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Simulado Grande Recife de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Grande Recife de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO GRANDE RECIFE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Grande Recife.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Grande Recife que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Grande Recife, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Grande Recife de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Grande Recife.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Grande Recife. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Grande Recife
Para realizar o simulado Grande Recife você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Grande Recife você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Grande Recife é aqui!


#157148
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Grande Recife
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(1,0) 1 - 

Em função do processo de remuneração, assinale nas afirmações abaixo V para as verdadeiras ou F para as falsas.


( ) O salário direto compreende a compensação decorrente da contraprestação do serviço no cargo ocupado, o qual pode ser expresso por hora, dia, semana mês etc.

( ) O salário indireto compreende a compensação decorrente da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização (férias, gratificações etc.).

( ) A remuneração compreende as compensações decorrentes do salário direto e do salário indireto.

( ) A compensação é o sistema de incentivos e recompensas que a organização estabelece para remunerar e recompensar os funcionários pela execução de tarefas organizacionais.


Assinale a alternativa que identifica a seq uência CORRETA.

  • a) V, V, V e V.
  • b) F, F, F e F.
  • c) F, V, F e V.
  • d) V, F, F e V.
  • e) V, V, V e F.
#157149
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Grande Recife
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(1,0) 2 - 

Considere as seguintes informações sobre determinado cargo: i – receber, classificar e distribuir correspondência (circular), pastas, relatórios e impressos, anotando sua devolução e arquivando; ii – exige discrição acentuada em assuntos confidenciais e tato para obter cooperação; trabalho onde a frequência exigida de contatos é muito acentuada (Adaptado de Chiavenato, 2004).


Em função do processo de análise e descrição de cargos, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) O item (i) e o item (ii) correspondem tanto à descrição como a análise do cargo.
  • b) O item (i) e o item (ii) correspondem à análise do cargo.
  • c) O item (i) e o item (ii) correspondem à descrição do cargo.
  • d) O item (i) corresponde à análise do cargo, e o item (ii), à descrição do cargo.
  • e) O item (i ) corresponde à descrição do cargo, e o item (ii), à análise do cargo.
#157150
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(1,0) 3 - 

Sobre o processo grupal, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) O momento de formação de um grupo caracteriza-se pela definição dos objetivos, da estrutura de funcionamento e da identificação do tipo de liderança.
  • b) O estabelecimento das normas grupais que, dependendo do tipo de grupo, pode ou não ocorrer, tem, dentre outros objetivos, aumentar a previsibilidade do comportamento dos membros.
  • c) Após a formação do grupo, observa-se a ocorrência de conflitos intragrupais , oriundos da resistência ao controle do indivíduo pelo grupo e da escolha consensual da liderança.
  • d) O grupo pressupõe a definição de um líder formal e institucionalmente legitimado, o qual pode exercer o poder de várias formas, por exemplo, de forma autocrática ou democrática.
  • e) A constituição de um grupo pressupõe que seus membros se apercebam como uma unidade conjunta e motivada em torno dos mesmos objetivos que tenham certo grau de coesão.
#157151
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(1,0) 4 - 

Uma equipe, para que se apresente eficaz em sua organização, desenvolvimento e funcionamento, compreende um conjunto de determinadas características. Assinale a alternativa que NÃO contempla uma dessas características.

  • a) Os seus objetivos devem ser claros e compreendidos por todos os membros.
  • b) Os seus membros devem manter uma relação de confiança mútua.
  • c) Deve valorizar o desenvolvimento de atitudes que autocensurem modificações no consenso grupal.
  • d) Os meios para alcançar os objetivos devem configurar um compromisso coletivo.
  • e) Deve demonstrar habilidade para negociar o consenso interno e a aceitação externa
#157152
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(1,0) 5 - 

Observe a seguinte definição: É preciso delegar autoridade as pessoas para que tomem decisões e participem ativamente da organização. Em um ambiente de negócios caracterizado pela intensa competição global e pelo rápido surgimento de novas tecnologias, abrir mão do controle centralizado parece ser a solução viável que promove velocidade, flexibilidade e capacidade de decisão da organização (Adaptado de Chiavenato, 2004).


Assinale a alternativa que denomina, CORRETAMENTE, o conceito descrito.

  • a) Absenteísmo.
  • b) Empowerment.
  • c) Reengenharia.
  • d) Biofeedback .
  • e) Sinergia.
#157153
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(1,0) 6 - 

A etapa final de um processo de treinamento é a avaliação dos resultados obtidos. Neste contexto, analise as seguintes afirmações:


I. Em geral, o processo avaliativo compreende a aferição do resultado dos módulos de treinamento a partir da mensuração das mudanças técnicas e comportamentais, segundo as metas estabelecidas.

II. A eficácia de um treinamento é aferida pela reação, positiva ou negativa, ao conteúdo e ao instrutor do módulo, a qual assegura, qualitativa e quantitativamente, a efetivação da mudança pretendida.

III. Entre os indicadores que permitem constatar os resultados de um módulo de treinamento, temos: aumento de habilidades, otimização da eficiência, aumento da produtividade e redução do índice de acidentes.


Assinale a alternativa que i dentifica a(s) afirmação(ões) INCORRETA(S).

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) II e III apenas.
#157154
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(1,0) 7 - 

Em função do processo de treinamento, analise as seguintes afirmações:


I. É uma ação educativa que, mediante a análise prévia da força de trabalho (funcionários), visa desenvolver, de forma sistemática e organizada, a aprendizagem de conhecimentos específicos, de atitudes e de habilidades.

II. É um processo que se inicia com o recrutamento externo dos funcionários mediante a aplicação da ficha profissiográfica. Em seguida, considerando- se as características individuais e grupais identificadas, são definidas e aplicadas as técnicas de treinamento (simulação, palestras, atividades práticas etc.).

III. Não configura uma despesa, mas um investimento, uma vez que visa permitir uma maior eficácia no desempenho da equipe, e, portanto, uma melhora na consecução dos objetivos organizacionais e da tarefa.

IV. Em geral, proporciona condições para uma contínua qualificação e desenvolvimento profissional do funcionário, tanto em relação a sua ocupação atual como, também, para outras funções que possa vir a ocupar.


Assinale a alternativa que identifica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  • a) I, II e III, apenas.
  • b) I, II e IV, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) II, III e IV, apenas.
  • e) III e IV, apenas
#157155
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(1,0) 8 - 

Considerando o processo de treinamento, assinale a alternativa cujo indicador está INCORRETAMENTE relacionado à necessidade de seu planejamento e execução.

  • a) Baixa produtividade
  • b) Inexistência de um plano de assistência médica.
  • c) Avaria frequente em equipamentos.
  • d) Excesso de erros e desperdício.
  • e) Elevado número de acidentes.
#157156
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(1,0) 9 - 

Observe a seguinte situação: João é um vendedor de uma empresa e, no happy hour das sextas-feiras, muito expressivo e sociável, anima os colegas com seus magistrais solos de violão. Seu chefe, frequentemente, ressalta a todos: “João é, sempre, uma pessoa comunicativa”.


Em função dessa situação e considerando que o chefe realiza semestralmente uma avaliação do desempenho a qual tem sido favorável a João, assinale a alternativa que explica essa avaliação.

  • a) É uma avaliação errada, pois se baseia numa característica extracargo - a comunicabilidade de João - a qual não está diretamente relacionada ao exercício do cargo de vendedor.
  • b) É uma avaliação errada, pois se observa a supervalorização de um traço de personalidade (comunicabilidade), em detrimento de aspectos, como, por exemplo, a produtividade.
  • c) É uma avaliação correta, pois, inconscientemente, valoriza uma característica potencial de João, ou seja, sua comunicabilidade, a qual assegura um bom desempenho ao cargo de vendedor.
  • d) É uma avaliação correta, caso a comunicabilidade refira o convívio de João com os colegas de trabalho e clientes, independentemente do ambiente extracargo
  • e) O processo avaliativo é improcedente, pois o cargo de vendedor prescinde da comunicabilidade, a qual expressa um componente subjetivo, portanto, impossível de ser objetivamente aferido.
#157157
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(1,0) 10 - 

Considerando os fundamentos da avaliação de desempenho, assinale a alternativa que NÃO contempla um d e seus objetivos.

  • a) Reciclar as habilidades individuais para adaptação ao cargo.
  • b) Estimular o aum ento da produtividade.
  • c) Fornecer feedback aos empregados.
  • d) Subsidiar programas de promoções e transferências.
  • e) Promover o autoaperfeiçoamento do funcionário.
#157158
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(1,0) 11 - 

Em relação ao processo comunicativo no contexto organizacional, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras ou F para falsas.


( ) A fonte primária de uma determinada mensagem pode ou não ser o emissor, todavia a transformação da uma ideia numa mensagem, segundo certos símbolos, corresponde, sempre, ao processo de decodificação.

( ) A dificuldade de compreensão da mensagem entre o gerente e seus liderados pode estar associada a ruídos oriundos de fatores externos, como, por exemplo, a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem.

( ) O feedback dado pelo gerente ao subordinado é um exemplo de comunicação descendente, ou seja, aquela que vai do líder para o liderado.


Assinale a alternativa que identifica a sequência avaliativa CORRETA.

  • a) V, V e V.
  • b) F, F e F.
  • c) F, V e V.
  • d) V, F e V.
  • e) V, V e F.
#157159
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(1,0) 12 - 

Considere a seguinte definição:


“É o índice do número de empregados desligados da empresa num determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos. Nesse índice, consideram-se somente os demitidos, somente os demissionários ou os demitidos e os demissionários. Em função dele, pode-se acionar o serviço de recrutamento e seleção para reposição do quadro de funcionários (adaptado de Marras, 2003)”.


Assinale a alternativa que denomina, CORRETAMENTE, o conceito descrito.

  • a) Rotatividade de pessoa
  • b) Aumento de quadro planejado.
  • c) Aumento de quadro circunstancial.
  • d) Encarreiramento funcional.
  • e) Reengenharia de pessoal.
#157160
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(1,0) 13 - 

Um candidato ao cargo de controlador de v oo deve, dentre outras características, apresentar um bom tempo de reação, ou seja, demonstrar rapidez de resposta quando aparece um estímulo, como, por exemplo, apertar um botão em reação a uma luz. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta, CORRETAMENTE, a estratégia de seleção a ser utilizada para a avaliação objetiva desta característica.

  • a) Prova objetiva de conhecimento.
  • b) Situação de simulação.
  • c) Entrevista.
  • d) Testagem psicométrica.
  • e) Dinâmica de grupo.
#157161
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(1,0) 14 - 

é uma técnica que pode estar ou não associada a outras, como, por exemplo, a dinâmica de grupo.

  • a) é uma técnica que pode estar ou não associada a outras, como, por exemplo, a dinâmica de grupo.
  • b) em geral, é previamente planejada, ou seja, é uma entrevista semiestruturada.
  • c) compreende uma relação interpessoal baseada no estabelecimento do rapport.
  • d) o entrevistador deve abordar, dentre outros conteúdos, aqueles oriundos da análise do currículo.
  • e) para uma avaliação objetiva, é preciso desconsiderar os aspectos não-verbais do comportamento.
#157162
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(1,0) 15 - 

Em relação ao processo de recrutamento, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) A adequada identificação das fontes supridoras de recursos humanos permite a redução dos custos e a otimização do tempo associadas ao processo de recrutamento.
  • b) O recrutamento interno ocorre quando a vaga é preenchida pelo remanejamento dos empregados da própria organização, por exemplo, quando se efetiva a promoção de pessoal.
  • c) Uma das vantagens do recrutamento externo é a possibilidade de inserção de recursos humanos que proponham novas concepções e formas de abordagem dos problemas organizacionais.
  • d) O recrutamento externo, mais econômico e rápido que o interno, ocorre quando a organização, recorrendo a anúncio em jornais, pretende preencher a vaga com candidatos estranhos à organização.
  • e) Um dos aspectos favoráveis ao recrutamento interno é a intensificação do estado motivacional dos funcionários, pois são estimulados a uma atitude permanente de autoaperfeiçoamento e autoavaliação.