Processando...

Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6191

Está focado no concurso ENEM? Então pratique com o melhor simulado da internet! 💻

 

🔗 Vejam mais simulados ENEM

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado ENEM e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões ENEM

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso ENEM


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso ENEM. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre ENEM


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso ENEM.

Ver apostilas para ENEM


📢 Concursos Abertos para ENEM

Veja os concursos abertos da instituição ENEM. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para ENEM


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#84793
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 16 - 

Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras.

SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cadernos Cedes. Ano XIX, n° 48, ago.1999.

 

Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se

  • a) um aumento da participação, tanto do sexo feminino como do sexo masculino, na prática de exercícios e jogos que eram exclusivamente pertencentes a um determinado sexo, incluindo as pessoas com deficiência.
  • b) uma manutenção na prática de exercícios direcionados ao uso de força física somente para os homens e outros que exigem delicadeza exclusivamente para as mulheres.
  • c) um aumento da oferta por espaços que permitem praticar exercícios ao ar livre e/ou em academias direcionados a recreação e jogos, voltados para homens e mulheres, separando-os em razão de suas diferenças.
  • d) uma manutenção das diferenças entre os sexos feminino e masculino, porém com um aumento significativo de mulheres que deixaram de praticar exercícios por não encontrar uma atividade adequada ao seu corpo.
  • e) um aumento da procura por parte do sexo masculino de exercícios que propiciam relaxamento, educação postural e alongamento, com o objetivo de melhorar o desempenho na prática da musculação.
#84794
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 17 - 

O esporte, as ginásticas, a dança, as artes marciais, as práticas de aptidão física tornam-se, cada vez mais, produtos de consumo (mesmo que apenas como imagens) e objetos de conhecimento e informação amplamente divulgados ao grande público. Jornais, revistas, videogames, rádio e televisão difundem ideias sobre a cultura corporal do movimento.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, 2002.

 

Essa difusão possibilitou o acesso a uma diversidade de atividades físicas e esportes coletivos praticados ao redor do mundo, que

  • a) promoveu um aumento, no Brasil, da prática de esportes como a ginástica e uma diminuição da prática do voleibol e basquetebol.
  • b) permitiu uma maior compreensão de esportes praticados em alguns países e/ou comunidades, de acordo com as suas características sociais e regionais.
  • c) diminuiu a prática de esportes desse tipo em algumas regiões do Brasil, pois são considerados excessivamente agressivos e necessitam de muitos jogadores.
  • d) aumentou o número de pessoas ao redor do mundo que praticam esportes desse tipo e diminuiu a prática das artes marciais como o karatê.
  • e) estimulou o ensino de algumas lutas, como, por exemplo, a capoeira, por ser considerada étnica e envolver um único grupo social.
#84795
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 18 - 

Simulado ENEM 6191  PORTUGUêS  QUESTAO 18

Cada região do país, por meio de suas danças populares, expressa sua cultura, que envolve aspectos sociais, econômicos, históricos, entre outros. As danças provocam a associação entre música e ritmo e o desenvolvimento de maior sensibilidade dos órgãos sensoriais. A ampliação da intensidade da audição aumenta a concentração, possibilitando o processo de transformação do ritmo musical em movimento espontâneo. Como exemplo de danças, tem-se o carimbó, na região Norte, e as danças gaúchas, na região Sul.

 

Nesse contexto, as danças populares permitem a descontração, o desenvolvimento e o descanso por serem atividades lúdicas que

  • a) promovem a interação, o conhecimento de diferentes ritmos e permitem minimizar o estresse da vida diária.
  • b) reduzem a participação, promovem competições em festivais e o conhecimento de outros ritmos.
  • c) impedem a socialização de todos, reduzindo a expressividade, por exigir habilidades corporais e espontaneidade.
  • d) permitem o desligamento dos elementos históricos, relacionando-as com os movimentos políticos e sociais.
  • e) reduzem a expressão corporal e as experiências, por utilizarem símbolos de outras culturas.
#84796
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 19 - 

O Ensino no Novo Milênio

 

Tecnicamente, o e-learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente um sistema hospedado no servidor de uma empresa de qualquer tamanho — ou de pessoa física — que vai transmitir, pela internet ou intranet, informações e instruções aos alunos, visando agregar conhecimento específico. O sistema pode substituir total ou, o que é mais comum, parcialmente, o instrutor como o condutor do processo de ensino.

PEREIRA, J. Meu Próprio Negócio. São Paulo, n° 87, maio 2010.

 

A utilização de meios eletrônicos no processo de ensino e aprendizagem é uma realidade da vida contemporânea. O aluno acessa informações e segue instruções visando agregar conhecimento na aprendizagem por meio da educação a distância, a qual

  • a) promove, no âmbito da educação profissional, a reflexão teórica em detrimento da prática.
  • b) potencializa a autonomia dos sujeitos de aprendizagem e o caráter colaborativo do processo.
  • c) prescinde da atuação de um profissional da área pedagógica, substituído pelas ferramentas tecnológicas.
  • d) proporciona mudança de status social aos estudantes no novo milênio, pela facilidade de interação.
  • e) depende de conhecimento técnico específico da área de informática, o que demonstra sua ineficácia atual.
#84797
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 20 - 

Simulado ENEM 6191  PORTUGUêS  QUESTAO 20

O Twitter se presta a diversas finalidades, entre elas, à comunicação concisa, por isso essa rede social 

  • a) é um recurso elitizado, cujo público precisa dominar a língua padrão.
  • b) constitui recurso próprio para a aquisição da modalidade escrita da língua.
  • c) é restrita à divulgação de textos curtos e pouco significativos e, portanto, é pouco útil.
  • d) interfere negativamente no processo de escrita e acaba por revelar uma cultura pouco reflexiva.
  • e) estimula a produção de frases com clareza e objetividade, fatores que potencializam a comunicação interativa.