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Simulado FAMERP de Português e Inglês para Vestibular | VESTIBULAR

Simulado FAMERP de Português e Inglês para Vestibular

SIMULADO FAMERP DE PORTUGUÊS E INGLÊS PARA VESTIBULAR

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FAMERP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FAMERP que foi organizado pela VUNESP. Estas questões são de Português e Inglês, contendo os assuntos de Interpretação de Textos ,
Coesão e coerência,Interpretação de Textos ,
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Interpretação de Textos ,
Figuras de Linguagem,Interpretação de Textos ,
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Reading comprehension que foram extraídas dos Vestibular anteriores FAMERP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FAMERP de Português e Inglês para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português e Inglês, Interpretação de Textos ,
Coesão e coerência,Interpretação de Textos ,
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Interpretação de Textos ,
Figuras de Linguagem,Interpretação de Textos ,
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Reading comprehension para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FAMERP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FAMERP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FAMERP
Para realizar o simulado FAMERP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FAMERP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FAMERP é aqui!


#126352
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(1,0) 1 - 

Considere a tirinha Garfield, de Jim Davis.

(www.folha.uol.com.br)
O
pronome “este”, no terceiro quadrinho,

  • a) refere-se ao presente do personagem, em que não há diversão.
  • b) retoma o sentido das palavras “o mundo”
  • c) refere-se ao período em que o mundo diverte o personagem.
  • d) aponta para um momento em que o desejo do personagem se realizaria.
  • e) retoma o sentido da frase “o mundo existe para me divertir”.
#126353
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(1,0) 2 - 

Leia os versos de Manoel de Barros.

Escrever nem uma coisa Nem outra — A fim de dizer todas — Ou, pelo menos, nenhumas.
Assim, Ao poeta faz bem Desexplicar — Tanto quanto escurecer acende os vaga-lumes.
(Poesia completa, 2013.)



Tanto na forma quanto no conteúdo, o poema

  • a) descreve uma maneira de fazer poesia que consiste em criar um enigma, a ser resolvido pelo leitor, que revelará o significado do poema.
  • b) prescreve uma escrita que consiste em subtrair das palavras seu sentido rígido usual, fazendo aparecer nelas significados inusitados.
  • c) defende que a poesia deve ser construída com elementos bem encadeados da realidade, de modo a formular uma crítica social fundamentada.
  • d) critica a poesia espontânea e ingênua que não se preocupa em utilizar corretamente os elementos da linguagem prescritos pela gramática.
  • e) argumenta em favor de uma poesia libertária, que expresse os estados de espírito mais extremos do ser humano.
#126354
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(1,0) 3 - 

Com a referência a “jornais”, “Câmara dos Deputados”, “obras dos poetas” e “missas” (3° parágrafo), o narrado

  • a) relativiza o retrato do personagem como um alienado, na medida em que enumera elementos da sociedade com os quais ele se identifica.
  • b) critica a homogeneidade da população, defendendo uma sociedade plural, em que cada pessoa escolha com liberdade a maneira como vive.
  • c) informa que o personagem recusava-se a se envolver com certos elementos da vida em sociedade, tanto quanto se recusava a seguir os ciclos convencionais de sono e de vigília.
  • d) reconhece como os hábitos da sociedade em questão são fúteis, ressaltando os benefícios para a sociedade das escolhas extravagantes de Luís Soares.
  • e) revela sua parcialidade, concordando com a maneira como o personagem se comporta em relação a seus horários e às atividades sociais usuais da sociedade da época.
#126355
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(1,0) 4 - 

No contexto em que está inserida, a expressão “ateu em religião, política e poesia” (3° parágrafo) poderia ser atribuída a alguém que

  • a) adotasse comportamentos beligerantes, envoltos em fanatismo.
  • b) tivesse uma posição indefinida em relação a tais assuntos.
  • c) tivesse conhecimentos muito precários em tais assuntos.
  • d) manifestasse suas preferências, em tais assuntos, de maneira moderada.
  • e) fosse contrário aos princípios da política e da poesia, tanto quanto aos da religião.
#126356
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(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa que apresenta um trecho do texto e uma figura de linguagem que nele ocorre.

  • a) “O calor do sol está dizendo aos homens que vão descansar e dormir” (1° parágrafo) – personificação.
  • b) “a frescura relativa da noite é a verdadeira estação em que se deve viver” (1° parágrafo) – eufemismo.
  • c) “Trocar o dia pela noite, dizia Luís Soares, é restaurar o império da natureza corrigindo a obra da sociedade” (1° parágrafo) – gradação.
  • d) “Olhava para todas as grandes cousas com a mesma cara com que via uma mulher feia” (3° parágrafo) – pleonasmo.
  • e) “Podia vir a ser um grande perverso; até então era apenas uma grande inutilidade” (3° parágrafo) – paradoxo.
#126357
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(1,0) 6 - 

No primeiro parágrafo, o trecho “Livre em todas as minhas ações, não quero sujeitar-me à lei absurda que a sociedade me impõe” é parte da fala do personagem Luís Soares. O mesmo trecho, em discurso indireto, seria:

  • a) Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não quer sujeitar-se à lei absurda que a sociedade lhe impõe.
  • b) Luís Soares dizia, livre em todas as suas ações, que não quer sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impõe.
  • c) Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não queria sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impunha.
  • d) Luís Soares dizia, livre em todas as suas ações, que não quis sujeitar-se à lei absurda que a sociedade o impôs.
  • e) Luís Soares dizia que, livre em todas as suas ações, não queria sujeitar-se à lei absurda que a sociedade lhe impunha.
#126358
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(1,0) 7 - 

Quanto à matéria, o romance brasileiro nasceu regionalista e de costumes; ou melhor, pendeu desde cedo para a descrição dos tipos humanos e formas de vida social nas cidades e nos campos. O romance histórico se enquadrou aqui nesta mesma orientação; o romance

constituiu desenvolvimento à parte, do ponto de vista da evolução do gênero, e corresponde a certas necessidades, poéticas e históricas, de estabelecer um passado heroico e lendário para a nossa civilização, a que os

desejavam, numa utopia retrospectiva, dar tanto quanto possível traços autóctones. A figura dominante do período,

, passou por todas essas vertentes e em todas deixou boas obras. (Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 1975. Adaptado.)
As três lacunas do texto são preenchidas por

  • a) urbano – românticos – Manuel Antônio de Almeida.
  • b) indianista – românticos – José de Alencar.
  • c) urbano – naturalistas – Aluísio Azevedo.
  • d) urbano – românticos – José de Alencar.
  • e) indianista – naturalistas – Aluísio Azevedo.
#126359
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(1,0) 8 - 

Logo depois que assumi a Secretaria Nacional de Segurança, em 2003, recebi, por vias transversas, uma mensagem de Luciano, da Rocinha. Ele desejava deixar a vida de traficante e viajar para longe. Tinha chegado à conclusão de que seu caminho era a perdição: morreria cedo, de modo cruel, em mãos inimigas. Queria começar de novo e pedia uma chance. Tratara com respeito a comunidade, que era, afinal de contas, sua família. A violência, ele a usara apenas na medida necessária à proteção de seus negócios. Esse era seu ponto de vista, sem dúvida demasiado edulcorado. Não obstante a possível autoidealização, o fato é que explicitá-la, naquele contexto, não deixava de ser significativo, indicando a valorização positiva do lado certo da vida. Era um negociante clandestino, dizia, não um criminoso selvagem: alguns traziam uísque do Paraguai; ele vendia outras drogas. Reivindicava uma diferença importante, no mundo do crime carioca.

(Cabeça de porco, 2005.)A “diferença importante”, citada no último período do texto, corresponde

  • a) à distância entre as posições sociais do traficante e do Secretário de Segurança.
  • b) à alegação do traficante de que ele não seria um bandido, mas um comerciante.
  • c) ao respeito com que o traficante tratou o Secretário de Segurança.
  • d) à maneira cordial como os traficantes tratam a comunidade onde vivem
  • e) ao modo seguro como o traficante se dirigia ao Secretário da Segurança.
#126360
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(1,0) 9 - 

Logo depois que assumi a Secretaria Nacional de Segurança, em 2003, recebi, por vias transversas, uma mensagem de Luciano, da Rocinha. Ele desejava deixar a vida de traficante e viajar para longe. Tinha chegado à conclusão de que seu caminho era a perdição: morreria cedo, de modo cruel, em mãos inimigas. Queria começar de novo e pedia uma chance. Tratara com respeito a comunidade, que era, afinal de contas, sua família. A violência, ele a usara apenas na medida necessária à proteção de seus negócios. Esse era seu ponto de vista, sem dúvida demasiado edulcorado. Não obstante a possível autoidealização, o fato é que explicitá-la, naquele contexto, não deixava de ser significativo, indicando a valorização positiva do lado certo da vida. Era um negociante clandestino, dizia, não um criminoso selvagem: alguns traziam uísque do Paraguai; ele vendia outras drogas. Reivindicava uma diferença importante, no mundo do crime carioca.

(Cabeça de porco, 2005.)A frase “A violência, ele a usara apenas na medida necessária à proteção de seus negócios” expressa uma opinião

  • a) do autor do texto, baseada no relato de Luciano.
  • b) do autor do texto, baseada em relatos da comunidade em que Luciano vivia.
  • c) da comunidade em que Luciano vivia
  • d) de Luciano, sobre a qual o autor faz ponderações.
  • e) de Luciano, com a qual o autor do texto concorda.
#126361
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(1,0) 10 - 

Logo depois que assumi a Secretaria Nacional de Segurança, em 2003, recebi, por vias transversas, uma mensagem de Luciano, da Rocinha. Ele desejava deixar a vida de traficante e viajar para longe. Tinha chegado à conclusão de que seu caminho era a perdição: morreria cedo, de modo cruel, em mãos inimigas. Queria começar de novo e pedia uma chance. Tratara com respeito a comunidade, que era, afinal de contas, sua família. A violência, ele a usara apenas na medida necessária à proteção de seus negócios. Esse era seu ponto de vista, sem dúvida demasiado edulcorado. Não obstante a possível autoidealização, o fato é que explicitá-la, naquele contexto, não deixava de ser significativo, indicando a valorização positiva do lado certo da vida. Era um negociante clandestino, dizia, não um criminoso selvagem: alguns traziam uísque do Paraguai; ele vendia outras drogas. Reivindicava uma diferença importante, no mundo do crime carioca.

(Cabeça de porco, 2005.)A forma verbal no pretérito mais-que-perfeito, que indica uma ação, anterior a outra, ambas ocorridas no passado, está sublinhada em:

  • a) “morreria cedo, de modo cruel, em mãos inimigas”.
  • b) “Ele desejava deixar a vida de traficante”.
  • c) “Esse era seu ponto de vista”.
  • d) “recebi, por vias transversas, uma mensagem de Luciano, da Rocinha”.
  • e) “Tratara com respeito a comunidade”.
#126362
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(1,0) 11 - 

The purpose of this infographic is to

  • a) illustrate the latest travel deals.
  • b) explain how to use social media for travel planning.
  • c) give tips about the most sustainable tourism destinations.
  • d) give tips about millenials’ lifestyle.
  • e) present the latest travel trends.
#126363
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(1,0) 12 - 

According to the infographic, a mindful traveler should keep an eye on the following issue:

  • a) book the cheapest flight.
  • b) never leave a pet home alone.
  • c) be nature-friendly.
  • d) use social media while traveling.
  • e) set a budget.
#126364
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(1,0) 13 - 

De acordo com o segundo tópico, atrações turísticas que exploram animais como entretenimento

  • a) desrespeitam o meio ambiente.
  • b) estão com os dias contados.
  • c) podem levar animais à morte.
  • d) incentivam o tráfico de fauna.
  • e) devem ser proibidas.
#126365
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(1,0) 14 - 

De acordo com o contexto do terceiro tópico, o trecho “the most bang for their buck” pode ser entendido como:

  • a) o destino mais exótico.
  • b) o destino mais seguro.
  • c) o destino mais procurado.
  • d) a tarifa mais baixa.
  • e) o melhor custo-benefício.
#126366
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(1,0) 15 - 

In the excerpt from the fourth topic “continue to be a huge trend”, the underlined word can be replaced, without changing the meaning of the sentence, by

  • a) new.
  • b) mega.
  • c) reverse.
  • d) old.
  • e) natural.