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Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM

Simulado ENEM | PORTUGUÊS

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6151

Seu futuro começa com uma escolha: treinar de verdade. E o simulado ENEM é o primeiro passo! 🏁

 

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 22
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 66 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

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#83987
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 16 - 

Simulado ENEM 6151  PORTUGUêS  QUESTAO 16

Entre os seguintes ditos populares, qual deles melhor corresponde à figura acima?

  • a) Com perseverança, tudo se alcança.
  • b) Cada macaco no seu galho.
  • c) Nem tudo que balança cai.
  • d) Quem tudo quer, tudo perde.
  • e) Deus ajuda quem cedo madruga.
#83988
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 17 - 

Simulado ENEM 6151  PORTUGUêS  QUESTAO 17

Assinale o trecho do diálogo que apresenta um registro informal, ou coloquial, da linguagem. 

  • a) “Tá legal, espertinho! Onde é que você esteve?!”
  • b) “E lembre-se: se você disser uma mentira, os seus chifres cairão!”
  • c) “Estou atrasado porque ajudei uma velhinha a atravessar a rua...”
  • d) “...e ela me deu um anel mágico que me levou a um tesouro”
  • e) “mas bandidos o roubaram e os persegui até a Etiópia, onde um dragão...”
#83989
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 18 - 

Frevo Nino Pernambuquinho

 

É o frevo

Arrastando a multidão, fervendo.

É na ponta do pé e no calcanhar

É no calcanhar e na ponta do pé com a direita

É na ponta do pé e no calcanhar com a esquerda

Saci-pererê, saci-pererê com a direita

Saci-pererê com a esquerda

Girando, girando, girando no girassol

É o frevo no pé e a sombrinha no ar.

É na ponta do pé e no calcanhar

Pisando em brasa

Pisando em brasa porque o chão está pegando fogo

Na Avenida Guararapes

Arrastando o Galo da Madrugada

Olha a tesoura, para cortar todos os males.

É o frevo no pé e a sombrinha no ar.

DUDA. Perré-bumbá. Recife: Gravadora Independente, 1998 (fragmento).

 

A letra da canção apresenta o frevo como uma expressão da cultura corporal que pode ser reconhecida por meio da descrição de

  • a) diversos ritmos.
  • b) diferentes passos.
  • c) distintos adereços.
  • d) vários personagens.
  • e) uso de instrumentos.
#83990
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

O processo de leitura da informação vinda do companheiro e do adversário é fundamental nos esportes coletivos. O participante de modalidades com essas características deverá, a todo momento, ler e interpretar as informações gestuais de seu companheiro e adversário que, por outra via, também é portador de informações. Estas deverão ser claras e legíveis para seu companheiro e totalmente obscuras para o adversário. Na interpretação praxiológica, seria aquele jogador que consegue ler as informações do adversário e posicionar-se da melhor forma possível, antecipando-se a seus adversários e ocupando os melhores espaços.

RIBAS, J. F. M. Praxiologia motriz: construção de um novo olhar dos esportes e jogos na escola. Motriz, n. 2, 2005 (adaptado).

 

De acordo com a ideia de processamento de informação nas modalidades esportivas coletivas, para ser bem-sucedido em suas ações no jogo, o jogador deve

  • a) identificar as informações produzidas por todos os jogadores, posicionando-se de forma fixa no espaço de jogo.
  • b) refletir sobre as informações fornecidas por todos os jogadores e executar os gestos técnicos com precisão no jogo.
  • c) analisar as informações dos adversários e, com base nelas, realizar individualmente suas ações, com o fim de tirar vantagem tática.
  • d) fornecer informações precisas para os adversários e interpretar as dos companheiros, para facilitar sua tomada de decisão.
  • e) interpretar informações de companheiros e adversários, agindo objetivamente com os primeiros e imprecisamente com os adversários.
#83991
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

Física com a boca

Por que nossa voz fica tremida ao falar na frente do ventilador?

 

Além de ventinho, o ventilador gera ondas sonoras. Quando você não tem mais o que fazer e fica falando na frente dele, as ondas da voz se propagam na direção contrária às do ventilador. Davi Akkerman – presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – diz que isso causa o mismatch, nome bacana para o desencontro entre as ondas. “O vento também contribui para a distorção da voz, pelo fato de ser uma vibração que influencia no som”, diz. Assim, o ruído do ventilador e a influência do vento na propagação das ondas contribuem para distorcer sua bela voz.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

 

Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem. No texto, o sentido não é alterado em caso de substituição dos travessões por

  • a) aspas, para colocar em destaque a informação seguinte.
  • b) vírgulas, para acrescentar uma caracterização de Davi Akkerman.
  • c) reticências, para deixar subentendida a formação do especialista.
  • d) dois-pontos, para acrescentar uma informação introduzida anteriormente.
  • e) ponto e vírgula, para enumerar informações fundamentais para o desenvolvimento temático.
#83992
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 21 - 

Muitos trabalhos recentes de arte digital não consistem mais em objetos puros e simples, que se devem admirar ou analisar, mas em campos de possibilidades, programas geradores de experiências estéticas potenciais. Se já era difícil decidir sobre a paternidade de um produto da cultura técnica, visto que ela oscilava entre a máquina e os vários sujeitos que a manipulam, a tarefa agora torna-se ainda mais complexa.

Se quisermos complicar ainda mais o esquema da criação nos objetos artísticos produzidos com meios tecnológicos, poderíamos incluir também aquele que está na ponta final do processo e que foi conhecido pelos nomes (hoje inteiramente inapropriados) de espectadores, ouvintes ou leitores: numa palavra, os receptores de produtos culturais.

MACHADO, A. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993 (adaptado).

 

O autor demonstra a crise que os meios digitais trazem para questões tradicionais da criação artística, particularmente, para a autoria. Essa crise acontece porque, atualmente, além de clicar e navegar, o público

  • a) analisa o objeto artístico.
  • b) anula a proposta do autor.
  • c) assume a criação da obra.
  • d) interfere no trabalho de arte.
  • e) impede a atribuição de autoria.
#83993
Banca
INEP
Matéria
Português
Concurso
ENEM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 22 - 

Talvez julguem que isto são voos de imaginação: é possível. Como não dar largas à imaginação, quando a realidade vai tomando proporções quase fantásticas, quando a civilização faz prodígios, quando no nosso próprio país a inteligência, o talento, as artes, o comércio, as grandes ideias, tudo pulula, tudo cresce e se desenvolve?

Na ordem dos melhoramentos materiais, sobretudo, cada dia fazemos um passo, e em cada passo realizamos uma coisa útil para o engrandecimento do país.

ALENCAR, J. Ao correr da pena. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2013.

 

No fragmento da crônica de José de Alencar, publicada em 1854, a temática nacionalista constrói-se pelo elogio ao(à)

  • a) passado glorioso.
  • b) progresso nacional.
  • c) inteligência brasileira.
  • d) imponência civilizatória.
  • e) imaginação exacerbada.