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Simulado Engenharia Aeronáutica | CONCURSO

Simulado Engenharia Aeronáutica

Simulado Engenharia Aeronáutica

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Este Simulado Engenharia Aeronáutica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Engenharia Aeronáutica
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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  2. Questões de Engenharia Aeronáutica 

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

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Questões Engenharia Aeronáutica

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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#214303
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Engenharia Aeronáutica
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(1,0) 1 - 

Os documentos que devem fazer parte da juntada a ser apresentada para fins de aprovação do projeto de construção de uma pista de aeroporto municipal são

  • a) Projeto Básico e Projeto de Infraestrutura.
  • b) Projeto Viário e Projeto Executivo de Obras.
  • c) Projeto de Infraestrutura e Projeto de Expansão.
  • d) Projeto Básico e Projeto Executivo de Obras e Serviços.
  • e) Projeto Executivo de Obras e Serviços e Projeto Arquitetônico.
#214304
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(1,0) 2 - 

Analise:
I. A envergadura de uma aeronave é um fator importante de planejamento para a infaestrutura aeroportuária.
II. Pode-se afirmar que um balão de ar quente tripulado é uma aeronave, apesar de não ter sua sustentação baseada na diferença de pressão decorrente do escoamento do ar (vento relativo) sobre suas superfícies.
III. A diferença entre superfície aerodinâmica e o aerofólio é que este último gera somente sustentação ao ser submetido a um escoamento de ar (vento relativo).
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:

  • a) V; F; V.
  • b) F; F; V.
  • c) V; V; V.
  • d) F; V; F.
  • e) V; V; F.
#214305
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(1,0) 3 - 

Uma aeronave decola do Aeroporto Charles de Gaulle da cidade de Paris, na França, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos – Governador André Franco Montoro, localizado na cidade de Guarulhos, São Paulo – Brasil, para realizar um voo de transporte aéreo regular. Partindo-se da premissa que, para realizar esta jornada, a aeronave deve atender aos requisitos operacionais e de certificação condizentes com a travessia do Oceano Atlântico, é correto afirmar:

  • a) O consumo de combustível da aeronave durante o voo independe do peso transportado.
  • b) Sendo uma aeronave de trem de pouso triciclo, a técnica de pouso correta, a ser utilizada quando da chegada ao destino, é a do “pouso de três pontos”.
  • c) Durante o voo sobre o Oceano Atlântico, pode-se afirmar que a pressão atmosférica influencia diretamente no consumo de combustível, visto que as aeronaves que realizam esta travessia são dotadas de motores à reação.
  • d) Caso haja necessidade de realização de um procedimento de holding em um ponto da rota, a velocidade a ser utilizada deve ser a que permita à aeronave obter um maior alcance (percorrer a maior distância) em relação ao terreno.
  • e) No que se refere às operações de pouso e decolagem, a elevação das duas pistas em relação ao nível do mar (Charles de Gaulle - 392ft e Guarulhos - 2.459ft) não demanda atenção especial em relação ao desempenho da aeronave durante o planejamento do voo.
#214306
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(1,0) 4 - 

Com relação ao conceito de “aeronavegabilidade” contido no Código Brasileiro de Aeronáutica, é correto afirmar que

  • a) refere-se à capacidade que uma aeronave possui de voar.
  • b) é a condição de voo atestada pela sua certificação na fábrica, não considerando os componentes integrantes do projeto.
  • c) aeronaves experimentais somente serão “aeronavegáveis” se possuírem um processo de fabricação homologado pela Autoridade Aeronáutica.
  • d) dispõe de legislação específica, onde está estabelecido que deve ser atribuição da autoridade aeronáutica de cada Estado a responsabilidade pela sua fiscalização.
  • e) somente é aplicado por ocasião da fabricação da aeronave/emissão do certificado pela Autoridade Aeronáutica, não estando relacionado à necessidade de manutenção da mesma.
#214307
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(1,0) 5 - 

As aeronaves modernas estão equipadas com diversos sistemas (aviônicos) que possibilitam a condução dos voos com maior precisão de aeronavegabilidade. Em relação a esses sistemas, é correto afirmar:

  • a) O Global Positioning System (GPS) é um equipamento que substitui os equipamentos de aproximação e pouso por Instrumentos.
  • b) O piloto automático possui capacidade autônoma de gerenciamento do voo, ou seja, seu funcionamento independe de outros sistemas de navegação embarcados na aeronave.
  • c) A finalidade do equipamento Flight Management System (FMS) é monitorar todos os parâmetros de funcionamento dos sistemas motopropulsores, elétricos e hidráulicos das aeronaves.
  • d) Equipamentos embarcados, como o ADF e o VOR, terão sua utilização reduzida com o passar dos anos, tendo em vista as novas capacidades de navegação propostas pelo conceito CNS-ATM.
  • e) O Airborne Collision Avoidance System (ACAS) permite que as aeronaves possam manter a separação entre si durante o voo, diminuindo o ônus da prestação do Controle de Tráfego Aéreo.
#214308
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(1,0) 6 - 

Analise:
I. O “Transporte Aéreo Regional” deve obedecer aos mesmos princípios regulamentares que norteiam as demais empresas aéreas que não operam com esta característica.
II. O “Transporte Aéreo Regional” pode ser definido em função da densidade de tráfego, dos aeroportos utilizados, pelo faturamento da empresa aérea e pela capacidade das aeronaves utilizadas.
III. Tendo em vista sua importância no contexto econômico do país, a regulamentação do voo regular de transporte de carga é tratada em documentação específica, diferenciando-se a sua forma de regulamentação das demais modalidades de voo.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:

  • a) F; F; V.
  • b) V; F; V.
  • c) V; V; F.
  • d) V; V; V.
  • e) F; V; F.
#214309
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(1,0) 7 - 

Com relação à Aviação Geral, é correto afirmar que:

  • a) Esta aviação somente engloba a aviação executiva e de aerodesporto.
  • b) Sua definição é excludente, ou seja, é composta por toda aviação civil, retirando-se as aeronaves de linhas aéreas.
  • c) Não possui significativa importância econômica para o segmento aeronáutico.
  • d) Não possui problemas relacionados à infraestrutura aeroportuária, visto que suas aeronaves são de pequeno porte.
  • e) Pode-se dizer que o seu valor como modal (transporte de passageiros e carga) é desprezível no âmbito da aviação civil.
#214310
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(1,0) 8 - 

Visando garantir a segurança para as operações visuais noturnas em um aeroporto, além da iluminação das pistas de pouso, é obrigatório que estejam disponíveis os tipos de balizamento:

  • a) ALS e luzes de pátio de estacionamento.
  • b) Luzes de aproximação visual e farol de aeródromo.
  • c) Luzes de pátio de estacionamento e farol de aeródromo.
  • d) Luzes de pistas de táxi e farol de aeródromo, desde que o aeroporto possua um órgão de prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo em operação.
  • e) Luzes de pistas de táxi e luzes de pátio de estacionamento, desde que o aeroporto possua um órgão de prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo em operação.
#214311
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(1,0) 9 - 

Analise:
I. Dentre outros, a demanda pelo transporte aéreo é condicionada por fatores econômicos do país e por fatores relacionados à infraestrutura aeroportuária.
II. A avaliação do nível dos serviços prestados é utilizada para realizar a classificação de determinado aeroporto em relação ao “volume de passageiros” versus “capacidade aeroportuária”.
III. Para fins de realização de um estudo de demanda, devemos levar em consideração áreas de captação ou de influência de um ou mais aeroportos em atendimento a uma região principal ou metrópole.
Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II e III são, respectivamente:

  • a) V; F; V.
  • b) V; V; V.
  • c) F; V; F.
  • d) V; V; F.
  • e) F; F; V.
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(1,0) 10 - 

Por ser dependente de diversos outros sistemas, o segmento do Transporte Aéreo possui relação direta de causa-efeito com as oscilações do cotidiano econômico e político do país, ou seja, algumas variações de cenário podem ocasionar mudanças significativas na execução de seu planejamento.
Nesse contexto, uma das premissas a serem consideradas na elaboração de um planejamento aeroportuário deve ser:

  • a) Não devem ser levadas em consideração as expectativas de crescimento econômico do país e da região, por não serem dados concretos.
  • b) O planejamento de um terminal de passageiros deve ser proporcional à expectativa de sua utilização pela população, levando-se em consideração os costumes e hábitos da localidade.
  • c) A regulamentação deve ser utilizada para dar base, mas nunca para fundamentar o planejamento, visto que seus aspectos podem ser alterados ao longo dos anos, o que tornaria o projeto desatualizado.
  • d) Havendo indefinição das normas no trato de impasses em relação a diferentes interesses, deve-se direcionar a interpretação para a melhor forma que atenda aos interesses da administração e do planejamento.
  • e) A diminuição dos serviços de apoio aos passageiros nos terminais de embarque e desembarque, tais como restaurantes e serviço de táxi, influencia diretamente no interesse de utilização do aeroporto pelas empresas aéreas.