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Simulado FAMERP de História para Vestibular | VESTIBULAR

Simulado FAMERP de História para Vestibular

SIMULADO FAMERP DE HISTÓRIA,GEOGRAFIA PARA VESTIBULAR

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular FAMERP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FAMERP que foi organizado pela VUNESP. Estas questões são de História,Geografia, contendo os assuntos de Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios),
História Geral ,
Medievalidade Europeia,História Geral ,
Revolução Industrial,História do Brasil ,
República Oligárquica - 1889 a 1930,História Geral ,
Queda do Socialismo Real ,
Conflitos na antiga Europa do Leste,Globalização,Agropecuária ,
Agricultura brasileira que foram extraídas dos Vestibular anteriores FAMERP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FAMERP de História,Geografia para Vestibular contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de História,Geografia, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios),
História Geral ,
Medievalidade Europeia,História Geral ,
Revolução Industrial,História do Brasil ,
República Oligárquica - 1889 a 1930,História Geral ,
Queda do Socialismo Real ,
Conflitos na antiga Europa do Leste,Globalização,Agropecuária ,
Agricultura brasileira para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular FAMERP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular FAMERP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FAMERP
Para realizar o simulado FAMERP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FAMERP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FAMERP é aqui!


#126372
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(1,0) 1 - 

Observe as três ordens da arquitetura grega clássica.


(Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma, 2019. Adaptado.)

As três colunas correspondem, respectivamente, aos estilos:

  • a) dórico, jônico e coríntio.
  • b) jônico, gótico e românico.
  • c) românico, coríntio e dórico.
  • d) gótico, dórico e barroco.
  • e) coríntio, barroco e gótico.
#126373
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(1,0) 2 - 

[...] o senhor faz-se homem de um senhor mais poderoso cuja força, neste caso, já não reside nos vestígios de uma função pública, mas tão só na extensão das terras e no número de vassalos que o reconhecem como suserano.
(Charles Parain et al. Sobre o feudalismo, 1973. Apud Hamilton M. Monteiro. O feudalismo: economia e sociedade, 1987.)
No âmbito da Idade Média ocidental, o texto caracteriza

  • a) os conflitos socioeconômicos nos campos e a valorização da hegemonia monárquica.
  • b) as relações baseadas na propriedade rural e o controle do poder pelos funcionários públicos.
  • c) as concorrências entre donos de manufaturas e a rigidez da hierarquia social.
  • d) as relações entre classes sociais distintas e o princípio da soberania política.
  • e) as relações internas à nobreza e a noção de riqueza como posse de terras.
#126374
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(1,0) 3 - 

[Maquiavel] elogia a República romana como tendo sido a mais perfeita forma de governo e um verdadeiro Estado unido pelo espírito público de seus cidadãos; no entanto, numa época como a sua, seria necessário um líder que utilizasse a força como princípio, tese que desenvolve em O Príncipe.
(Teresa Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995.)
A obra O Príncipe foi escrita por Maquiavel em 1513 e publicada em 1532. Nela, o pensador florentino

  • a) rejeita a noção de república, valorizando o princípio de participação política direta de todos os cidadãos.
  • b) defende a submissão do poder secular ao poder atemporal, reconhecendo a Igreja como o centro da vida política.
  • c) analisa experiências políticas do passado e do presente, propondo um modelo de atuação do governante.
  • d) celebra o princípio da experiência do indivíduo, identificando os conselhos dos anciãos como origem de todo poder.
  • e) questiona o militarismo da Roma Antiga, sugerindo aos governantes abandonar projetos imperiais e expansionistas.
#126375
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(1,0) 4 - 

A camada intermediária abrangia, nas Minas, indivíduos entregues a uma gama variada de atividades profissionais. Creio ser possível arriscar a hipótese de que poucos viviam com certo conforto e despreocupação, a grande maioria sendo constituída pelos que tinham de lutar diariamente pela subsistência, numa capitania inteiramente voltada para a faina aurífera e para a mineração de diamantes.
(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)
Entre os membros do grupo social apresentado no texto, viviam nas Minas Gerais do século XVIII:

  • a) pecuaristas, alfaiates e escravos.
  • b) vendeiros, bandeirantes e grandes produtores rurais.
  • c) pintores, altos dignitários da Igreja e prostitutas.
  • d) tropeiros, contratadores de diamante e romeiros.
  • e) carpinteiros, padres e faiscadores.
#126376
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(1,0) 5 - 

Leia o texto para responder às questão.

Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.

(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como

  • a) superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira.
  • b) vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica.
  • c) resultado de forte avanço tecnológico.
  • d) exemplo do eterno sofrimento das sociedades.
  • e) afirmação de um controle de classe.
#126377
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(1,0) 6 - 

Leia o texto para responder às questão.

Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.

(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)A associação das fábricas com “a erosão de padrões de vida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou

  • a) o primeiro movimento de êxodo rural da história e o surgimento das grandes metrópoles europeias.
  • b) a mudança de comportamentos sociais e o avanço do processo de disciplinarização do trabalho.
  • c) a modernização tecnológica e a valorização do conhecimento da totalidade do processo produtivo pelos trabalhadores fabris.
  • d) a constituição de um novo cotidiano dos trabalhadores rurais e o imediato surgimento de leis de proteção ao trabalho fabril.
  • e) o fim do poder político e econômico dos senhores feudais e o desestímulo às práticas místicas e religiosas.
#126378
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(1,0) 7 - 

A independência foi, desse modo, ruptura e continuidade.
(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil Império, 2019.)
Na independência brasileira, uma ruptura e uma continuidade podem ser exemplificadas, respectivamente,

    • a) pelo esforço de unificação nacional e pelo respeito aos direitos trabalhistas.
    • b) pelo afastamento da Grã-Bretanha e pela aproximação com os Estados Unidos.
    • c) pela fragmentação política do território e pela hegemonia política das elites rurais.
    • d) pelo rompimento em relação ao império português e pela preservação da escravidão.
    • e) pela implantação do sistema republicano e pelo estímulo à produção agrícola.
    #126379
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    (1,0) 8 - 

    Observe a charge de Storni, publicada na revista Careta em 19.02.1927.


    (Apud Renato Lemos (org.). Uma história do Brasil através da caricatura: 1840-2006, 2006.)
    Divulgada durante a Primeira República brasileira, a charge faz referência a uma

    • a) ação corrupta que permitia o desvio de verbas públicas.
    • b) prática política que facilitava a continuidade do domínio oligárquico.
    • c) proposição constitucional que determinava a obrigatoriedade do voto.
    • d) experiência política que favorecia a soberania do voto popular.
    • e) lei eleitoral que visava garantir a fidelidade do eleitor.
    #126380
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    (1,0) 9 - 

    Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais.
    (Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
    O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua

    • a) concepção de militarização da sociedade alemã e a disposição de aliar-se a grupos políticos de esquerda.
    • b) ação de controle político e social e o conjunto de valores e princípios excludentes que movia o nazismo.
    • c) proposta de disciplinarização da sociedade alemã e o respeito às práticas econômicas e políticas liberais.
    • d) intenção de implantar uma ditadura na Alemanha e a ideologia marxista que servia de base ao pensamento nazista.
    • e) articulação com sindicatos de trabalhadores e o posicionamento político direitista que caracterizava o nazismo.
    #126381
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    (1,0) 10 - 

    Observe a charge de Lan, publicada no Jornal do Brasil em 13.06.1963.


    (Apud Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)
    A charge representa o então presidente João Goulart,

    • a) ironizando sua indefinição político-ideológica.
    • b) destacando sua fé e sua religiosidade.
    • c) satirizando sua complicada vida familiar.
    • d) valorizando sua capacidade de mediação política.
    • e) enfatizando a neutralidade de sua posição partidária.
    #126382
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    (1,0) 11 - 

    A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, celebraram o 30º aniversário do fim da Cortina de Ferro. Convidada por Orbán, Merkel viajou até a cidade fronteiriça de Sopron, na Hungria. Lá, em 19 de agosto de 1989, mais de 600 alemães da parte oriental aproveitaram a abertura de um posto de fronteira com a Áustria, por ocasião de um “piquenique pan-europeu”, para fugir para o lado ocidental. O evento foi uma fissura crucial na Cortina de Ferro. “Eu não poderia ser uma política e não poderia ser chanceler de uma Alemanha reunificada se esses eventos não tivessem acontecido”, declarou Merkel.
    (“Na Hungria, Merkel e Orbán celebram fim da Cortina de Ferro e defendem Europa ‘unida’”. https://internacional.estadao.com.br, 19.08.2019. Adaptado.)
    A comemoração citada no excerto faz referência

    • a) à adoção da livre circulação como estratégia para tornar os produtos europeus homogêneos e mais competitivos mundialmente.
    • b) à construção de vias de acesso sobre acidentes geográficos, que deram início à União Europeia.
    • c) ao fim das investidas neocolonialistas dos Estados Unidos, que mantinham a Europa fragmentada.
    • d) ao fim das zonas econômicas especiais, que estabeleciam espaços socioeconômicos segregacionistas.
    • e) ao fim da divisão física e ideológica entre a Europa Ocidental e o Leste Europeu durante a Guerra Fria.
    #126383
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    (1,0) 12 - 

    Examine a imagem.


    (Vinicius Araújo. https://medium.com, 03.11.2017.)

    A imagem é uma crítica à

    • a) automação.
    • b) emancipação.
    • c) transumância.
    • d) bioindústria.
    • e) globalização.
    #126384
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    (1,0) 13 - 

    De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo — 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
    (www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.)
    O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde

    • a) à agricultura familiar, que se apresenta restrita em área, mão de obra e capital investidos.
    • b) à agricultura orgânica, que se baseia no uso sustentável da terra e dos insumos utilizados.
    • c) à agricultura patronal, que se baseia na contratação de mão de obra qualificada para seus cultivos.
    • d) ao agronegócio, que se baseia no uso de tecnologia nas diferentes etapas do processo produtivo.
    • e) ao sistema agroflorestal, que se pauta no extrativismo de matérias-primas com alto valor comercial.
    #126385
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    (1,0) 14 - 

    Analise o quadro que compara três modais para o transporte de uma carga com 6000 toneladas.

    (Cássio A. N. Teixeira et al. BNDES Setorial, no 47, março de 2018. Adaptado.) Considerando os indicadores de eficiência apresentados, o modal

    • a) 2 corresponde ao modelo rodoviário, viável por operar com reduzida emissão de gases de efeito estufa.
    • b) 1 corresponde à navegação de cabotagem, eficiente para o transporte em grandes distâncias.
    • c) 1 corresponde ao deslocamento aéreo, competitivo no transporte de mercadorias de alto valor agregado.
    • d) 3 corresponde ao sistema ferroviário, capaz de absorver os impactos econômicos no transporte de rejeitos industriais.
    • e) 2 corresponde ao complexo dutoviário, vantajoso para o transporte de grãos em cinturões agrícolas.
    #126386
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    (1,0) 15 - 

    Este grupo tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. A consultora em demografia e políticas de saúde, Cristina Guimarães Rodrigues, considera necessário ter políticas públicas voltadas para tratamentos de saúde, alimentação mais saudável e exercícios físicos, além de construções e transportes mais acessíveis. “Há o aumento de doenças crônicas”, cita, “que são doenças mais caras e requerem tratamentos um pouco mais custosos”.
    (Camille Perissé e Mônica Marli. Retratos: a revista do IBGE, no 16, fevereiro de 2019. Adaptado.)
    O excerto apresenta características relacionadas

    • a) ao fluxo migratório.
    • b) às políticas antinatalistas.
    • c) às mudanças na população relativa.
    • d) ao adensamento demográfico.
    • e) ao envelhecimento da população.