Simulado FCM-UPE | CONCURSO
SIMULADO FCM-UPE
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos FCM-UPE.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FCM-UPE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores FCM-UPE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FCM-UPE contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos FCM-UPE.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos FCM-UPE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO FCM-UPE
Para realizar o simulado FCM-UPE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FCM-UPE você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para FCM-UPE é aqui!
- #183471
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na perspectiva de Dimenstein (1998), para sairmos dos impasses vi vidos hoje pelos psicólogos no campo da assistência à saúde pública , é preciso
- a) repensar os nossos modelos de atuação.
- b) complementar a formação profissional através do ingresso em cursos de pós-graduação.
- c) garantir novos arranjos curriculares.
- d) priorizar o atendimento em grupo.
- e) implementar grupos Ballint nos serviços em que estão os psicólogos.
- #183472
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Quanto à s questões abordadas por Ayres (2001), ao discutir sobre o lugar do sujeito nas práticas de saúde, assinale a alternativa CORRETA
- a) A concepção de sujeito presente de forma predominante no pensamento sanitário está em sintonia com os principais pressupostos e valores que orientam hegemonicamente tal pensamento na atualidade.
- b) Abordar a subjetivação como processo em detrimento da noção de sujeito em sua força etimológica de substrato favoreceria uma ação junto ao paciente marcada pela passividade deste último.
- c) É possível problematizar a noção de sujeito, sem questionar a ideia de permanência, de mesmidade, que reside no âmago do sujeito-identidade.
- d) O ser histórico é o ser produtor, ou seja, é aquele que melhora ou acrescenta coisas ou ideias para o progresso da vida humana.
- e) Não é necessário distinguir cuidar de tratar, curar ou controlar.
- #183473
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considerando o que Solis-Ponton (2004) define como parentalidade, assinale a alternativa CORRETA.
- a) As fantasias da mãe, relacionadas a se u bebê, no decorrer da gravidez.
- b) As fantasias do pai, em relação a seu bebê, durante a gestação do bebê.
- c) As fantasias de ambos os pais durante a gravidez do seu bebê.
- d) Um trabalho produzido pela intervenção de um profissional da área de saúde junto aos futuros pais.
- e) Implica a noção de estudo, de conhecimento. Seria o estudo dos vínculos de parentesco e dos processos psicológicos que se desenvolvem a partir daí.
- #183474
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em uma visita à casa de uma senhora que tinha sido diagnosticada como tendo uma psicose e que vivia com sua filha pequena Clara e sua irmã, esta última descreveu a sobrinha como uma criança ajuizada, sossegada, sensata e tranquila que permanecia na mesa, após as refeições e só se levantava quando lhe davam permissão. Uma criança perfeita, disse a tia, uma criança-modelo. Durante a visita a essa família, a mãe, com o olhar vago , fazia meneios com a cabeça, e Clara, sentada ao seu lado, demonstrava muita preocupação e uma atitude de grande vigilância. Do ponto de vista de Béguier (2004), quando se trabalha a parentalidade de pacientes com diagnóstico de psicose, qualquer que seja a modalidade de atendimento, a visão deve ser sempre a mesma. Assinale a alternativa CORRETA sobre tal abordagem.
- a) Numa perspectiva de prevenção junto a crianças de pais doentes, trabalhar com o pai e/ou a mãe, para que sua criança seja encaminhada para uma família adotiva que possa, então, se ocupar dela de forma adequada, ou seja, que a criança possa ficar no seu lugar de criança.
- b) Favorecer que o paciente descubra seu papel como pai ou mãe, expresse seus conflitos, construa sentidos e reflita sobre sua implicação diante de sua história com os pais e como filho desses pais. Ajudar o paciente a expressar suas dificuldades como pai ou mãe assim como os prazeres que pode vivenciar nessa experiência complexa.
- c) Valorizar a hipermaturidade do bebê ou da criança, como se observa no caso de Clara e não considerar sua hipermaturidade como um problema.
- d) Estimular a aproximação entre a criança e seu pai ou mãe.
- e) Favorecer a elaboração de traumatismos vividos pela criança em decorrência da patologia do pai ou da mãe.
- #183475
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sr. Tadeu é fumante desde a adolescência e, aos 46 anos, foi diagnosticado como enfisematoso. Como resultado da DPOC, desenvolveu muitos comprometimentos físicos com o tempo. Apresenta tosse produtiva crônica, dispneia, taquipneia, diminuição da mobilidade da caixa torácica, postura anormal e diminuição da resistência geral à fadiga durante as atividades funcionais. Ao receber a visita do NASF em sua residência, o fisioterapeuta traçou um plano de tratamento associado a intervenções que pudessem ser realizadas no domicílio do usuário. Qual das alternativas abaixo relacionadas ao plano de tratamento/intervenções fisioterapêuticas está inadequada?
- a) Minimizar ou prevenir episódios de dispneia, enfatizando a respiração diafragmática controlada e fazendo Sr. Tadeu respirar o mais rápido possível, forçando a expiração.
- b) Remover acúmulo de secreções através da drenagem postural acompanhada de tosse profunda e efetiva.
- c) Diminuir a dependência da respiração do tórax superior e a tensão muscular associada à dispneia, promovendo o relaxamento dos músculos acessórios da inspiração.
- d) Melhorar a mobilidade do tórax inferior, realizando exercícios para mobilidade torácica, enfatizando o movimento da caixa torácica inferior durante a respiração profunda.
- e) Melhorar a postura e a fadiga durante as atividades funcionais , realizando exercícios graduados de resistência, condicionamento e treinamento postural.
- #183476
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No dia 06 de abril de 2010, LJS, 65 anos, morador da comunidade Lago dos Sapos, sofreu um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico e foi levado ao Hospital Santa Lúcia. Ficou hospitalizado por 15 dias, e ao retornar a sua residência, recebeu a visita da ESF que logo solicitou o apoio do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do fonoaudiólogo do NASF. Na visita desses profissionais, LJS estava acamado e sendo alimentado por uma sonda nasogástrica. Apresentava hemiparesia à direita, com discreta postura flexora e disartria. LJS estava acompanhado da filha JJS, sendo esta a única cuidadora do idoso. Ao conversar com o fisioterapeuta, a filha mostrou-se insegura com relação aos cuidados e ansiosa em relação à recuperação da marcha do pai. Diante do caso acima, o fisioterapeuta utilizou as 5 intervenções abaixo.
Assinale a alternativa em que o profissional NÃO agiu corretamente.
- a) Realizou mobilização precoce de tecidos moles/articulações e orientou os exercícios diários de amplitude de movimento, para manter a integridade articular e prevenir contraturas.
- b) Indicou a elevação da cama em, pelo menos, 45º para evitar a aspiração.
- c) Para reestabelecer o controle postural e melhorar a mobilidade funcional , estimulou as atividades de ponte para desenvolver o controle dos extensores de tronco e quadril, reduzir a pressão sobre as nádegas e facilitar o movimento de se arrastar na cama.
- d) Para melhorar o controle do membro superior, realizou a sustentação de peso por este, estimulando os estabilizadores do ombro e extensores do cotovelo, com o objetivo de fortalecer a musculatura e contrabalançar os efeitos da hipertonia flexora e o sinergismo de flexão dominante.
- e) Ofereceu à filha informações precisas e factuais , aconselhando-a em relação às capacidades e limitações do pai, prevendo a recuperação da marcha após 6 meses de tratamento.
- #183477
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Na maternidade do Bom Parto, o fisioterapeuta foi chamado para avaliar uma puérpera, JHN, 32 anos, no 3º dia pós-operatório, pós-cesárea. Ela apresentava risco de complicações vasculares, dor e desconforto pós-cirúrgicos, má postura, disfunção do assoalho pélvico, diástase dos retos abdominais e restrições funcionais gerais do pós-parto. Das alternativas abaixo, qual seria a orientação/intervenção fisioterapêutica inadequada?
- a) Educação relativa aos cuidados com a incisão, o risco de lesão e o RN.
- b) Educação relativa aos cuidados com a incisão, o risco de lesão e o RN.
- c) Exercícios abdominais suaves com suporte da incisão, incluindo exercícios corretivos para diástase dos retos.
- d) Exercícios para o assoalho pélvico, educação relativa aos fatores de risco e aos tipos de disfunção do assoalho pélvico.
- e) Instruções sobre posicionamento, massagem e mecânica corporal.
- #183478
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A Política Nacional de Promoção da Saúde tem como objetivos, EXCETO:
- a) Implementar o Sisvan como Sistema nacional obrigatório vinculado às transferências de recursos do PAB variável.
- b) Ofertar práticas corporais e atividades físicas na rede básica de saúde, voltadas tanto para a comunidade quanto para os grupos vulneráveis .
- c) Desenvolver iniciativas de redução de danos pelo consumo de álcool e outras drogas que envolvam a co-responsabilização e a autonomia da população.
- d) Estimular a formação de redes horizontais de troca de experiências entre os municípios.
- e) Implantar os Serviços Sentinela, que serão responsáveis pela notificação dos casos de violência.
- #183479
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Os profissionais de Saúde da rede básica têm importante papel no controle da Hipertensão Arterial. No entanto, será classificado em indiv íduo adulto com mais de 18 anos com Pré-Hipertensão Arterial , quando este apresentar
- a) PAS (mmHg) 140-159 e PAD (mmHg) 90-99.
- b) PAS (mmHg) 120 - 139 e PAD (mmHg) 80 -89.
- c) PAS (mmHg) = 120 e PAD (mmHg) = 80.
- d) PAS (mmHg) <120 e PAD (mmHg) <80.
- e) PAS (mmHg) = 160 e PAD (mmHg) =100.
- #183480
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FCM-UPE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Hanseníase ainda constitui um relevante problema de saúde pública. Nesse sentido, as ações preventivas, promocionais e curativas que vêm sendo realizadas pelas equipes de saúde da família já evidenciam um forte comprometimento com os profissionais de toda a equipe. É correto afirmar, EXCETO:
- a) Apresenta acometimento de nervo (s) com espessamento neural.
- b) Apresenta lesão(ões) de pele com alteração da sensibilidade.
- c) O diagnóstico precoce e o seu tratamento adequado não evitam a evolução da doença.
- d) O diagnóstico é realizado através do exame clínico, quando se buscam sinais dermatoneurológicos da doença.
- e) As lesões neurais aparecem nas diversas formas da doença, sendo frequentes nos estados reacionais.