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Simulado ENEM | SOCIOLOGIA | ENEM

Simulado ENEM | SOCIOLOGIA

SIMULADO ENEM | SOCIOLOGIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo SOCIOLOGIA que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | SOCIOLOGIA contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!


#82355
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
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(1,0) 1 - 

Uma criança com deficiência mental deve ser mantida em casa ou mandada a uma instituição? Um parente mais velho que costuma causar problemas deve ser cuidado ou podemos pedir que vá embora? Um casamento infeliz deve ser prolongado pelo bem das crianças?

MURDOCH, I. A soberania do bem. São Paulo: Unesp, 2013.

 

Os questionamentos apresentados no texto possuem uma relevância filosófica à medida que problematizam conflitos que estão nos domínios da

  • a) política e da esfera pública.
  • b) teologia e dos valores religiosos.
  • c) lógica e da validade dos raciocínios.
  • d) ética e dos padrões de comportamento.
  • e) epistemologia e dos limites do conhecimento.
#82356
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
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(1,0) 2 - 

Enquanto persistirem as grandes diferenças sociais e os níveis de exclusão que conhecemos hoje no Brasil, as políticas sociais compensatórias serão indispensáveis.

SACHS, I. Inclusão social pelo trabalho decente. Revista de Estudos Avançados, n. 51, ago. 2004.

 

As ações referidas são legitimadas por uma concepção de política pública

  • a) focada no vínculo clientelista.
  • b) pautada na liberdade de iniciativa.
  • c) baseada em relações de parentesco.
  • d) orientada por organizações religiosas.
  • e) centrada na regulação de oportunidades.
#82358
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
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(1,0) 3 - 

O Movimento Negro Unificado (MNU) distingue-se do Teatro Experimental do Negro (TEN) por sua crítica ao discurso nacional hegemônico. Isto é, enquanto o TEN defende a plena integração simbólica dos negros na identidade nacional “híbrida”, o MNU condena qualquer tipo de assimilação, fazendo do combate à ideologia da democracia racial uma das suas principais bandeiras de luta, visto que, aos olhos desse movimento, a igualdade formal assegurada pela lei entre negros e brancos e a difusão do mito de que a sociedade brasileira não é racista teriam servido para sustentar, ideologicamente, a opressão racial.

COSTA, S. Dois Atlânticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

No texto, são comparadas duas organizações do movimento negro brasileiro, criadas em diferentes contextos históricos: o TEN, em 1944, e o MNU, em 1978. Ao assumir uma postura divergente da do TEN, o MNU pretendia

  • a) pressionar o governo brasileiro a decretar a igualdade racial.
  • b) denunciar a permanência do racismo nas relações sociais.
  • c) contestar a necessidade da igualdade entre negros e brancos.
  • d) defender a assimilação do negro por meios não democráticos.
  • e) divulgar a ideia da miscigenação como marca da nacionalidade.
#82361
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
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(1,0) 4 - 

Ações de educação patrimonial são realizadas em diferentes contextos e localidades e têm mostrado resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima das comunidades. Em alguns casos, promovem o desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

  • a) evolução de atividades artesanais herdadas do passado.
  • b) representações sociais formadoras de identidades coletivas.
  • c) mobilizações políticas criadoras de tradições culturais urbanas.
  • d) hierarquização de festas folclóricas praticadas por grupos locais.
  • e) formação escolar dos jovens para o trabalho realizado nas comunidades.
#82365
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
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(1,0) 5 - 

A promessa da tecnologia moderna se converteu em uma ameaça, ou esta se associou àquela de forma indissolúvel. Ela vai além da constatação da ameaça física. Concebida para a felicidade humana, a submissão da natureza, na sobremedida de seu sucesso, que agora se estende à própria natureza do homem, conduziu ao maior desafio já posto ao ser humano pela sua própria ação. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.

JONAS, H. O princípio da responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2011 (adaptado).

As implicações éticas da articulação apresentada no texto impulsionam a necessidade de construção de um novo padrão de comportamento, cujo objetivo consiste em garantir o(a)

  • a) pragmatismo da escolha individual.
  • b) sobrevivência de gerações futuras.
  • c) fortalecimento de políticas liberais.
  • d) valorização de múltiplas etnias.
  • e) promoção da inclusão social.
#82366
Banca
INEP
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Sociologia
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(1,0) 6 - 

Parecer CNE/CP n° 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos. 

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado).


A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a

  • a) práticas de valorização identitária.
  • b) medidas de compensação econômica.
  • c) dispositivos de liberdade de expressão.
  • d) estratégias de qualificação profissional.
  • e) instrumentos de modernização jurídica.
#82367
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
Concurso
ENEM
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(1,0) 7 - 

Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB) 

Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira. 

Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931. 

Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização

  • a) política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.
  • b) beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição
  • c) paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.
  • d) democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.
  • e) internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.
#82368
Banca
INEP
Matéria
Sociologia
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(1,0) 8 - 

Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos abjetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento, malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafísica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.

KANT I Critica da razão pura, Lisboa: Calouste-Gulbenkían, 1994 (adaptado).

O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que

  • a) assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento.
  • b) defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo.
  • c) revelam a relação de interdependência entre os dados da experiência e a reflexão filosófica.
  • d) apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.
  • e) refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.
#82369
Banca
INEP
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(1,0) 9 - 

Um Estado é uma multidão de seres humanos submetida a leis de direito. Todo Estado encerra três poderes dentro de si, isto é, a vontade unida em geral consiste de três pessoas: o poder soberano (soberania) na pessoa do legislador; o poder executivo na pessoa do governante (em consonância com a lei) e o poder judiciário (para outorgar a cada um o que é seu de acordo com a lei) na pessoa do juiz.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: EDIPRO, 2003.

 

De acordo com o texto, em um Estado de direito

  • a) a vontade do governante deve ser obedecida, pois é ele que tem o verdadeiro poder.
  • b) a lei do legislador deve ser obedecida, pois ela é a representação da vontade geral.
  • c) o Poder Judiciário, na pessoa do juiz, é soberano, pois é ele que outorga a cada um o que é seu.
  • d) o Poder Executivo deve submeter-se ao Judiciário, pois depende dele para validar suas determinações.
  • e) o Poder Legislativo deve submeter-se ao Executivo, na pessoa do governante, pois ele que é soberano.
#82370
Banca
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(1,0) 10 - 

Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Campanha das letras, 2001 (adaptado).


No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido

  • a) o crescimento da carga tributária. 
  • b) o aumento da mobilidade ocupacional. 
  • c) a redução da competitividade entre as empresas. 
  • d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais.
  • e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.
#82371
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(1,0) 11 - 

Em uma das reuniões do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) na rua Major Sertório, no centro de São Paulo, mais de 80 jovens ocupam uma sala. Sentados em cadeiras, sofás ou em almofadas no chão, conversam, esclarecem dúvidas e falam sobre as dificuldades e prazeres típicos desta fase da vida. No final, participam de uma confraternização com lanche e música. O que os une nesta tarde de domingo não é política ou religião, mas a orientação sexual: eles são LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) ou querem conhecer pessoas que sejam, por conta de dúvidas quanto à própria sexualidade.

FUHRMANN, L. Mães e filhos: um grupo em São Paulo ajuda familiares a lidar com a homossexualidade de jovens e adolescentes. Carta Capital. N° 589, São Paulo: Confiança, mar. 2010.

 

Tendo em conta as formas de incompreensão e intolerância que ainda marcam certas visões sobre o tema da diversidade sexual, o que embasa a criação de movimentos sociais como o GPH e de outros grupos LGBT com o mesmo perfil?

  • a) A liberalidade frequente dos pais de homossexuais.
  • b) As normas legais que amparam os homossexuais.
  • c) A participação político-partidária dos grupos LGBT.
  • d) A necessidade de superar o medo e a discriminação.
  • e) As tentativas de atrair os consumidores gays.
#82372
Banca
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(1,0) 12 - 

O meu lugar, Tem seus mitos e seres de luz, É bem perto de Oswaldo Cruz, Cascadura, Vaz Lobo, Irajá. O meu lugar, É sorriso, é paz e prazer, O seu nome é doce dizer, Madureira, ia, Iaiá. Madureira, ia, Iaiá 
Em cada esquina um pagode um bar, Em Madureira. Império e Portela também são de lá, Em Madureira. E no Mercadão você pode comprar Por uma pechincha você vai levar, Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar, Em Madureira. 
CRUZ, A. Meu lugar. Disponível em: www.vagalume.uol.com.br. Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento). 
A análise do trecho da canção indica um tipo de interação entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na canção expressa um processo de

  • a) autossegregação espacial.
  • b) exclusão sociocultural.
  • c) homogeneização cultural.
  • d) expansão urbana.
  • e) pertencimento ao espaço.
#82373
Banca
INEP
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(1,0) 13 - 

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado) O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

  • a) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
  • b) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
  • c) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
  • d) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
  • e) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.
#82374
Banca
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(1,0) 14 - 

Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações. 

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

  • a) Internet.
  • b) fibra ótica.
  • c) TV digital.
  • d) telefonia móvel.
  • e) portabilidade telefônica.
#82375
Banca
INEP
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Sociologia
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(1,0) 15 - 

A chegada da televisão A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche. SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998. A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veículo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em que

  • a) amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.
  • b) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.
  • c) maquiou indicadores sociais negativos durante as décadas de 1970 e 1980.
  • d) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.
  • e) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.