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Simulado Fisiologia do Exercício | CONCURSO

Simulado Fisiologia do Exercício

Simulado Fisiologia do Exercício

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Este Simulado Fisiologia do Exercício foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Fisiologia do Exercício
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Fisiologia do Exercício

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#246104
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(1,0) 1 - 

A quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo denomina-se

  • a) potencial anaeróbio.
  • b) capacidade vital.
  • c) Imagem 001.jpg máximo.
  • d) resistência muscular localizada.
#246105
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(1,0) 2 - 

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

  • a) débito cardíaco menos elevado.
  • b) volume sistólico menos elevado.
  • c) débito cardíaco mais elevado.
  • d) retorno à frequência cardíaca basal mais lento.
#246106
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(1,0) 3 - 

Identifique o conceito que se baseia na noção de que os atletas podem manter uma carga submáxima específica sem fadiga.

  • a) Isometria cíclica
  • b) Compensação progressiva.
  • c) Capacidade ventilatória
  • d) Potência crítica.
#246107
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(1,0) 4 - 

Analise as asserções abaixo relativas à reposta do organismo humano ao exercício físico e responda.

I. Dentre as diversas manifestações do organismo ao exercício físico dentre as quais o profissional de Educação Física pode basear-se na elaboração de programas voltados a prescrição de atividade física está o limiar anaeróbio.

Porque

II. O limiar anaeróbio se constitui no ponto em que as demandas metabólicas do exercício não podem mais ser satisfeitas pelas fontes aeróbias disponíveis e no qual ocorre a estabilização do metabolismo anaeróbio, refletindo a estabilização da concentração sérica de lactato.

Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

  • a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição é falsa.
  • b) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
  • c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
  • d) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
#246108
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(1,0) 5 - 

O consumo máximo de oxigênio (VO2max.) pode ser conceituado segundo Wilmore e Costill (2001) como a capacidade máxima de consumo de oxigênio pelo corpo durante o esforço máximo. É também conhecida como potência aeróbia, captação máxima de oxigênio, ingestão máxima de oxigênio e capacidade de resistência cardiorrespiratória.

Todas as alternativas abaixo são fatores fisiológicos que influenciam o VO2 máx., EXCETO:

  • a) A liberação de oxigênio ao músculo.
  • b) A captação de oxigênio pelo músculo.
  • c) A diminuição da temperatura corporal.
  • d) A genética e o treinamento físico.
#246109
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(1,0) 6 - 

A estimulação das adaptações estruturais e funcionais que aprimoram o desempenho em tarefas específicas constitui o principal o principal objetivo do treinamento com exercícios (McARDLE, KATCH e KATCH,2003) . O planejamento das ações visando estas adaptações deve respeitar entre outros aspectos a determinados princípios de condicionamento fisiológico com vistas a aprimorar o desempenho.
Relacione os princípios relacionados na coluna da esquerda aos seus conceitos apresentados na coluna da direita.

I – Princípio de Sobrecarga
II – Princípio de Especificidade
III – Princípio de Diferenças Individuais
IV – Princípio da Reversibilidade

A - Refere-se às adaptações nas funções metabólicas e fisiológicas que dependem do tipo de carga imposta.
B -Declínio ou perda das adaptações fisiológicas e de desempenho decorrente da diminuição ou encerramento da participação no exercício regular.
C - Exercício realizado com intensidade acima dos níveis em relação aos quais o indivíduo encontra-se adaptado, por meio da manipulação das variáveis como frequência, intensidade e duração.
D - Os benefícios ótimos do treinamento são conseguidos com programas de exercícios ajustados às necessidades e capacidades próprias do participante.

  • a) I - B; II - C; III - D; IV - A.
  • b) I - C; II - A; III - D; IV - B.
  • c) I - A; II - D ; III - B; IV - C.
  • d) I - C; II - B; III - A; IV - D.
#246110
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(1,0) 7 - 

Um importante componente para o planejamento visando à prescrição de atividades físicas são os testes. Estes devem medir, consistentemente, o que se pretende que meçam e devem ter o mesmo resultado independente da pessoa que o está aplicando (MARINS e GIANNICH, 1998). Os testes forma idealizados com vistas a estabelecer parâmetros em relação à seus objetivos. Desta forma associe os testes contidos na coluna da esquerda com seu objetivo contido na coluna da esquerda.

I. Preensão Manual
II. Impedância Bioelétrica
III. Wingate
IV. Goniométrico

A – Potência aeróbia
B – Força
C – Composição corporal
D – Flexibilidade

A correta associação encontra-se localizada na alternativa:

  • a) I - A; II - D; III - B; IV - C;
  • b) I - B; II - C; III - A; IV - D;
  • c) I - C; II - B; III - D; IV - A;
  • d) I - D; II - A; III - C; IV - B;
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(1,0) 8 - 

Nas aulas de Educação Física daquele bimestre, o tema de estudo é a aptidão física. Para estudar o tema, o professor decide submeter seus alunos a alguns testes objetivando que eles se conheçam melhor e se interessem pelo assunto.
O primeiro teste foi de velocidade máxima no qual os alunos percorriam a distância de 50 metros no menor tempo possível. Após alguns minutos de descanso, os alunos realizaram um teste de velocidade prolongada, onde tentavam percorrer a maior distância possível em um período de tempo de 1 minuto e 30 segundos.
Dois dias depois, o professor aplicou o terceiro teste, o teste de Cooper, cujo resultado dos alunos é a maior distância percorrida em 12 minutos.

Em relação ao metabolismo energético, assinale a alternativa que contém os sistemas de transferência de energia requeridos em cada teste, respectivamente.

  • a) aeróbico; do ácido lático; ATP – CP
  • b) aeróbico; ATP – CP; do ácido lático.
  • c) ATP – CP; aeróbico; do ácido lático
  • d) ATP – CP; do ácido lático; aeróbico.
#246112
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(1,0) 9 - 

Nas aulas de Educação Física daquele bimestre, o tema de estudo é a aptidão física. Para estudar o tema, o professor decide submeter seus alunos a alguns testes objetivando que eles se conheçam melhor e se interessem pelo assunto.
O primeiro teste foi de velocidade máxima no qual os alunos percorriam a distância de 50 metros no menor tempo possível. Após alguns minutos de descanso, os alunos realizaram um teste de velocidade prolongada, onde tentavam percorrer a maior distância possível em um período de tempo de 1 minuto e 30 segundos.
Dois dias depois, o professor aplicou o terceiro teste, o teste de Cooper, cujo resultado dos alunos é a maior distância percorrida em 12 minutos.


Em relação aos aspectos nutricionais, assinale a alternativa que contém o tipo de nutriente mais adequado a ingerir antes do primeiro dia de testes para que os alunos tenham o máximo de energia disponível para as atividades.

  • a) Carboidratos.
  • b) Proteínas.
  • c) Lipídios.
  • d) Cálcio
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(1,0) 10 - 

Em movimentos rápidos que não duram mais do que 10 segundos, utiliza-se o sistema

  • a) anaeróbio lático.
  • b) glicolítico.
  • c) anaeróbio alático.
  • d) potássio.