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Simulado EsPCEx | Cadete do Exército | CONCURSO

Simulado EsPCEx | Cadete do Exército

📚 Simulado EsPCEx | Cadetes do Exército | cód.4565

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#51315
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EsPCEx
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 16 - 

Assinale a alternativa correta, quanto ao emprego do acento grave.

  • a) As nações juntam-se a Assembleia da ONU, para eliminarem progressivamente os problemas de gestão do serviço.
  • b) A Secretaria de Saneamento e as Conferências das Cidades foram criadas com vistas à diminuir as desigualdades de acesso a esse serviço.
  • c) Pode-se caminhar alguns passos no sentido de garantir que a essa tarefa alinhe-se a participação social.
  • d) A gestão dos serviços deve ser acrescentada uma visão de saneamento básico como direito à cidadania.
  • e) O marco legal estabelece que a prestação dos serviços tem como foco à garantia do cumprimento das metas.
#51316
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EsPCEx
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 17 - 

Os parnasianos acreditavam que, apoiando-se nos modelos clássicos, estariam combatendo os exageros de emoção e fantasia do Romantismo e, ao mesmo tempo, garantindo o equilíbrio que almejavam. Propunham uma poesia objetiva, de elevado nível vocabular, racionalista, bem-acabada do ponto de vista formal e voltada para temas universais. Esse racionalismo, que enfrentava os "exageros de emoção" e fixava-se no formalismo, fica bem claro na seguinte estrofe parnasiana de Olavo Bilac:

  • a) E eu vos direi: "Amai para entendê-las!/Pois só quem ama pode ter ouvido/Capaz de ouvir e de entender estrelas."
  • b) Não me basta saber que sou amado,/Nem só desejo o teu amor: desejo/Ter nos braços teu corpo delicado,/Ter na boca a doçura de teu beijo.
  • c) Pois sabei que é por isso que assim ando:/Que é dos loucos somente e dos amantes/Na maior alegria andar chorando.
  • d) Mas que na forma se disfarce o emprego/Do esforço; e a trama viva se construa/De tal modo, que a imagem fique nua,/Rica, mas sóbria, como um templo grego.
  • e) Esta melancolia sem remédio,/Saudade sem razão, louca esperança/Ardendo em choros e findando em tédio.
#51317
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EsPCEx
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros; mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me."
ASSIS. Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ática,1999. p.55 (fragmento)
Com Dom Casmurro, obra publicada em 1899, depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e de Quincas Borba (1891), Machado de Assis deixa marcas indeléveis de que a Literatura Brasileira vivia um novo período literário, bem diferente do Romantismo. Nessas obras, nota-se uma forma diferente de sentir e de ver a realidade, menos idealizada, mais verdadeira e crítica: uma perspectiva realista. O trecho apresentado acima representa essa perspectiva porque o narrador

  • a) exagera nas imagens poéticas traduzidas por "fluido misterioso", "praia", "cabelos espalhados pelos ombros" em uma realização imagética da mulher que o tragava como fazem as ondas de um mar em ressaca.
  • b) deixa-se levar pelas ondas que saíam das pupilas de Capitu em um fluido, misterioso e enérgico, que o arrasta depressa como uma vaga que se retira da praia em dias de ressaca, não adiantando agarrar-se nem aos braços nem aos cabelos da moça.
  • c) retira-se da praia como as vagas em dias de ressaca por não ser capaz de dizer a Capitu o que está sentindo ao olhá-la nos olhos sem quebrar a dignidade mínima daquele momento em que duas pessoas apaixonam-se.
  • d) solicita à "retórica dos namorados" uma comparação que seja, ao mesmo tempo, exata e poética capaz de descrever os olhos de Capitu, revelando a dificuldade de apresentar uma verdade que não estrague a idealização romântica.
  • e) ridiculariza a retórica dos românticos ao afirmar que os olhos de Capitu pareciam com uma ressaca do mar e, por isso, não seria capaz de descrevê-los de maneira poética, traduzindo, assim, o realismo literário de sua época.
#51318
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EsPCEx
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 19 - 

Leia o trecho abaixo, retirado de I-Juca Pirama, obra de Gonçalves Dias.

 

Da tribo pujante,

Que agora anda errante

Por fado inconstante,

Guerreiros, nasci:

Sou bravo, sou forte,

sou filho do norte,

Meu canto de morte,

Guerreiros, ouvi.

 

Trata-se de um:

 

  • a) poema lírico
  • b) poema épico
  • c) cantiga de amigo
  • d) novela de cavalaria
  • e) auto de fundo religioso
#51319
Banca
Exército Brasileiro
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
EsPCEx
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 20 - 

Leia as afirmações abaixo sobre Carlos Drummond de Andrade:
I- Preferiu não participar da Semana de Arte Moderna, mas enviou seu famoso poema "Os Sapos", que, lido por Ronald de Carvalho, tumultuou o Teatro Municipal. II - Sua fase "gauche" caracterizou-se pelo pessimismo, pelo individualismo, pelo isolamento e pela reflexão existencial. A obra mais importante foi o "Poema de Sete Faces". III- Na fase social, o eu lírico manifesta interesse pelo seu tempo e pelos problemas cotidianos, buscando a solidariedade diante das frustrações e das esperanças humanas. IV- A última fase foi marcada pela poesia intimista, de orientação simbolista, prezando o espiritualismo e orientalismo e a musicalidade, traços que podem ser notados no poema "O motivo da Rosa".
Estão corretas as afirmações:

  • a) I, II e III
  • b) II, III e IV
  • c) II e III
  • d) II e IV
  • e) III e IV.