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Simulado Engenharia Aeronáutica | CONCURSO

Simulado Engenharia Aeronáutica

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#250515
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Considerando as condições favoráveis à formação de nevoeiro, analise as afirmações seguintes e indique a opção correta.
I. Umidade relativa não muito elevada. II. Temperatura do ar igual à temperatura de orvalho. III. Núcleos higroscópicos raros. IV. Vento fraco (até 10 Kt).
Estão corretas somente as afirmações

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#250516
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

A turbulência devido à cortante de vento é ocasionada pela mudança de velocidade e/ou direção do vento em uma pequena distância. A respeito de um dos tipos de cortante de vento, as chamadas tesouras de vento, analise os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. Ocorrem geralmente na presença de nuvens de trovoadas, com microdescendentes violentas. II. As rajadas horizontais de vento provocam significativas variações na velocidade indicada do avião. III. As tesouras de vento não podem ser detectadas por equipamentos de solo. IV. O procedimento mais recomendado para uma aeronave que entre em uma tesoura de vento é aumentar a velocidade e manter o voo nivelado.
Estão corretos apenas os itens

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#250517
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 3 - 

A penetração de uma aeronave em uma nuvem de trovoada (cúmulos nimbos) deve sempre ser evitada, pois causa desconforto para a tripulação e os passageiros, podendo, ainda, em condições limites, causar dano à aeronave. Entretanto, caso a penetração não possa ser evitada, analise as opções abaixo e escolha a correta.

  • a) A precipitação líquida é normalmente encontrada em todos os níveis, mas é mais abundante nos níveis superiores da nuvem.
  • b) É sempre preferível procurar uma zona de poucos relâmpagos, ainda que para isso tenha que enfrentar um aumento da turbulência.
  • c) A velocidade de penetração deve ser a de cruzeiro normal ou acima dela.
  • d) A velocidade de penetração deve ser aquela estabelecida pelo fabricante da aeronave.
  • e) Para um mesmo tipo de aeronave, quanto mais leve ela estiver, menor as acelerações devido à turbulência.
#250518
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 4 - 

Nos manuais de voo dos aviões de transporte (RBAC 25), na parte que diz respeito ao cálculo do peso máximo permitido para a decolagem, além da limitação do comprimento mínimo da pista, é apresentada uma limitação adicional chamada de “limite de subida” ou, em inglês, climb limit. Essa limitação diz respeito à capacidade de o avião (bimotor)

  • a) deixar o solo, ainda nos limites da pista, com todos os motores operando, e cruzar um obstáculo de 30 pés.
  • b) deixar o solo, ainda nos limites da pista, no caso de pane do motor na Vef (velocidade de falha do motor crítico).
  • c) conseguir subir até a altitude de 18.000 pés, com uma razão de subida residual de, no mínimo, 100 pés/min, após pane do motor crítico.
  • d) decolar e subir até o nível de cruzeiro previsto, mantendo, no mínimo, até o final da subida, uma razão de 500 pés/min.
  • e) cumprir os mínimos requeridos para a razão de subida em toda a trajetória de decolagem, até 1.500 pés.
#250519
Banca
. Bancas Diversas
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Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 5 - 

No planejamento de uma decolagem, para os aviões da categoria transporte (RBAC 25), uma providência importante a fazer é a definição da V1, que é a velocidade em que o piloto terá que decidir, em caso de pane do motor crítico, se prossegue com a decolagem ou se atua no sentido de parar o avião. A respeito da V1, analise os itens a seguir e escolha a opção correta.
I. O valor máximo admissível para a V1 é V1=V2. II. Para a definição da V1, é indiferente se a pista está molhada ou não. III. O valor mínimo da V1 é V1=VMCG (velocidade mínima de controle no solo). IV. Quando houver chance de escolha (pista não balanceada), em decolagens com obstáculo, é preferível escolher uma V1 a menor possível. V. Quando houver chance de escolha (pista não balanceada) em decolagem com obstáculo, é preferível escolher uma V1 a maior possível.
Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II.
  • b) I, III.
  • c) II, IV.
  • d) III, IV.
  • e) III, V.