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Simulado Faculdade Cultura Inglesa de Português | VESTIBULAR

Simulado Faculdade Cultura Inglesa de Português

SIMULADO FACULDADE CULTURA INGLESA DE PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular Faculdade Cultura Inglesa.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Faculdade Cultura Inglesa que foi organizado pela VUNESP. Estas questões são de Português, contendo os assuntos de Interpretação de Textos , Figuras de Linguagem,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.,Sintaxe , Concordância verbal, Concordância nominal,Coesão e coerência, Morfologia , Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.,Morfologia - Verbos , Locução Verbal ( assuntos) que foram extraídas dos Vestibular anteriores Faculdade Cultura Inglesa, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Faculdade Cultura Inglesa de Português contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português, Interpretação de Textos , Figuras de Linguagem,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.,Sintaxe , Concordância verbal, Concordância nominal,Coesão e coerência, Morfologia , Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação,Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.,Morfologia - Verbos , Locução Verbal ( assuntos) para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular Faculdade Cultura Inglesa.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular Faculdade Cultura Inglesa. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Faculdade Cultura Inglesa
Para realizar o simulado Faculdade Cultura Inglesa você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Faculdade Cultura Inglesa você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Faculdade Cultura Inglesa é aqui!


#120851
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(1,0) 1 - 

_______239 pessoas a bordo. EUA enviam___________para ajudar nas buscas de avião desaparecido. (www.uol.com.br, 08.03.2014. Adaptado.)
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, as lacunas na manchete devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • a) Era – destróier
  • b) Tinha – destroier
  • c) Haviam – destróier
  • d) Haviam – destroier
  • e) Havia – destróier
#120852
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Português
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(1,0) 2 - 

Leia o final do conto A causa secreta, de Machado de Assis, para responder à questão. Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e adormeceu logo. Vinte minutos depois acordou, quis dormir outra vez, cochilou alguns minutos, até que se levantou e voltou à sala. Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta, que dormia perto. Chegando à porta, estacou assombrado. Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja, mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento. Olhou assombrado, mordendo os beiços. Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.(Contos escolhidos, 1994.)Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho do texto altera o sentido original.

  • a) Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e adormeceu logo. = Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta próxima, e adormeceu rápido.
  • b) Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta, que dormia perto. = Caminhava silenciosamente a fim de não acordar a parenta, que dormia perto.
  • c) Garcia […] contemplara por alguns instantes as feições defuntas. = Garcia […] se deslumbrara por alguns instantes com as feições das defuntas.
  • d) Não tinha ciúmes […]; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes […]. = Não sentia ciúmes […], pois a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes […]
  • e) […] mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento. = […] mas dera a ele vaidade, que não é menos dominada pelo ressentimento.
#120853
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(1,0) 3 - 

Leia o final do conto A causa secreta, de Machado de Assis, para responder à questão. Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e adormeceu logo. Vinte minutos depois acordou, quis dormir outra vez, cochilou alguns minutos, até que se levantou e voltou à sala. Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta, que dormia perto. Chegando à porta, estacou assombrado. Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja, mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento. Olhou assombrado, mordendo os beiços. Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.(Contos escolhidos, 1994.)A última frase do texto – […] saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa. – revela, por meio de

  • a) hipérbole, a crítica do narrador ao comportamento de Fortunato.
  • b) gradação, a satisfação de Fortunato ante a situação vivenciada.
  • c) contradição, o pesar que expressa Fortunato com a morte da mulher.
  • d) eufemismo, a avaliação pejorativa do narrador para a atitude de Garcia.
  • e) paradoxo, a ambiguidade dos sentimentos de Fortunato com a situação.
#120854
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(1,0) 4 - 

Leia o final do conto A causa secreta, de Machado de Assis, para responder à questão. Fortunato saiu, foi deitar-se no sofá da saleta contígua, e adormeceu logo. Vinte minutos depois acordou, quis dormir outra vez, cochilou alguns minutos, até que se levantou e voltou à sala. Caminhava nas pontas dos pés para não acordar a parenta, que dormia perto. Chegando à porta, estacou assombrado. Garcia tinha-se chegado ao cadáver, levantara o lenço e contemplara por alguns instantes as feições defuntas. Depois, como se a morte espiritualizasse tudo, inclinou-se e beijou-a na testa. Foi nesse momento que Fortunato chegou à porta. Estacou assombrado; não podia ser o beijo da amizade, podia ser o epílogo de um livro adúltero. Não tinha ciúmes, note-se; a natureza compô-lo de maneira que lhe não deu ciúmes nem inveja, mas dera-lhe vaidade, que não é menos cativa ao ressentimento. Olhou assombrado, mordendo os beiços. Entretanto, Garcia inclinou-se ainda para beijar outra vez o cadáver; mas então não pôde mais. O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranquilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa.(Contos escolhidos, 1994.)O narrador relata que Fortunato, ao chegar à porta, estacou assombrado. Isso ocorreu porque este

  • a) pensou que Garcia descobrira a relação adúltera e por isso chorava ao corpo morto.
  • b) encontrou a sua mulher morta, provavelmente por Garcia, que a tinha beijado.
  • c) confirmou que a relação entre a sua mulher e Garcia era uma amizade sincera.
  • d) flagrou a sua mulher morta sendo beijada por Garcia, indício de que fora traído.
  • e) reconheceu que seu amor pela mulher era muito mais verdadeiro do que pensara.
#120855
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(1,0) 5 - 

_____________muito desgaste nas últimas décadas, os fados voltam a sorrir para a família real britânica.

_____________se comemoravam os 60 anos da coroação de Elizabeth 2.ª quando o nascimento de seu bisneto George Alexander Louis, filho do duque e da duquesa de Cambridge, permitiu que às pompas do jubileu se sucedesse nova fase, agora de derretimentos e fofuras.

Com uma função afetiva que oscila entre a de símbolo patriótico e a de mascote doméstico, a família real atende às pressões contraditórias de um mundo _____________ fronteiras econômicas se dissolvem e barreiras de classe, raça ou nacionalidade permanecem.

As origens familiares de Kate Middleton decerto se encaixam nesse contexto.

(Folha de S.Paulo, 28.07.2013. Adaptado.)

Na última frase do texto, o termo decerto significa

    • a) necessariamente.
    • b) frequentemente.
    • c) certamente.
    • d) impreterivelmente.
    • e) raramente.
    #120856
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    (1,0) 6 - 

    _____________muito desgaste nas últimas décadas, os fados voltam a sorrir para a família real britânica.

    _____________se comemoravam os 60 anos da coroação de Elizabeth 2.ª quando o nascimento de seu bisneto George Alexander Louis, filho do duque e da duquesa de Cambridge, permitiu que às pompas do jubileu se sucedesse nova fase, agora de derretimentos e fofuras.

    Com uma função afetiva que oscila entre a de símbolo patriótico e a de mascote doméstico, a família real atende às pressões contraditórias de um mundo _____________ fronteiras econômicas se dissolvem e barreiras de classe, raça ou nacionalidade permanecem.

    As origens familiares de Kate Middleton decerto se encaixam nesse contexto.

    (Folha de S.Paulo, 28.07.2013. Adaptado.)

    A regra que orienta a concordância verbal da oração – […] fronteiras econômicas se dissolvem […] – também está presente em:

      • a) Depois da Páscoa, iniciaram-se liquidações de ovos.
      • b) A moça e o rapaz amam-se tanto que logo vão casar.
      • c) Orgulham-se os pais da formatura dos filhos tão jovens.
      • d) Após a eleição, os dois grandes oponentes visitaram-se.
      • e) Não se telefonaram os amigos por estarem em países diferentes.
      #120857
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      (1,0) 7 - 

      _____________muito desgaste nas últimas décadas, os fados voltam a sorrir para a família real britânica.

      _____________se comemoravam os 60 anos da coroação de Elizabeth 2.ª quando o nascimento de seu bisneto George Alexander Louis, filho do duque e da duquesa de Cambridge, permitiu que às pompas do jubileu se sucedesse nova fase, agora de derretimentos e fofuras.

      Com uma função afetiva que oscila entre a de símbolo patriótico e a de mascote doméstico, a família real atende às pressões contraditórias de um mundo _____________ fronteiras econômicas se dissolvem e barreiras de classe, raça ou nacionalidade permanecem.

      As origens familiares de Kate Middleton decerto se encaixam nesse contexto.

      (Folha de S.Paulo, 28.07.2013. Adaptado.)

      Garantem-se a coesão e a coerência textual preenchendo-se as lacunas do texto, respectivamente, com:

      • a) Com – Inclusive – o qual.
      • b) Devido a – Também – onde.
      • c) Ante – Logo – cujas.
      • d) Embora – Até – que.
      • e) Depois de – Ainda – em que.
      #120858
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      (1,0) 8 - 

      Leia o poema de Manoel de Barros para responder à questão.

      O que não sei fazer desmancho em frases.

      Eu fiz o nada aparecer.

      (Represente que o homem é um poço escuro.

      Aqui de cima não se vê nada.

      Mas quando se chega ao fundo do poço já se pode ver o nada.)

      Perder o nada é um empobrecimento.

      (Livro sobre nada, 2002.)

      Considerando-se os processos de derivação de palavras, vê-se que o eu lírico explora, para a produção de sentido no poema, a derivação

      • a) por sufixação, com verbo formado a partir de substantivo: desmancho.
      • b) por prefixação, com substantivo de sentido negativo: empobrecimento.
      • c) imprópria, com pronome indefinido empregado como substantivo: nada.
      • d) por prefixação, com verbo indicando sugestão: Represente.
      • e) parassintética, com verbo formado a partir de substantivo: aparecer.
      #120859
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      (1,0) 9 - 

      Leia o poema de Manoel de Barros para responder à questão.

      O que não sei fazer desmancho em frases.

      Eu fiz o nada aparecer.

      (Represente que o homem é um poço escuro.

      Aqui de cima não se vê nada.

      Mas quando se chega ao fundo do poço já se pode ver o nada.)

      Perder o nada é um empobrecimento.

      (Livro sobre nada, 2002.)

      No poema, o poço é uma metáfora que remete

      • a) à impossibilidade do autoconhecimento.
      • b) ao homem sombrio e sem esperanças.
      • c) à imutabilidade da consciência humana.
      • d) à insignificância da vida coletiva.
      • e) ao íntimo da existência humana.
      #120862
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      (1,0) 10 - 

      Leia o poema de Manoel de Barros para responder à questão.

      O que não sei fazer desmancho em frases.

      Eu fiz o nada aparecer.

      (Represente que o homem é um poço escuro.

      Aqui de cima não se vê nada.

      Mas quando se chega ao fundo do poço já se pode ver o nada.)

      Perder o nada é um empobrecimento.

      (Livro sobre nada, 2002.)

      Analisando-se a conceituação de “nada”, conclui-se que o eu lírico confere a esse termo uma significação

      • a) positiva, distanciada do senso comum.
      • b) pejorativa, explorada conotativamente.
      • c) irônica, bastante próxima do humor.
      • d) distorcida, forjada numa ambiguidade.
      • e) contraditória, baseada em sua literalidade.
      #120864
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      (1,0) 11 - 

      Leia a tira de Adão Iturrusgarai para responder à questão.

      No primeiro quadrinho, na fala da personagem, a locução verbal Acabo de lançar expressa uma ação de

      • a) desenvolvimento contínuo.
      • b) curta extensão de tempo.
      • c) descontinuidade no tempo.
      • d) perspectiva futura.
      • e) longa extensão de tempo.
      #120866
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      (1,0) 12 - 

      Leia a tira de Adão Iturrusgarai para responder à questão.

      Em relação ao diálogo estabelecido entre as personagens, a crítica apresentada no último quadrinho caracteriza-se por ser

      • a) óbvia, retirando a graça da história.
      • b) incoerente, conferindo mais graça à história.
      • c) prolixa, aumentando o tom nonsense da história.
      • d) irônica, contribuindo para o humor da história.
      • e) redundante, prejudicando o entendimento da história.
      #120867
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      (1,0) 13 - 

      Estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) analisou quando e em que circunstâncias ocorreram os 1 034 gols marcados pelos 20 times que disputa- ram 380 jogos na primeira divisão do campeonato brasileiro de 2008.

      O levantamento mostra que a maioria dos gols – 579 tentos, cerca de 56% do total – foi anotada no segundo tempo de jogo;

      Um título coerente com as informações do texto, e em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, é:

      • a) A hora em que mais sai gol
      • b) Na hora que mais sai gol.
      • c) A hora em que mais sai gols.
      • d) Na hora na qual mais saem gol.
      • e) A hora que mais saem gols
      #120870
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      (1,0) 14 - 

      Olhe: tem uma preta, Maria Leôncia, longe daqui não mora, as rezas dela afamam muita virtude de poder. Pois a ela pago, todo mês – encomenda de rezar por mim um terço, todo santo dia, e, nos domingos, um rosário. Vale, se vale. Minha mulher não vê mal nisso. E estou, já mandei recado para uma outra, do Vau-Vau, uma Izina Calanga, para vir aqui, ouvi de que reza também com grandes meremerências, vou efetuar com ela trato igual. Quero punhado dessas, me defendendo em Deus, reunidas de mim em volta... Chagas de Cristo!Assinale a alternativa em que se reescreve corretamente a informação textual, sem que haja alteração do sentido original.

      • a) Olhe: tem uma preta, Maria Leôncia, longe daqui não mora [...]. = Olhe, Maria Leôncia, tem uma preta que não mora perto daqui.
      • b) [...] as rezas dela afamam muita virtude de poder. = [...] as rezas da preta, ainda que não tenham poder, são muito conhecidas.
      • c) [...] encomenda de rezar por mim um terço, todo santo dia, e, nos domingos, um rosário. = [...] a preta reza um terço para mim, nos dias santos; e um rosário, no domingo.
      • d) [...] já mandei recado para uma outra, do Vau-Vau, uma Izina Calanga, para vir aqui, ouvi de que reza também com grandes meremerências [...]. = [...] mandei recado para Izina, uma preta do Vau-Vau, que reza melhor que a outra, para vir aqui rezar para mim.
      • e) Quero punhado dessas, me defendendo em Deus, reunidas de mim em volta... = Quero muitas benzedeiras, todas ao meu redor, intercedendo por mim junto a Deus...
      #120871
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      (1,0) 15 - 

      Olhe: tem uma preta, Maria Leôncia, longe daqui não mora, as rezas dela afamam muita virtude de poder. Pois a ela pago, todo mês – encomenda de rezar por mim um terço, todo santo dia, e, nos domingos, um rosário. Vale, se vale. Minha mulher não vê mal nisso. E estou, já mandei recado para uma outra, do Vau-Vau, uma Izina Calanga, para vir aqui, ouvi de que reza também com grandes meremerências, vou efetuar com ela trato igual. Quero punhado dessas, me defendendo em Deus, reunidas de mim em volta... Chagas de Cristo!Analisando a narrativa de Guimarães Rosa, fica evidente;

      • a) o jogo intencional feito entre a linguagem erudita e a regional, explorando ritmos e neologismos para a criação de uma prosa racional e de sentidos claros.
      • b) a preocupação com a construção sintática e melódica da frase, explorando recursos linguísticos e semânticos, o que sinaliza para uma prosa altamente poética.
      • c) o interesse por retratar a fala do sertanejo, com seu ritmo, suas aliterações e seus sentidos, para isso se valendo de uma linguagem simples e denotativa.
      • d) a naturalidade com que a forma de expressão do sertanejo se constitui no texto literário, já que o autor elimina dela todo o aspecto de artificialidade.
      • e) a lapidação das construções linguísticas, com termos e construções que remetem a uma linguagem arcaizante e notadamente fora do universo do regionalismo.