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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6194

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#84838
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

Analise as seguintes avaliações de possíveis resultados de um teste na Internet.

Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 01

Depreende-se, a partir desse conjunto de informações, que o teste que deu origem a esses resultados, além de estabelecer um perfil para o usuário de sites de relacionamento, apresenta preocupação com hábitos e propõe mudanças de comportamento direcionadas

  • a) ao adolescente que acessa sites de entretenimento.
  • b) ao profissional interessado em aperfeiçoamento tecnológico.
  • c) à pessoa que usa os sites de relacionamento para complementar seu círculo de amizades.
  • d) ao usuário que reserva mais tempo aos sites de relacionamento do que ao convívio pessoal com os amigos.
  • e) ao leitor que se interessa em aprender sobre o funcionamento de diversos tipos de sites de relacionamento.
#84839
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
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(1,0) 2 - 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? 

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. 

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? 

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. 

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. 

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). 

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

  • a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
  • b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
  • c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
  • d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
  • e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.
#84840
Banca
INEP
Matéria
Português
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(1,0) 3 - 

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram- na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica. MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003. Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

  • a) Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 03 A
  • b) Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 03 B
  • c) Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 03 C
  • d) Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 03 D
  • e) SimuEado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 03 E
#84841
Banca
INEP
Matéria
Português
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(1,0) 4 - 

A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada... Que talento ela possuía para contar as suas histórias, com um jeito admirável de falar em nome de todos os personagens, sem nenhum dente na boca, e com uma voz que dava todos os tons às palavras! Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhações. E muito da vida, com as suas maldades e as suas grandezas, a gente encontrava naqueles heróis e naqueles intrigantes, que eram sempre castigados com mortes horríveis! O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. Quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. Os rios e florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com a Paraíba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco. 

José Lins do Rego. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980, p. 49-51 (com adaptações). 

Na construção da personagem “velha Totonha”, é possível identificar traços que revelam marcas do processo de colonização e de civilização do país. Considerando o texto acima, infere-se que a velha Totonha

  • a) tira o seu sustento da produção da literatura, apesar de suas condições de vida e de trabalho, que denotam que ela enfrenta situação econômica muito adversa.
  • b) compõe, em suas histórias, narrativas épicas e realistas da história do país colonizado, livres da influência de temas e modelos não representativos da realidade nacional.
  • c) retrata, na constituição do espaço dos contos, a civilização urbana européia em concomitância com a representação literária de engenhos, rios e florestas do Brasil.
  • d) aproxima-se, ao incluir elementos fabulosos nos contos, do próprio romancista, o qual pretende retratar a realidade brasileira de forma tão grandiosa quanto a européia.
  • e) imprime marcas da realidade local a suas narrativas, que têm como modelo e origem as fontes da literatura e da cultura européia universalizada.
#84842
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(1,0) 5 - 

Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 05

Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem.

  • a) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
  • b) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
  • c) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua...”
  • d) “...e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
  • e) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão...”
#84843
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(1,0) 6 - 

Antigamente 

Acontecia o indivíduo apanhar constipação; ficando perrengue, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtísica, feia era o gálico. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, lombrigas (...) 

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Companhia José Aguilar, p. 1.184. 

O texto acima está escrito em linguagem de uma época passada. Observe uma outra versão, em linguagem atual. 

Antigamente

Acontecia o indivíduo apanhar um resfriado; ficando mal, mandava o próprio chamar o doutor e, depois, ir à farmácia para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a tuberculose, feia era a sífilis. Antigamente, os sobrados tinham assombrações, os meninos, vermes (...) 

Comparando-se esses dois textos, verifica-se que, na segunda versão, houve mudanças relativas a

  • a) vocabulário.
  • b) construções sintáticas.
  • c) pontuação.
  • d) fonética.
  • e) regência verbal.
#84844
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(1,0) 7 - 

O açúcar

O branco açúcar que adoçará meu café 
nesta manhã de Ipanema 
não foi produzido por mim 
nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. 

Vejo-o puro 
e afável ao paladar 
como beijo de moça, água 
na pele, flor 
que se dissolve na boca. Mas este açúcar 
não foi feito por mim. 

Este açúcar veio 
da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, 
[dono da mercearia. 

Este açúcar veio 
de uma usina de açúcar em Pernambuco 
ou no Estado do Rio 
e tampouco o fez o dono da usina. 

Este açúcar era cana 
e veio dos canaviais extensos 
que não nascem por acaso 
no regaço do vale. 

(...) 

Em usinas escuras, 
homens de vida amarga 
e dura 
produziram este açúcar 
branco e puro 
com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. 

Ferreira Gullar. Toda Poesia. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 1980, p. 227-8. 

A antítese que configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira é expressa poeticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e

  • a) o trabalho do dono da mercearia de onde veio o açúcar.
  • b) o beijo de moça, a água na pele e a flor que se dissolve na boca.
  • c) o trabalho do dono do engenho em Pernambuco, onde se produz o açúcar.
  • d) a beleza dos extensos canaviais que nascem no regaço do vale.
  • e) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.
#84845
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(1,0) 8 - 

Leia o texto e examine a ilustração:

Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 08

Compare o texto de Machado de Assis com a ilustração de Portinari. É correto afirmar que a ilustração do pintor

  • a) apresenta detalhes ausentes na cena descrita no texto verbal.
  • b) retrata fielmente a cena descrita por Machado de Assis.
  • c) distorce a cena descrita no romance.
  • d) expressa um sentimento inadequado à situação.
  • e) contraria o que descreve Machado de Assis.
#84846
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(1,0) 9 - 

Leia estes textos.

Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 09

A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos

  • a) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.
  • b) concordam que o desarmamento é inatingível.
  • c) julgam que o sonho é um desafio invencível.
  • d) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.
  • e) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.
#84847
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Português
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(1,0) 10 - 

O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em

  • a) “(....) É de laço e de nó De gibeira o jiló Dessa vida, cumprida a sol (....)” (Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.)
  • b) “Protegendo os inocentes é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais.” (Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)
  • c) “O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngües são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas.” (Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)
  • d) Simulado ENEM 6194  PORTUGUêS  QUESTAO 10 D
  • e) “Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer.” (Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br. acessado em julho de 2005.)