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Simulado História da América Latina para o Enem | ENEM

Simulado História da América Latina para o Enem

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.15202

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História da América Latina
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(1,0) 1 - 

A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.

NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.

Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem

  • a) incentivado o clamor popular por liberdade.
  • b) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
  • c) motivado as revoltas escravas contra a elite colonial.
  • d) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
  • e) provocado os movimentos separatistas das províncias.
#204002
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História da América Latina
Concurso
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(1,0) 2 - 

Judiciário contribuiu com ditadura no Chile, diz Juiz Guzmán Tapia
As cortes de apelação rejeitaram mais de 10 mil habeas corpus nos casos das pessoas desaparecidas. Nos tribunais militares, todas as causas foram concluídas com suspensões temporárias ou definitivas, e os
desaparecimentos políticos tiveram apenas trâmite formal na Justiça. Assim, o Poder Judiciário contribuiu para que os agentes estatais ficassem impunes.
Disponível em: http://www.cartamaior.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado)

Segundo o texto, durante a ditadura chilena na década de 1970, a relação entre os poderes Executivo e Judiciário caracterizava-se pela

  • a) preservação da autonomia institucional entre os poderes.
  • b) valorização da atuação independente de alguns juízes.
  • c) manutenção da interferência jurídica nos atos executivos.
  • d) transferência das funções dos juízes para o chefe de Estado.
  • e) subordinação do poder judiciário aos interesses políticos dominantes.
#204004
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(1,0) 3 - 

O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.

A principal característica da sociedade inca era a

  • a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
  • b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
  • c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
  • d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
  • e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
#204005
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História da América Latina
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(1,0) 4 - 

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas. PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

  • a) sintetizam os ensinamentos da catequese.
  • b) enfatizam os esforços de colonização.
  • c) tipificam os sítios arqueológicos.
  • d) relativizam os registros oficiais.
  • e) substituem as narrativas orais.
#204007
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(1,0) 5 - 

Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.

Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

  • a) restringir os privilégios dos comerciantes.
  • b) reestruturar a organização das tropas.
  • c) reconhecer os opositores do regime.
  • d) facilitar a atuação dos magistrados.
  • e) fortalecer a lealdade dos súditos.
#204009
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(1,0) 6 - 

A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

PADRÓS, E. S. et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Corag, 2009 (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a

  • a) modificação de limites territoriais.
  • b) sobrevivência de oficiais exilados.
  • c) interferência de potências mundiais.
  • d) repressão de ativistas oposicionistas.
  • e) implantação de governos nacionalistas.
#204012
Banca
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(1,0) 7 - 

Na maior parte da América Latina, os museus surgiram no século passado, fundados com a intenção de "civilizar", ou seja, de trazer para o Novo Mundo os padrões científicos e culturais das nações colonizadoras. Os museus seriam, dessa forma, instituições transplantadas, criadas dentro dos ideais positivistas de progresso. Não por acaso, ficaram, em sua maior parte, sujeitos aos moldes clássicos, a partir da valorização de aspectos da cultura erudita, fortemente associados à elite. Era necessário, pois, assumir uma função social de maior alcance e ocupar um espaço relevante, capaz de atrair grande quantidade de público.
BARRETO, M. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2002 (adaptado).
A transformação de um número cada vez mais expressivo de museus latino-americanos em espaços destinados a atividades lúdicas e reflexivas está associada ao rompimento com o(a)

  • a) ideal de educação tradicional.
  • b) utilização de novas tecnologias.
  • c) modelo de atrações segmentadas.
  • d) participação do setor empresarial.
  • e) resgate de sentimentos nacionalistas.
#204014
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(1,0) 8 - 

A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.
GALEANO. E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.
Escrito na década de 1970. o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela

  • a) produção inovadora de padrões de tecnologia.
  • b) superação paulatina do caráter agroexportador.
  • c) apropriação imperialista dos recursos territoriais.
  • d) valorização econômica dos saberes tradicionais.
  • e) dependência externa do suprimento de alimentos.
#204017
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(1,0) 9 - 

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?
Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao

  • a) papel desempenhado pelas instituições de ensino na criação das múltiplas identidades.
  • b) controle exercido pelos grupos de imprensa na centralização das esferas administrativas.
  • c) abandono sofrido pelas comunidades de docentes na concepção de coletividades políticas.
  • d) lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no fortalecimento das agremiações estudantis.
  • e) protagonismo assumido pelos meios de comunicação no desenvolvimento das nações alfabetizadas.
#204021
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(1,0) 10 - 

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários países?

Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho, no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa. “Portugal nunca permitiu a criação de universidades em sua colônia”. Por outro lado, na América espanhola, entre 1772 e 1872, 150 mil estudantes se formaram em universidades locais. Para o historiador mexicano Alfredo Ávila Rueda, as universidades na América espanhola eram, em sua maioria, reacionárias. Nesse sentido, o historiador mexicano diz acreditar que a livre circulação de impressos (jornais, livros e panfletos) na América espanhola, que não era permitida na América portuguesa (a proibição só foi revertida em 1808), teve função muito mais importante na construção de regionalismos do que propriamente as universidades.
BARRUCHO, L. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 8 set. 2019 (adaptado).

Os pontos de vista dos historiadores referidos no texto são divergentes em relação ao

  • a) papel desempenhado pelas instituições de ensino na criação das múltiplas identidades.
  • b) controle exercido pelos grupos de imprensa na centralização das esferas administrativas.
  • c) abandono sofrido pelas comunidades de docentes na concepção de coletividades políticas.
  • d) lugar ocupado pelas associações de acadêmicos no fortalecimento das agremiações estudantis.
  • e) protagonismo assumido pelos meios de comunicação no desenvolvimento das nações alfabetizadas.