Processando...

Simulado História e Geografia do Estado do Mato Grosso | CONCURSO

Simulado História e Geografia do Estado do Mato Grosso

📚 Simulado História e Geografia do Estado do Mato Grosso gratuito | cód.20083

Não fique só na teoria: pratique História e Geografia do Estado do Mato Grosso com esse simulado gratuito! 📖

 

🔗 Veja mais simulados de História e Geografia do Estado do Mato Grosso

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar História e Geografia do Estado do Mato Grosso e conquistar a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado de História e Geografia do Estado do Mato Grosso foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado de História e Geografia do Estado do Mato Grosso e saia na frente na sua preparação!


📚 Questões de História e Geografia do Estado do Mato Grosso

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões de História e Geografia do Estado do Mato Grosso


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube sobre a disciplina História e Geografia do Estado do Mato Grosso. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre História e Geografia do Estado do Mato Grosso


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais atualizados de História e Geografia do Estado do Mato Grosso.

Ver apostilas de História e Geografia do Estado do Mato Grosso


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#231647
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História e Geografia do Estado do Mato Grosso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere o trecho a seguir:
Os colonizadores hispânicos, certamente, haviam transitado por terras que hoje constituem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas nelas não se fixaram, ou, se o fizeram, suas vilas não progrediram e foram, mais tarde, abandonadas: Puerto de los Reyes, em pleno pantanal mato-grossense e Santiago de Xerez, na borda do Pantanal, próximo ao rio Miranda.
(SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História do Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2009, p.5)
Dentre as razões para que o território mencionado, no século XVI, não tivesse sido colonizado por espanhóis, está a

  • a) ausência de metais preciosos, ainda não encontrados, e o desconhecimento das possibilidades de navegação pelos rios existentes.
  • b) resistência das populações indígenas pressionadas pelo avanço dos conquistadores ibéricos, e a atração exercida pelas notícias de abundância de ouro na região do Peru.
  • c) oposição à ocupação espanhola pela Companhia de Jesus, empenhada na instalação de missões lusas, e a dificuldade imposta pelas condições geográficas de solo e relevo.
  • d) violência dos imediatos ataques bandeirantes, em defesa da posse daquelas terras pela Coroa Portuguesa, e a impossibilidade de praticar a agricultura na região.
  • e) obediência aos acordos e tratados de fronteira firmados entre Espanha e Portugal, e a proximidade das minas de prata de Potosí e de outras localidades argentinas.
#231648
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História e Geografia do Estado do Mato Grosso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A divisão do território do Estado do Mato Grosso, que resultou na criação do Estado do Mato Grosso do Sul

  • a) realizou-se por uma decisão do governo de Ernesto Geisel, após o longo histórico de pressões pela separação, desde a Revolução Constitucionalista de 1932 quando a elite local havia proposto o “Estado de Maracaju”, em moldes democráticos e em contraposição às práticas coronelísticas vigentes no norte.
  • b) aconteceu no início da ditadura no Brasil, numa tentativa do governo militar em solidificar alianças políticas com certos grupos oligárquicos, particularmente famílias ricas que se dedicavam à pecuária e reforçariam a base política do ARENA, o partido governista.
  • c) resultou de um plebiscito popular realizado em 1977, uma vez que a população dessa parte do Estado sentia-se negligenciada pelo governo estadual, ao qual reivindicava mais investimentos e maior presença do poder público, que parecia privilegiar o norte do Estado.
  • d) ocorreu em pleno regime militar, por antigas pressões das elites estabelecidas na parte sul do Estado, sob o argumento, dentre outros, de que a diversidade presente na grande extensão do território dificultava sua unidade, sua administração e seu desenvolvimento econômico.
  • e) derivou de conflitos de interesses, acirrados após os anos 1950, entre a elite do norte do Estado, ligada à produção da soja e à pecuária para o mercado interno, e a elite do sul, que se dedicava à exportação da erva mate e café, sendo formada por empresários paulistas.
#231649
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História e Geografia do Estado do Mato Grosso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Decreto-lei nº 5.812 (13 de setembro de 1943) criou o Território Federal do Guaporé, com partes desmembradas do(s) seguinte(s) estado(s):

  • a) Mato Grosso.
  • b) Pará e Goiás.
  • c) Amazonas.
  • d) Acre e Amazonas.
  • e) Amazonas e Mato Grosso.
#231650
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História e Geografia do Estado do Mato Grosso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela em que NÃO foram mencionadas as características e atividades exercidas pelos bandeirantes - homens que durante o período colonial atuaram no interior do território brasileiro, hoje conhecido como Estado do Mato Grosso.

  • a) A Exploração de mão de obra escrava indígena e a procura de metais preciosos caracterizam as principais atividades dos bandeirantes
  • b) Catalogação de espécimes da flora e fauna das regiões por onde passavam, além dos cuidados da preservação ambiental, foram os grandes feitos das bandeiras durante o período colonial do Brasil
  • c) Além da exploração e reconhecimento das regiões por onde passavam, os lusodescendentes também eram contratados para a invasão e resgate de escravos fugidos e Quilombos formados no interior da colônia
  • d) É sabido que os bandeirantes, em seu modo de vida, reproduziam em muito os hábitos indígenas como alimentação, vestuário, relações familiares e na própria linguagem falada; exemplificando a forte interação entre europeus e indígenas
  • e) Grande parte do território brasileiro atual é consequência das atividades de exploração das bandeiras, bem como das relações que se estabeleceram com os indígenas e a proteção das fronteiras. Exemplo disso são tratados como o Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri
#231651
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História e Geografia do Estado do Mato Grosso
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O Brasil apresenta grande riqueza em termos hidrográficos, possuindo seis (6) bacias hidrográficas e extensos aquíferos. Assinale a alternativa correta acerca da hidrografia no território mato-grossense.

  • a) O Mato grosso possui em seu território duas das seis bacias hidrográficas brasileiras, Bacia do Amazonas e bacia Platina
  • b) No território do Mato Grosso, rico em águas, encontram-se três, das seis bacias hidrográficas brasileiras: bacia do Amazonas, bacia do Tocantins e bacia Platina
  • c) Duas das três bacias que compõem o território mato-grossense são: bacia do Atlântico Norte e bacia do Uruguai
  • d) Apesar de possuir em seus domínios três das principais bacias hidrográficas do Brasil, o Mato Grosso não apresenta grandes proporções de rios fluviais em seu território
  • e) É sabido que mesmo com inúmeros rios no território mato-grossense, estes são de pequenas escalas e pouco importantes na região, servindo em sua maioria para o abastecimento da pecuária do Estado