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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6155

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#84069
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 16 - 

Descubra e aproveite um momento todo seu. Quando você quebra o delicado chocolate, o irresistível recheio cremoso começa a derreter na sua boca, acariciando todos os seus sentidos. Criado por nossa empresa. Paixão e amor por chocolate desde 1845.

Veja, n. 2 320, 8 maio 2013 (adaptado).

O texto publicitário tem a intenção de persuadir o público-alvo a consumir determinado produto ou serviço. No anúncio, essa intenção assume a forma de um convite, estratégia argumentativa linguisticamente marcada pelo uso de

  • a) conjunção (quando).
  • b) adjetivo (irresistível).
  • c) verbo no imperativo (descubra).
  • d) palavra do campo afetivo (paixão).
  • e) expressão sensorial (acariciando).
#84070
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 17 - 

Simulado ENEM 6155  PORTUGUêS  QUESTAO 17

O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de

  • a) opinião dos leitores nas redes sociais.
  • b) recursos tecnológicos nas empresas jornalísticas.
  • c) instantaneidade na divulgação da notícia impressa.
  • d) credibilidade das informações veiculadas nos blogs.
  • e) adequação da linguagem jornalística ao público jovem.
#84071
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

Esaú e Jacó

Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.

Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma lei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trebelhos.

Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.

ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 (fragmento). O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta

O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta

  • a) o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
  • b) a luneta como objeto que permite ler melhor.
  • c) o autor como único criador de significados.
  • d) o caráter de entretenimento da literatura.
  • e) a solidariedade de outros autores.
#84072
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 19 - 

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava

no morro da Babilônia num barracão sem número.

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

No poema de Manuel Bandeira, há uma ressignificação de elementos da função referencial da linguagem pela

  • a) atribuição de título ao texto com base em uma notícia veiculada em jornal.
  • b) utilização de frases curtas, características de textos do gênero jornalístico.
  • c) indicação de nomes de lugares como garantia da veracidade da cena narrada.
  • d) enumeração de ações, com foco nos eventos acontecidos à personagem do texto.
  • e) apresentação de elementos próprios da notícia, tais como quem, onde, quando e o quê.
#84073
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 20 - 

As plataformas digitais têm ganhado mais espaço entre os internautas como ferramenta para exercer a cidadania. Através delas, é possível mapear problemas da cidade e propor soluções, utilizando-se das redes sociais para aproximar os moradores e articular projetos. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc, um dos mais ativos no país, tem 150 participantes e ajudou a estudante de jornalismo Renata Gomes, 25, a chamar 80 pessoas para retirar 1 tonelada de lixo da orla do rio Guaíba. “Foi a partir da sugestão de um integrante da plataforma que criei a causa. Foi fundamental porque sempre senti vontade de fazer algo pela cidade, mas não sabia como”, diz Renata. O projeto colaborativo baseia-se no conceito de wikicidade (inspirado na enciclopédia virtual Wikipédia), em que um território real recebe anotações virtuais das pessoas por meio de wikispots, que se referem a uma praça, uma rua ou um bairro. “A ideia de wikicidade é fomentar a cocriação, elaboração e experimentação de sugestões que possam ser aplicadas em uma cidade”, explica Daniel Bittencourt, um dos desenvolvedores do projeto PortoAlegre.cc.

DIDONÊ, D. Cidadania 2.0. Vida Simples, n. 119, jun. 2012.

O texto, ao falar da utilização das redes sociais e informar sobre a quantidade de projetos colaborativos espalhados pelo país, expõe a importância das plataformas digitais no exercício da cidadania. O espaço colaborativo PortoAlegre.cc tem como principal objetivo

  • a) contratar pessoas para realizarem a limpeza de ruas e de margens dos rios.
  • b) sugerir a criação de grupos virtuais de apoio à cidade e sua divulgação na Wikipédia.
  • c) reunir pessoas dispostas a utilizar sugestões virtuais para a manutenção e a preservação da cidade.
  • d) divulgar as redes sociais para que mais pessoas possam interagir e resolver os problemas da cidade.
  • e) aproximar as pessoas de cidades distantes para mapear problemas e criar projetos em comum.