Simulado Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes | CONCURSO
Simulado Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Todos Simulados Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Simulado mais feitos
- Simulado mais difícil
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes e saiam na frente em seus estudos.
Questões Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #249515
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre Alucinações e Pseudoalucinações, é CORRETO afirmar:
- a) As alucinações são sintomas presentes exclusivamente em diagnósticos de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo e usuários de substâncias psicoativas.
- b) A pseudoalucinação ocorre somente em quadros de transtorno de humor e ansiedade.
- c) As alucinações visuais são as mais frequentemente associadas à esquizofrenia.
- d) A maioria das alucinações auditivas em esquizofrênicos tem discurso ininteligível.
- e) A maioria dos esquizofrênicos percebem as alucinações auditivas como provenientes do espaço exterior, descrevendo-as como “vozes fora da cabeça”.
- #249516
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Sobre a definição de “delírios”, é INCORRETO afirmar:
- a) Para ser considerado um delírio, a crença deve necessariamente ter um conteúdo falso.
- b) Ideias delirantes são juízos patologicamente falsos.
- c) No delírio o indivíduo apresenta convicção extraordinária, certeza subjetiva praticamente absoluta, não tendo dúvida da veracidade de seu delírio.
- d) A apresentação de argumentos lógicos não é suficiente para remover a crença delirante.
- e) Em alguns casos o delírio pode ser verídico, importando - para a definição de delírio - a maneira como o indivíduo construiu o ajuizamento.
- #249517
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Na famosa obra de William Shakespeare − “Otelo, o mouro de Veneza” − o general Otelo, casado em segredo com Desdêmona, é instigado pelo amigo Iago a acreditar que sua mulher o trai com Cássio, um jovem tenente, chegando no final a assassiná-la e a cometer suicídio em seguida. Ao longo da trama, ele vê, em pequenas “evidências”, as provas de que sua esposa lhe é desleal: um lenço perdido e que foi encontrado nos aposentos de Cássio; uma discussão em que Cássio fala de sua amante Bianca, que Otelo toma por Desdêmona; as mãos úmidas da mulher – para ele um sinal de sua traição. Otelo chega a considerar seu próprio ciúmes uma prova da infidelidade de Desdêmona: “Uma natureza não se deixaria invadir dessa forma pela sombra da paixão sem um bom motivo”. Com base no DSM-5, o transtorno que melhor se aplica ao caso de Otelo é o
- a) Bipolar.
- b) Depressivo.
- c) Delirante.
- d) Esquizoafetivo.
- e) Psicótico breve.
- #249518
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
O diagnóstico do transtorno esquizoafetivo representa um desafio na prática clínica devido à sua relação com os transtornos psicóticos e de humor. De acordo com a CID 10, a característica principal do transtorno esquizoafetivo é o(a)
- a) ocorrência de período ininterrupto de doença durante o qual o indivíduo continua a exibir sintomas ativos ou residuais da doença psicótica.
- b) existência de episódios esquizoafetivos em que sejam preenchidos simultaneamente os critérios para esquizofrenia e episódio depressivo maior ou episódio maníaco.
- c) presença de sintomas de psicose que preencham os critérios para esquizofrenia e, adicionalmente, de sintomas afetivos com gravidade e tempo suficientes para o diagnóstico de transtorno de humor, evoluindo ambos os sintomas de forma episódica.
- d) preservação da afetividade em paciente com sintomas de psicose que preencham os critérios para esquizofrenia.
- e) aprofundamento gradual de sintomas negativos — como afeto embotado, alogia e avolição —, precedidos de sintomas psicóticos positivos.
- #249519
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Esquizofrenia, Transtornos Esquizotípicos e Transtornos Delirantes
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Paciente portador de esquizofrenia, 22 anos, sexo masculino, desde os 16 começou a apresentar dificuldades tanto de rendimento escolar quanto de relacionamentos sociais. Atualmente, em tratamento no CAPS, prevalece o quadro de embotamento afetivo, rede social pobre, alucinações auditivas e ideias de que a comida e a água de sua casa estão contaminadas. Apresenta crítica parcial da doença. Pretende trabalhar, pois se acha “velho” para estudar. Foi encaminhado para avaliação e inserção em projeto de Terapia Ocupacional. Os aspectos avaliados pelo terapeuta ocupacional e os objetivos gerais que podem ser traçados para este caso são, respectivamente:
- a) Avaliação dos aspectos cognitivos que estão comprometendo suas funções executivas, orientação aos familiares sobre a doença e manejo do paciente em casa, e avaliar comportamentos disfuncionais. Os objetivos gerais incluem: desenvolver estratégias de aprendizado de novas formas de se relacionar e de contornar os déficits cognitivos, e inserção em oficinas de trabalho.
- b) Avaliação do funcionamento ocupacional utilizando entrevistas com a família, psicólogo e assistente social; estimar o grau de independência e potencial agressivo; avaliar a capacidade de aprendizagem de novas habilidades. Como objetivos gerais: inserção em grupo para treino de habilidades sociais e monitoramento da raiva; psico-educação para desenvolver a crítica quanto à sintomatologia; desenvolvimento de hábitos e atitudes para o trabalho remunerado.
- c) Avaliação dos aspectos das funções executivas principalmente memória operacional; avaliação das habilidades sociais e agressividade; qualidade da rede social e grau de adesão ao tratamento psiquiátrico. Os objetivos gerais incluem: o desenvolvimento da autoestima e auto eficiência nas AVDs e AVPS; inclusão em oficinas terapêuticas e encaminhamento para CECCO.
- d) Avaliação do funcionamento nas áreas de desempenho sócio ocupacional, incluindo as atividades de vida diária, as atividades de vida prática, lazer e atividade principal (trabalho/estudo); rede de apoio social; projetos para sua vida. Os objetivos gerais são: desenvolvimento da autonomia e de estratégias para lidar com as dificuldades de realização das atividades; psico-educação para aumentar a crítica em relação à doença e reconhecimento de sintomas e situações estressoras, inserção em grupo terapêutico para vivência de formas de relacionamento interpessoal.
- e) Avaliação do funcionamento ocupacional nas áreas de auto cuidado, auto manutenção, relacionamento interpessoal e grau de comprometimento funcional devido à sintomatologia. Objetivos gerais incluem: organização de sua rotina incluindo atividades de vida diária, atividades que envolvam responsabilidade e atividades de descanso/sono. Encaminhar para Residência Terapêutica tendo em vista que está persecutório em relação ao ambiente de sua casa.