Simulado Estilística | CONCURSO
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🧪 Este Simulado de Estilística foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Estilística
- 🤩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #225374
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(1,0) 1 -
A linguagem publicitária utiliza alguns recursos estilísticos, como objetividade, concisão, adequação, originalidade, correção, coesão, coerência, precisão e clareza, além de recursos estilísticos da língua portuguesa, para chamar atenção. O nome do recurso relativo à repetição de sons em palavras diferentes denomina-se
- a) paralelismo.
- b) antítese.
- c) paronomásia.
- d) aliteração.
- #225375
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(1,0) 2 -
Assinale os recursos estilísticos que, no discurso jornalístico, conferem maior expressividade ao texto indicando subjetividade.
- a) ironia, metáfora e metonímia
- b) aférese, alusão e anáfora
- c) hipérbole, clichês e metáfora
- d) eufemismo, paradoxo e ironia
- #225376
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(1,0) 3 -
“Diafásica”, denominação cunhada por Eugenio Coseriu, à semelhança dos termos diatópica e diastrática, designa as variedades “estilísticas” entre os diversos tipos de modalidade expressiva. São exemplos, entre outros, de variedades diafásicas as:
- a) variedades de “níveis” entre os diferentes estratos socioculturais de uma comunidade linguística.
- b) variedades de dialetos entre os diferentes espaços geográficos em que uma língua histórica é falada.
- c) diferenças entre língua falada e língua escrita, entre língua de “uso” e língua literária.
- d) expressões espontâneas entre pessoas escolarizadas que não apresentam a fixidez das formas gramaticais.
- #225377
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(1,0) 4 -
Observe a seguinte frase: “Os portugueses cultos nunca deixaram de dar valor às bibliotecas”.
Em todas as opções abaixo, pretendeu-se dar destaque ao adjetivo “culto”; assinale a opção na qual o processo para realizar essa estratégia estilística está corretamente indicado.
- a) Os cultos portugueses nunca deixaram de dar valor às bibliotecas / antepor o adjetivo ao substantivo, intensificando a subjetividade do adjetivo.
- b) Os portugueses, cultos, nunca deixaram de dar valor às bibliotecas / estabelecer uma pausa entre substantivo e adjetivo, indicando uma consequência positiva da ação seguinte.
- c) Cultos, os portugueses nunca deixaram de dar valor às bibliotecas / separar o adjetivo no início da frase, obrigando o leitor a valorizar a proteção às bibliotecas.
- d) Os portugueses cultos, cultos, cultos nunca deixaram de dar valor às bibliotecas / repetir os adjetivos em progressão de intensificação descendente, destacando o valor da cultura.
- #225378
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(1,0) 5 -
Dentro dos estudos literários, é fundamental que se reconheçam recursos estilísticos, como as figuras de linguagem. Nesse cenário, ao analisar a frase “Um pequeno passo para um homem, um grande passo para a humanidade”, é correto afirmar que se tem exemplo de
- a) antítese.
- b) hipérbole.
- c) ironia.
- d) catacrese.
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(1,0) 6 -
Em relação aos processos de formação de palavras da Língua Portuguesa, conforme preconiza Cegalla, são feitas as seguintes afirmações:
I. A composição consiste em formar palavras novas a partir de outra já existente, realizando-se por acréscimo de prefixo anteposto ao radical, ou acrescentando um sufixo a um radical; ou pelo acréscimo de prefixo e de sufixo, ao mesmo tempo, a um radical.
II. A derivação imprópria, que é de interesse da semântica e da estilística, consiste em mudar a classe gramatical de uma palavra, estendendo-lhe à significação.
III. O hibridismo diz respeito às palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes.
Quais dos conceitos acima estão corretos, conforme preconiza Cegalla?
- a) Apenas I.
- b) Apenas II.
- c) Apenas I e II.
- d) Apenas II e III.
- #225380
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(1,0) 7 -
Observe o seguinte texto traduzido do francês, que evoca a infância de Jean Paul Sartre:
“Eu comecei minha vida como a terminarei, sem dúvida: no meio de livros. No escritório de meu avô havia livros por toda parte, com a proibição de desempoeirá-los exceto uma vez por ano, antes do mês de outubro. Eu ainda não sabia ler, mas já sonhava com eles, essas pedras erigidas: retas ou inclinadas, enfileiradas como tijolos sobre as prateleiras da biblioteca ou nobremente espaçadas como menhires, eu sentia que a prosperidade de nossa família dependia delas. Elas eram muito parecidas, eu me inquietava num minúsculo santuário, cercado de monumentos sólidos, antigos, que me haviam visto nascer, que me veriam morrer e cuja permanência me garantia um futuro tão calmo como o passado”.
Sobre a estruturação estilística desse segmento, assinale a opção que apresenta uma observação inadequada.
- a) A primeira metáfora compara os livros da biblioteca com “pedras erigidas”, metáfora essa que desencadeia outras comparações, como a de ver os livros como “menhires”.
- b) A comparação dos livros com “menhires” (santuário pré-histórico) destaca as conotações de coisas que permanecem no tempo, como o valor da religião e os livros da biblioteca.
- c) A comparação com os menhires transmite também a sensação de mistério, impressão essa ligada ao fato de o enunciador do texto ser, na época, uma criança ainda analfabeta.
- d) Assim como os menhires sobreviveram ao tempo, também os livros vão permanecer na vida do narrador.
- #225381
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(1,0) 8 -
A comunicação oficial é um ato visto como de caráter normativo e que deve observar um certo nível de linguagem. Nesse sentido, a finalidade precípua dos expedientes oficiais é a de:
- a) Distinguir-se das demais comunicações.
- b) Comunicar por meio de linguagem técnica e formal.
- c) Informar com clareza e objetividade.
- d) Normatizar por meio de linguagem estilística.
- #225382
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(1,0) 9 -
“O campo ainda estava verde e alegre, mas quase deserto e com as árvores parcialmente desfolhadas, oferecendo a imagem da solidão e da aproximação do inverno. Resultava de seu aspecto uma mistura de uma impressão doce e triste, análoga à da minha idade”.
Nesse fragmento introdutório de um romance, a função da descrição é
- a) narrativa, informando ao leitor sobre personagens, lugares e objetos do espaço narrativo, permitindo uma projeção mais fácil no interior da história narrada.
- b) estética, em que a descrição serve de exposição das virtudes estilísticas do narrador.
- c) simbólica, em que a descrição faz alusão a alguma outra coisa que está implícita.
- d) argumentativa, em que a descrição expressa um ponto de vista do autor ou a utiliza como argumento.
- #225383
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(1,0) 10 -
Conforme preceitua a Lei Federal Complementar nº 95 de 1998, as disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica, observadas, para esse propósito, as seguintes normas, EXCETO:
- a) escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais.
- b) usar os recursos de pontuação de forma judiciosa, evitando os abusos de caráter estilístico.
- c) expressar por meio dos parágrafos os aspectos complementares à norma enunciada no caput do artigo e as exceções à regra por este estabelecida.
- d) usar as palavras e as expressões em seu duplo sentido, salvo quando a norma versar sobre assunto técnico, hipótese em que se empregará a nomenclatura do latim referendando a origem da palavra ou expressão.