Processando...

Simulado GHC - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado GHC - Língua Portuguesa

OBJETIVOS | Simulado GHC - Língua Portuguesa

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado GHC - Língua Portuguesa

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Fundamental do concurso GHC.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado GHC - Língua Portuguesa

Este simulado contém questões da banca FUNDATEC, para nível Fundamental do cargo de Auxiliar Técnico de Higienização Hospitalar. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes GHC.

*Conteúdo Programático do Simulado GHC - Língua Portuguesa.

Língua Portuguesa

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.

#43139
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Qual alternativa apresenta o sinônimo da palavra ingênuo (l.40)?

  • a) inocente.
  • b) malicioso.
  • c) utópico.
  • d) infantil.
  • e) ingênito.
#43140
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Considerando o uso que tem no texto, a palavra exagerado (l.28) pode ser substituída, sem alterar o sentido, por:

  • a) abrasivo.
  • b) diminuído.
  • c) grande.
  • d) importante.
  • e) demasiado.
#43141
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a ideia geral do texto.

  • a) Os antibióticos desenvolvidos e o plano para melhorá-los no futuro.
  • b) As epidemias existentes e futuras e as estratégias para combatê-las.
  • c) O surgimento do ebola e do H1N1 e as formas de erradicá-los.
  • d) As armas do homem contra as doenças infecciosas.
  • e) Métodos e planejamento para evitar as doenças virais.
#43142
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Analise as afirmações a respeito de frases retiradas do texto, levando em conta o contexto de ocorrência, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) E a doença que ele provocava foi batizada de gripe suína. (l.20) – O termo ‘batizada’ foi utilizado de forma figurada, para dizer que a doença foi chamada de gripe suína.

( ) mas está perdendo terreno. (l.33) – Essa frase demonstra que houve perda de terras e propriedades devido à tentativa de redução do uso dos antibióticos.

( ) Nossas armas estão acabando. (l.35) – As ‘armas’ que são mencionadas nessa frase se referem aos antibióticos que podem acabar com os vírus e bactérias existentes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – V – F.
  • b) V – V – V.
  • c) V – F – F.
  • d) F – F – F.
  • e) V – F – V.
#43143
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Considerando a frase "A realidade do século 21 é muito mais dura." (l.41), analise as seguintes afirmações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A frase poderia ser reescrita, mantendo o sentido que tem no texto, da seguinte forma: “A realidade do século 21 é muito mais difícil”.

( ) Pode-se perceber que a ideia dessa frase é uma comparação do século 21 com outras épocas (não mencionadas especificamente no texto).

( ) A frase passa a ideia de que, se houver uma epidemia futuramente, não conseguiremos combatê-la.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) F – V – F.
  • b) V – V – V.
  • c) V – F – F.
  • d) F – F – F.
  • e) V – F – V.
#43144
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa que apresenta o antônimo da palavra pior (l.24 – nas duas ocorrências).

  • a) ruim.
  • b) bom.
  • c) mau.
  • d) melhor.
  • e) péssimo.
#43145
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

A partir da frase "A humanidade tem tentado reduzir o uso dos antibióticos (no Brasil, por exemplo, agora só é possível comprá-los com receita, que fica retida na farmácia) e criar novas versões deles" (l.31-33), analise as seguintes afirmações:

I. A humanidade está cansada de tentar reduzir o uso de antibióticos.

II. Essa ação de tentar reduzir o uso de antibióticos e criar novas versões deles é um processo contínuo, que começou no passado e ainda continua no presente.

III. Somente os brasileiros usam poucos tipos de antibióticos.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) Apenas II e III
#43146
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Assinale a alternativa cuja pergunta NÃO pode ser respondida pelo texto.

  • a) Quais são os antibióticos mais eficazes?
  • b) Onde surgiu a gripe suína?
  • c) Quais são alguns dos sintomas do ebola?
  • d) Como surgiu o supervírus H1N1?
  • e) Existe algum plano para atacar possíveis bactérias futuras?
#43147
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

O primeiro parágrafo do texto aborda, predominantemente, o seguinte tema:

  • a) Epidemias em geral.
  • b) Os problemas da saúde.
  • c) A fragilidade do ser humano.
  • d) O ebola.
  • e) Os vírus e as bactérias existentes.
#43148
Banca
FUNDATEC
Matéria
Português
Concurso
GHC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa que apresenta outro título adequado para o texto.

  • a) A luta contra o ebola
  • b) A história das epidemias no mundo.
  • c) O futuro da humanidade e as epidemias.
  • d) Como se prevenir dos vírus e bactérias.
  • e) Cuidar da saúde é essencial.