos internos.
- e) O documento fílmico deve ser abordado a partir de suas múltiplas significações internas, dos projetos ideológicos com os quais dialoga, sem perder de vista sua singularidade narrativa dentro do seu contexto de produção.
- #253399
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em história, o Marxismo e o grupo chamado dos Annales, no período 1929-1969, têm sido reconhecidos como as vertentes mais influentes e prestigiosas do paradigma iluminista. Entre as sentenças abaixo, assinale a alternativa que compara, apropriadamente, o Marxismo com a Escola dos Annales (1929-1969).
- a) O Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) concordam com que a temporalidade histórica deve ser enfrentada por meio de uma escrita histórica científica e racional, uma vez que não é possível identificar leis ou regularidades na realidade social e histórica.
- b) O Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) nos legaram o entendimento de que, embora se possa pretender reunir, num único movimento do pensamento, os enfoques genético e estrutural das sociedades, um pesquisador deverá optar por uma visão ou holística (estrutural) ou dinâmica (relativa ao movimento, à transformação) das sociedades humanas, não sendo possível integrar as duas visões.
- c) Se, por um lado, o Marxismo defende a determinação, em última instância, do econômico e aceita a inexistência de fronteiras estritas entre as ciências sociais (sendo a História uma delas), defendendo a unidade delas; por outro lado, os historiadores da Escola dos Annalles (1929- 1969) são contrários ao pressuposto do econômico como nível de determinação última do processo histórico e entendem que as fronteiras entre as disciplinas devem ser mantidas, embora diálogos pontuais possam ocorrer.
- d) Dentre os pontos comuns entre o Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969), podem-se destacar: a crença no caráter científico da história que, no entanto, é uma ciência em construção; a necessidade de passar de uma “história-narração” a uma “história-problema” mediante a formulação de hipóteses de trabalho.
- e) Embora o Marxismo e a Escola dos Annales (1929-1969) se aproximem em diferentes pontos, é notório que se distanciam, significativamente, na medida em que, ao contrário do que ocorre no Marxismo, na Escola dos Annales (1929-1969) não se verificam significativas formulações teóricas por parte dos historiadores, tampouco a tentativa de construção de uma teoria da mudança social.
- #253400
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
“Embora haja diversas escritas da história, o que tem relação com as variações epistemológicas que, invariavelmente, subentendem pressupostos teórico-metodológicos distintos, todas partilham da certeza com relação à realidade da História. Nesse sentido, poderiam ser vistas como historicistas, mas a apenas uma delas se atribui o termo historicismo, à fala e escrita germânica”. FALCON, F. J. C. Historicismo: Antigas e Novas Questões. História Revista.7 (1/2): 23-54, jan.-dez. 2022.
Assinale a alternativa que expresse, adequadamente, o historicismo naturalista e/ou o historicismo marxista ou dialético e/ou o historicismo culturalista.
- a) O historicismo culturalista ou historismo, tal como o historicismo marxista ou dialético, parte da distinção radical entre natureza e cultura, entre o mundo natural e o mundo humano, concluindo que se a inteligibilidade do mundo natural é essencialmente discursiva, o mundo da cultura só é percebível de modo explicativo e objetivo.
- b) O historicismo marxista ou dialético propõe a superação da oposição natureza/cultura, fazendo da história uma produção eminentemente humana, racional e teleologicamente orientada.
- c) O historicismo marxista ou dialético tem como fundamento central a noção de que a economia e não a história é elemento nuclear da análise social.
- d) Tal como o historicismo marxista ou dialético, o historicismo naturalista se baseia nas diferenças entre o positivismo comtiano e o empirismo cientificista e preconiza uma inteligibilidade da História discursiva e explicativa, idêntica àquelas aplicadas às ciências naturais ou da matéria.
- e) O historicismo culturalista ou historismo pressupõe uma identidade fundamental entre sujeito e objeto do conhecimento que compromete o princípio da objetividade, ao mesmo tempo em que reconhece a diferença, a alteridade.