Simulado ENEM | PORTUGUÊS

Simulado ENEM | PORTUGUÊS
SIMULADO ENEM | PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para ENEM, prova do ENEM e/ou questões do ENEM.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos que almejam sua aprovação no ENEM. Que desejam tirar excelentes notas na prova do ENEM deste ano.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões do ENEM e da banca INEP. Estas questões são especificamente para o Aluno ENEM , contendo PORTUGUÊS que foram extraídas de provas anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais destas provas do ENEM.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ENEM | PORTUGUÊS contém um total de 20 questões com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimentos.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking do ENEM e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para o ENEM é aqui!

#84718
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(1,0) 1 - 

Meu povo, meu poema

 

Meu povo e meu poema crescem juntos

Como cresce no fruto

A árvore nova

No povo meu poema vai nascendo

Como no canavial

Nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro

Como o sol

Na garganta do futuro

Meu povo em meu poema

Se reflete

Como espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo

Menos como quem canta

Do que planta

FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.

 

O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que

  • a) precisa do povo para produzir seu texto, mas se esquiva de enfrentar as desigualdades sociais.
  • b) dilui a importância das contingências políticas e sociais na construção de seu universo poético.
  • c) associa o engajamento político à grandeza do fazer poético, fator de superação da alienação do povo.
  • d) afirma que a poesia depende do povo, mas esse nem sempre vê a importância daquela nas lutas de classe.
  • e) reconhece, na identidade entre o povo e a poesia, uma etapa de seu fortalecimento humano e social.
#84719
Banca
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Português
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(1,0) 2 - 

A DOSE DO PERIGO

Os principais resultados da pesquisa

realizada pelo Ibope em maio passado,

com 1 008 adolescentes, 321 pais de

adolescentes e 1 204 adultos de todo

o estado de São Paulo

13 anos

é a idade com que atualmente os

adolescentes, começam a beber

Na década de 90, a iniciação ocorria

por volta dos 18 anos

------------------------------------------------

 

Aos 14 anos,

o consumo de álcool torna-se

um hábito

Na década d e 90, isso só ocorria por

volta dos 21 anos

Veja, São Paulo, 10 ago. 2011 (adaptado).

 

Os resultados da pesquisa realizada a respeito do consumo de álcool por adolescentes chamam a atenção para

  • a) os efeitos maléficos do álcool nos adolescentes.
  • b) o consumo exagerado de álcool entre adolescentes.
  • c) o risco do consumo de álcool cada vez mais precoce.
  • d) a problemática do consumo de álcool na década de 1990.
  • e) a diferença de comportamento entre adolescentes e adultos.
#84720
Banca
INEP
Matéria
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(1,0) 3 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 03

Os anúncios publicitários, em geral, utilizam as linguagens verbal e não verbal com a intenção de influenciar comportamentos. Os recursos linguísticos e imagéticos presentes na propaganda da ABP convergem para

  • a) reforçar o caráter informativo do anúncio sobre a realização do evento de publicidade.
  • b) mostrar que ideias ruins ou mal elaboradas também podem causar algum tipo de poluição.
  • c) definir os critérios para a participação no Festival Brasileiro de Publicidade de 2011.
  • d) comparar a poluição ocasionada por ideias ruins e a originada pela ação humana.
  • e) estimular os publicitários a se inscreverem no Festival Brasileiro de Publicidade de 2011.
#84724
Banca
INEP
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(1,0) 4 - 

Como ganhar qualquer discussão

 

A verdade nem sempre depende de fatos — nos jornais, no Congresso ou no boteco, ela é frequentemente empacotada com táticas perversas e milenares. Conhecer essas técnicas é um bom jeito de se defender contra elas (e fazer a sua opinião prevalecer).

 

1. Capte a benevolência — Siga a dica da retórica romana (captatio benevolentiae) e adule o interlocutor.

2. Exagere o argumento do adversário — É a “técnica do espantalho”, também chamada de ampliação indevida pelo filósofo Arthur Schopenhauer.

3. Entre na onda — Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão.

 

Outras dicas do mal:

 

• Mantenha a calma (o tom de fala vale mais que bons argumentos).

• Invalide as opiniões do adversário, desqualificando-o sem questioná-lo.

• Repita o argumento do outro, mas agora a seu favor.

• Revele que está usando uma tática para ganhar a discussão (aproveite para fingir que você venceu).

NARLOCH, L. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 27 out. 2011 (fragmento).

 

O fragmento, retirado de uma revista de divulgação científica, constrói-se em tom de humor, a partir de uma linguagem lúdica e despojada. O apelo a esse recurso expressivo é adequado para essa situação comunicativa, porque

  • a) converge para a subjetividade, característica desse tipo de periódico.
  • b) segue parâmetros textuais semelhantes aos das publicações científicas.
  • c) confirma o próprio periódico como meio de comunicação de massa.
  • d) atende a um leitor interessado em expandir conhecimento teórico.
  • e) contraria o uso previsto para o registro formal da língua portuguesa.
#84725
Banca
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(1,0) 5 - 

O cordelista por ele mesmo

 

Aos doze anos eu era

forte, esperto e nutrido.

Vinha do Sítio de Piroca

muito alegre e divertido

vender cestos e balaios

que eu mesmo havia tecido.

Passava o dia na feira

e à tarde regressava

levando umas panelas

que minha mãe comprava

e bebendo água salgada

nas cacimbas onde passava.

BORGES, J. F. Dicionário dos sonhos e outras histórias de cordel. Porto Alegre: LP&M, 2003 (fragmento).

 

Literatura de cordel é uma criação popular em verso, cuja linguagem privilegia, tematicamente, histórias de cunho regional, lendas, fatos ocorridos para firmar certas crenças e ações destacadas nas sociedades locais. A respeito do uso das formas variantes da linguagem no Brasil, o verso do fragmento que permite reconhecer uma região brasileira é

  • a) “muito alegre e divertido”.
  • b) “Passava o dia na feira”.
  • c) “levando umas panelas”
  • d) “que minha mãe comprava”
  • e) “nas cacimbas onde passava”.
#84726
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(1,0) 6 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 09

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque

  • a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.
  • b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.
  • c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
  • d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
  • e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
#84727
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(1,0) 7 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 09

Os textos relativos ao mundo do trabalho, geralmente, são elaborados no padrão normativo da língua. No anúncio, apesar de o enunciador ter usado uma variedade linguística não padrão, ele atinge seus propósitos comunicativos porque

  • a) os fazendeiros podem contar com a comodidade de serem atendidos em suas fazendas.
  • b) a parede de uma casa é um suporte eficiente para a divulgação escrita de um anúncio.
  • c) a letra de forma torna a mensagem mais clara, de modo a facilitar a compreensão.
  • d) os mecânicos especializados em máquinas pesadas são raros na zona rural.
  • e) o contexto e a seleção lexical permitem que se alcance o sentido pretendido.
#84728
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(1,0) 8 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 11

A foto mostra integrantes de um grupo de choro tocando instrumentos de diferentes classificações. Nessa formação, o instrumento que representa a família

  • a) das madeiras é a flauta transversal.
  • b) das cordas friccionadas é o bandolim.
  • c) dos metais é o pandeiro.
  • d) das percussões com membrana é o afoxé.
  • e) das cordas percurtidas é o cavaquinho.
#84729
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(1,0) 9 - 

Uma língua é um sistema social reconhecível em diferentes variedades e nos muitos usos que as pessoas fazem dela em múltiplas situações de comunicação. O texto que se apresenta na variedade padrão formal da língua é

  • a) Quando você quis eu não quis Qdo eu quis você ñ quis Pensando mal quase q fui Feliz (Cacaso)
  • b) — Aonde é que você vai, rapaz?! — Tá louco, bicho, vou cair fora! — Mas, qual é, rapaz?! Uma simples operação de apendicite! (Ziraldo)
  • c) Eu, hoje, acordei mais cedo e, azul, tive uma ideia clara. Só existe um segredo. Tudo está na cara. (Paulo Leminski)
  • d) Com deus mi deito com deus mi levanto comigo eu calo comigo eu canto eu bato um papo eu bato um ponto eu tomo um drink eu fico tonto. (Chacal)
  • e) O tempo é um fio por entre os dedos. Escapa o fio, perdeu-se o tempo (Henriqueta Lisboa)
#84731
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(1,0) 10 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 14

Disponível em: http://portal.rpc.com.br. Acesso em: 13 jun. 2011.

 

A tirinha faz referência a uma situação muito comum nas famílias brasileiras: a necessidade de estudar para o vestibular. Buscando convencer o seu interlocutor, os personagens da tira fazem uso das seguintes estratégias argumentativas:

  • a) Comoção e chantagem.
  • b) Comoção e ironia.
  • c) Intimidação e chantagem.
  • d) Intimidação e sedução.
  • e) Sedução e ironia.
#84733
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6188  PORTUGUêS  QUESTAO 16

Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 29 fev. 2012.

 

As propagandas fazem uso de diferentes recursos para garantir o efeito apelativo, isto é, o convencimento do público em relação ao que apresentam. O cartaz da campanha promovida pelo Ministério da Saúde utiliza vários recursos, verbais e não verbais, como estratégia persuasiva, dentre os quais se destaca

  • a) a ligação estabelecida entre as palavras “hábito” e “hemocentro”, explorando a ideia de frequência.
  • b) a relação entre a palavra “corrente”, a imagem das pessoas de mãos dadas e a mão estendida ao leitor.
  • c) o emprego da expressão “Um grande ato”, despertando a consciência das pessoas para o sentimento de solidariedade.
  • d) a apresentação da imagem de pessoas saudáveis, estratégia adequada ao público-alvo da campanha.
  • e) a associação entre o grande número de pessoas no cartaz e o número de pessoas que precisam receber sangue em nosso país.
#84734
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(1,0) 12 - 

Músculos impossíveis e invejáveis

 

Claramente, nas últimas duas décadas, constituiu-se uma cultura masculina da modificação corporal. Por que não aplaudir? Pessoalmente, levanto ferro há 35 anos e acho ótimo tanto para a saúde quanto para o humor. Então qual é o problema?

Acontece que uma parte não negligenciável dos malhadores não encontra saúde nenhuma. Só nos Estados Unidos, as pesquisas mostram que, para quase 1 milhão deles, a insatisfação com seu corpo deixa de ser um incentivo e transforma-se numa obsessão doentia. Eles sofrem de uma verdadeira alteração da percepção da forma de seu próprio corpo. Por mais que treinem, “sequem” e fiquem fortes, desenvolvem preocupações irrealistas, constantes e angustiadas de que seu corpo seja feio, desproporcionado, miúdo ou gordo etc. Passam o tempo verificando furtivamente o espelho. São as primeiras vítimas do uso desregrado de qualquer substância que prometa facilitar o crescimento muscular.

CALLIGARIS, C. Folha de S. Paulo, 8 fev. 2001 (fragmento).

 

O modelo de corpo perseguido pelos sujeitos descritos no texto possui como característica principal o(a)

  • a) agilidade, com o intuito de realizar ações com maior performance atlética.
  • b) equilíbrio, com o intuito de impedir oscilações ou desvios posturais.
  • c) hipertrofia, com o intuito de ampliar o delineamento da massa corporal.
  • d) relaxamento, com o intuito de alcançar uma sensação de satisfação, beneficiando a autoestima.
  • e) flexibilidade, com o intuito de evitar lesões musculares e outros riscos da atividade física.
#84737
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(1,0) 13 - 

Grupo escolar

 

Sonhei com um general de ombros largos

que fedia e que no sonho me

e que no sonho me apontava a poesia

e já sem resistência resistia.

O general acordou e eu que sonhava

face a face deslizei à dura vida

vi seus olhos que tremiam, ombros largos,

vi seu queixo modelado a esquadria

vi que o tempo galopando evaporava

(deu para ver qual a sua dinastia)

mas em tempo fixei no firmamento

esta imagem que rebenta em ponta fria:

poesia, esta química pervesa,

este arco que desvela e me repõe

nestes tempos de alquimia.

BRITO.A.C.In:HOLLANDA H.B(ORG)26 Poetas Hoje antologia. Rio de Janeiro:Aeroplano, 1998.

 

O poema de Antônio Carlos Brito está historicamente inserido no período da ditadura militar no Brasil . A forma encontrada pelo eu lírico para expressar poeticamente esse momento demonstra que

  • a) a ênfase na força dos militares não é afetada por aspectos negativos, como o mau cheiro atribuído ao general.
  • b) a descrição quase geométrica da aparência física do general expõe a rigidez e a racionalidade do governo.
  • c) a constituição de dinastia ao longo dahistória parece não fazer diferença no presente em que o tempo evapora.
  • d) a possibilidade de resistir está dada na renovação e transformação proposta pela poesia, química que desvela e repõe.
  • e) a resistência não seria possível, uma vez que as vítimas, representadas pelos pássaros, pensavam apenas nas próprias penas.
#84722
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(1,0) 14 - 

Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwaresinstalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

 

O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de

  • a) distribuição de laptops aos alunos para que possam registrar o conteúdo passado em sala de aula em meio digital, diminuindo, assim, o tempo gasto com atividades feitas em papel
  • b) criação de uma rádio web escolar com programas gravados, editados e organizados pelos alunos e professores, com utilização de mídias como gravador de som, computador e internet.
  • c) inserção, na grade curricular do ensino médio, de disciplina que tenha o objetivo de ensinar o uso de aplicativos de edição de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, editores de imagem etc.
  • d) liberação do uso dos laboratórios de informática em horários extraclasse para que os alunos possam utilizar as tecnologias da forma que precisarem.
  • e) incentivo ao uso da internet para realização de pesquisas escolares, pela grande quantidade de fontes e imagens que poderão enriquecer os trabalhos dos alunos.
#84721
Banca
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(1,0) 15 - 

Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.

A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais.

Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.

SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012.

 

Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção. Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à)

  • a) suporte do texto: um jornal de grande circulação.
  • b) lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.
  • c) tema tratado: o problema da escassez de professores.
  • d) função do gênero: refletir sobre a falta de professores.
  • e) linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.