Simulado FEI | CONCURSO
- #183671
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
De acordo com o poema e o tratamento dado ao tema, é correto afirmar que:
I - O medo a que se refere o autor é algo provisório, que se findará com a guerra.
II - O medo a que se refere o autor causa suspensão de todas as atividades humanas, tornandose, assim, o único tema que se pode cantar.
III - O medo, além de presente em todas as relações, tornou-se o centro de toda ação humana.
IV - O resultado do medo é a morte.
V - O medo tem alvos específicos: ditadores, democratas e a morte.
- a) Todas estão corretas, exceto I.
- b) Todas estão corretas, exceto II.
- c) Apenas I e IV estão corretas.
- d) Apenas II e III estão corretas.
- e) Apenas IV e V estão corretas.
- #183672
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
As orações “que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos” e “que esteriliza os abraços” (versos 02 e 03) se relacionam aos termos “amor” e “medo”, porque:
- a) Restringem esses termos, dando-lhes maior definição.
- b) Explicam esses termos, indicando uma visão sobre o amor e o medo no contexto histórico de produção do poema.
- c) Estabelecem uma contraposição em relação aos termos, de modo a especificá-los no contexto
- d) Indicam a causa do amor e do medo, indicando-lhes a origem.
- e) Apontam para as consequências que o amor e o medo geraram no contexto histórico da produção do poema.
- #183673
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os termos “dos soldados” e “das mães” (verso 07) podem ser considerados:
- a) Complementos nominais, pois complementam o termo “medo”, indicando quem é o alvo do sentimento.
- b) Objetos indiretos, pois são complementos de verbos transitivos indiretos.
- c) Adjuntos adnominais, pois determinam o termo “medo”, indicando de quem é o sentimento.
- d) Adjuntos adverbiais, por indicarem finalidade para o verbo da oração
- e) Sujeitos do sentimento expresso pelo termo “medo”.
- #183674
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O poema é estruturado por meio de duas frases. Nas orações em que se observa os verbos “cantar” e “morrer”, eles podem ser classificados respectivamente como:
- a) Verbo intransitivo e verbo transitivo direto.
- b) Verbo transitivo indireto e verbo intransitivo
- c) Verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto
- d) Verbo transitivo direto e verbo intransitivo
- e) Verbo intransitivo e verbo transitivo indireto.
- #183675
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Considerando o período “não cantaremos o ódio porque esse não existe” (verso 04), observamos que há uma relação entre a primeira e a segunda oração. Assinale a alternativa que estabelece a relação correta.
- a) Há uma relação de consequência, indicada em “porque esse não existe”
- b) Há uma relação de oposição, indicada em “porque esse não existe”.
- c) Há uma relação de causalidade, indicada em “porque esse não existe”.
- d) A oração principal é isolada e não há relação de sentido entre as duas.
- e) Há apenas uma oração.
- #183676
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Nos dois primeiros versos do poema, observa-se o uso evidente da linguagem conotativa. A construção “o amor [...] se refugiou mais abaixo dos subterrâneos” é exemplo da seguinte figura de linguagem:
- a) Prosopopeia, dada a personificação do elemento “amor”.
- b) Metonímia, dado que o medo representa elementos mais abrangentes.
- c) Gradação, dado que há uma intensificação do amor no movimento de descer aos subterrâneos
- d) Paradoxo, dado o caráter contraditório do amor em relação a palavra “subterrâneos”
- e) Antítese, dada a oposição explícita entre os sentidos de “amor” e “subterrâneo”.
- #183677
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Observe os versos 10 e 11 do poema: “depois morreremos de medo / e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas”. A classificação morfológica das palavras “medo” e “medrosas”, no contexto, é respectivamente
- a) Advérbio e adjetivo
- b) Substantivo e adjetivo.
- c) Substantivo e advérbio
- d) Adjetivo e substantivo
- e) Adjetivo e advérbio
- #183678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre o uso das reticências nesse texto, é correto afirmar que elas se relacionam aos gestos cautelosos indicados no poema. Assim, evidencia-se que este sinal de pontuação foi usado para indicar:
- a) Hesitação e movimentos do gato.
- b) Dúvida do eu lírico
- c) Elementos subentendidos.
- d) Uma sugestão para que o leitor complete o raciocínio
- e) Interrupção do pensamento do eu lírico.
- #183679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Observe os versos 3 e 4: “Fita-me. / Fitamo-nos.” Indique a melhor explicação para a colocação pronominal neste trecho e o efeito de sentido que ela gera no poema:
- a) O pronome oblíquo inicia a oração, de acordo com a norma gramatical.
- b) O uso da próclise, comum na linguagem falada, confere ao poema uma característica de informalidade.
- c) O uso da mesóclise produz um estranhamento no leitor, por isso chama sua atenção e o atrai.
- d) A ênclise produz um erro gramatical, conferindo estranhamento durante a leitura do poema.
- e) A ênclise é utilizada de acordo com a norma padrão escrita e confere ao poema ritmo e sonoridade que se assemelha aos movimentos narrados.
- #183680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FEI
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Nos últimos versos há um desfecho para a cena narrada: “Como duas criaturas incomunicáveis e solitárias / Que fossem feitas cada uma por um Deus diferente”. Indique a paráfrase que não ocasionou perda de sentido do poema, considerando seu desfecho:
- a) O poema indica a diferença entre as duas criaturas de modo a validar que gatos são animais que simbolizam o azar.
- b) O poema narra uma cena em que se percebe a impossibilidade de interação entre gatos e seres humanos, dada a natureza repulsiva do gato.
- c) O ser humano e o gato são comparados de modo a explicitar a superioridade humana
- d) O poema narra uma cena em que o autor do poema acha o gato muito estranho, porque ele não fala.
- e) O poema narra cena de interação entre humano e gato; o primeiro interpreta o gato como ser misterioso, como uma criatura de origem muito diferente da sua.