Simulado HCPA - Enfermagem | CONCURSO
📚 Simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre | Técnico de Enfermagem | cód.3808
Está focado no concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻
🔗 Vejam mais simulados HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- 👔 Cargo: Técnico de Enfermagem
- 📚 Matéria: Enfermagem
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FAURGS
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Ver apostilas para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
📢 Concursos Abertos para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Veja os concursos abertos da instituição HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #42326
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação a crianças que passam por procedimentos cirúrgicos que exigem preparo psicológico e físico no pré-operatório, observe as afirmações abaixo.
I - A brincadeira é estratégia eficaz para preparar as crianças, aumentando sua familiaridade com os procedimentos médicos, bem como diminuindo a ansiedade.
II - A presença dos pais durante a indução da anestesia é permitida em algumas instituições hospitalares. Os benefícios proporcionados por essa técnica podem minimizar a necessidade da pré-medicação e reduzir o conflito que geralmente ocorre com a separação.
III - A restrição de líquidos e alimentos antes da cirurgia evita a broncoaspiração durante a anestesia; lactentes não devem permanecer sem líquidos, por via oral, por um período prolongado no pré-operatório, para evitar a depletação do glicogênio e a desidratação.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #42329
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considere as afirmações abaixo em relação ao processo de enfermagem.
I - O histórico de enfermagem deve incluir as informações a respeito das origens biofísicas, psicológicas, socioculturais e espirituais do paciente.
II - O diagnóstico de enfermagem se refere ao julgamento clínico a respeito das respostas do indivíduo, da família ou da comunidade aos problemas de saúde do momento ou em potencial e dos processos da vida.
III - O planejamento é a etapa do processo de enfermagem que desenvolve e aplica estratégias de intervenção de enfermagem.
IV - A evolução é a etapa do processo de enfermagem que desenvolve um plano de cuidados, iniciando as intervenções que foram identificadas naquele momento.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas I e III.
- e) Apenas III e IV.
- #42331
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O médico ou enfermeiro que deixar de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento envolvendo suspeita ou confirmação de ____________ contra criança ou adolescente poderá sofrer pena de __________. Por deixar de __________ o neonato e parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de realizar os exames de que trata esta Lei no art. 10, poderá o profissional médico ou enfermeiro sofrer pena de ___________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima, no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
- a) discriminação – multa de 6 a 40 salários de referência – receber corretamente – detenção de dois a oito anos
- b) negligência – detenção de dois a oito anos – identificar corretamente – multa de 6 a 40 salários de referência
- c) maus tratos – detenção de seis meses a dois anos – medicar corretamente – multa de 3 a 20 salários de referência
- d) discriminação – detenção de seis meses a dois anos – medicar corretamente – multa de 3 a 20 salários de referência
- e) maus tratos – multa de 3 a 20 salários de referência – identificar corretamente – detenção de seis meses a dois anos
- #42335
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) cerca de 60% dos casos são causados pelo vírus sincicial respiratório e, geralmente, os surtos comunitários são mais frequentes no inverno e na primavera.
- b) é uma infecção virótica autolimitada, mas potencialmente grave, com inflamação e obstrução predominante em vias aéreas superiores de lactentes pequenos, podendo ocorrer até dois anos de idade.
- c) os fatores de risco estão associados a crianças com idade entre dois e seis anos que não receberam leite materno, imunodeficientes, prematuras extremas e com mãe fumante.
- d) cerca de 10% dos casos exigem internação hospitalar e, desses, cerca de 30% necessitam internação em terapia intensiva.
- e) a mortalidade é em torno de 5%, e cerca da metade dos pacientes que tiveram bronquiolite grave apresentarão episódios de broncoespasmo nos anos seguintes.
- #42336
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as doenças hepáticas e gastrointestinais às suas respectivas definições ou causas.
(1) Insuficiência hepática
(2) Hepatite viral
(3) Colestase neonatal
(4) Ascite
(5) Encefalopatia hepática
( ) Doença necroinflamatória do fígado.
( ) Disfunção hepática que pode ser aguda ou crônica, podendo evoluir para necessidade de transplante hepático.
( ) Pode ser causada por obstrução biliar, atresia das vias biliares, hepatite ou cisto de colédoco.
( ) Quadro caracterizado por agressividade, irritabilidade, hipoatividade, confusão mental, alterações motoras.
( ) Aumento do volume abdominal, às vezes, com necessidade de paracentese de alívio ou diagnóstica.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima pra baixo, é
- a) 3 – 1 – 2 – 4 – 5.
- b) 1 – 3 – 5 – 2 – 4.
- c) 3 – 2 – 1 – 4 – 5.
- d) 1 – 2 – 3 – 5 – 4.
- e) 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
- #42337
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
- a) Hipotonia, taquipneia e sudorese.
- b) Vasoconstrição, letargia e alcalose.
- c) Sucção débil, sudorese e apneia.
- d) Hipertonia, tremores e taquicardia.
- e) Apneia, queda de saturação de O2 e hipotonia.
- #42338
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quanto à anafilaxia e reações alérgicas graves, considere as afirmações abaixo.
I - Urticária ou edema angioneurótico associados são indicadores de quadro clínico de origem alérgica.
II - Casos graves e não tratados tendem a evoluir para bradicardia, arritmias, edema pulmonar não cardiogênico, convulsões, hipoxemia, acidose grave e parada cardíaca.
III - Ocorre aparecimento lento e progressivo de quadro de colapso vascular, obstrução respiratória alta ou broncoespasmo, horas depois do contato com agente causal, podendo ser fatal.
Quais estão corretas?
- a) Apenas I.
- b) Apenas I e II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.
- #42339
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) A enfermagem e suas atividades auxiliares somente podem ser exercidas por pessoas legalmente habilitadas e inscritas no Conselho Regional de Enfermagem com jurisdição em qualquer área independentemente de onde ocorra o seu exercício.
- b) O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, realizando orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar e participando no planejamento da assistência de enfermagem.
- c) O técnico de enfermagem deve participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau avançado, devendo evitar sua participação na programação da assistência de enfermagem.
- d) O técnico de enfermagem exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento.
- e) As atividades do técnico de enfermagem, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde, podem ser desempenhadas sem a orientação e supervisão do enfermeiro.
- #42340
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
- a) 3 horas.
- b) 4 horas.
- c) 6 horas.
- d) 8 horas.
- e) 12 horas.
- #42341
- Banca
- FAURGS
- Matéria
- Enfermagem
- Concurso
- HCPA-Hospital de Clínicas de Porto Alegre
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considere as afirmações abaixo quanto aos cuidados pós-operatórios.
I - A incidência de complicações pós-operatórias graves em crianças saudáveis e submetidas à cirurgia é inferior a 1%; mas, no período de pós-operatório imediato, é essencial a monitoração contínua das condições cardiopulmonares.
II - A monitorização da saturação do oxigênio, o fornecimento de oxigênio suplementar, a manutenção da temperatura corporal e a promoção do equilíbrio hidroeletrolítico são aspectos importantes do tratamento pós-operatório imediato.
III - Os sinais vitais são monitorados esporadicamente, e cada sinal é avaliado em termos dos efeitos colaterais da anestesia, choque ou comprometimento da respiração.
Quais estão corretas?
- a) Apenas II.
- b) Apenas I e II.
- c) Apenas I e III.
- d) Apenas II e III.
- e) I, II e III.