Simulado ENEM | PORTUGUÊS | ENEM
📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6146
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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Enem
- 🏛️ Instituição: ENEM
- 👔 Cargo: Aluno ENEM
- 📚 Matéria: Português
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: INEP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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📖 Questões ENEM
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ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #83887
- Banca
- INEP
- Matéria
- Português
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Maria Diamba
Para não apanhar mais
falou que sabia fazer bolos:
virou cozinha.
Foi outras coisas para que tinha jeito.
Não falou mais:
Viram que sabia fazer tudo,
até molecas para a Casa-Grande.
Depois falou só,
só diante da ventania
que ainda vem do Sudão;
falou que queria fugir
dos senhores e das judiarias deste mundo
para o sumidouro.
LIMA, J. Poemas negros. Rio de Janeiro: Record, 2007.
O poema de Jorge de Lima sintetiza o percurso de vida de Maria Diamba e sua reação ao sistema opressivo da escravidão. A resistência dessa figura feminina é assinalada no texto pela relação que se faz entre
- a) o uso da fala e o desejo de decidir o próprio destino
- b) a exploração sexual e a geração de novas escravas.
- c) a prática na cozinha e a intenção de ascender socialmente.
- d) o prazer de sentir os ventos e a esperança de voltar à África.
- e) o medo da morte e a vontade de fugir da violência dos brancos.
- #83888
- Banca
- INEP
- Matéria
- Português
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Quinze de Novembro
Deodoro todo nos trinques
Bate na porta de Dão Pedro Segundo.
— Seu imperado, dê o fora que nós queremos tomar conta desta bugiganga.
Mande vir os músicos.
O imperador bocejando responde:
— Pois não meus filhos não se vexem
me deixem calçar as chinelas
podem entrar à vontade:
só peço que não me bulam nas obras completas de
[Victor Hugo.
MENDES, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
A poesia de Murilo Mendes dialoga com o ideário poético dos primeiros modernistas. No poema, essa atitude manifesta-se na
- a) releitura irônica de um fato histórico.
- b) visão ufanista de um episódio nacional.
- c) denúncia implícita de atitudes autoritárias.
- d) isenção ideológica do discurso do eu lírico.
- e) representação saudosista do regime monárquico.
- #83889
- Banca
- INEP
- Matéria
- Português
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
O texto sugere que a mobilidade é uma questão crucial para a vida nas cidades. Nele, destaca-se a necessidade de
- a) incorporar meios de transportes diversos para viabilizar o deslocamento urbano.
- b) investir em transportes de baixo custo para minimizar os impactos ambientais.
- c) ampliar a quantidade de transportes coletivos para atendertoda a população.
- d) privilegiar meios alternativos de transporte para garantira mobilidade.
- e) adotar medidas para evitar o uso de transportes motorizados.
- #83890
- Banca
- INEP
- Matéria
- Português
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Chegou de Montes Claros uma irmã da nora de tia Clarinha e foi visitar tia Agostinha no Jogo da Bola. Ela é bonita, simpática e veste-se muito bem. [...] Ficaram todas as tias admiradas da beleza da moça e de seus modos políticos de conversar. Falava explicado e tudo muito correto. Dizia “você” em vez de “ocê”. Palavra que eu nunca tinha visto ninguém falar tão bem; tudo como se escreve sem engolir um s nem um r. Tia Agostinha mandou vir uma bandeja de uvas e lhe perguntou se ela gostava de uvas. Ela respondeu: “Aprecio sobremaneira um cacho de uvas, Dona Agostinha.” Estas palavras nos fizeram ficar de queixo caído. Depois ela foi passear com outras e laiá aproveitou para lhe fazer elogios e comparar conosco. Ela dizia: “Vocês não tiveram inveja de ver uma moça [...] falar tão bonito como ela? Vocês devem aproveitar a companhia dela para aprenderem”. [...] Na hora do jantar eu e as primas começamos a dizer, para enfezar laiá: “Aprecio sobremaneira as batatas fritas”, “Aprecio sobremaneira uma coxa de galinha”.
MORLEY, H. Minha vida de menina: cadernos de uma menina provinciana nos fins do século XIX. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.
Nesse texto, no que diz respeito ao vocabulário empregado pela moça de Montes Claros, a narradora expõe uma visão indicativa de
- a) descaso, uma vez que desaprova o uso formal da língua empregado pela moça.
- b) ironia, uma vez que incorpora o vocabulário formal da moça na situação familiar.
- c) admiração, pelo fato de deleitar-se com o vocabulário empregado pela moça.
- d) antipatia, pelo fato de cobiçar os elogios de laiá sobre a moça.
- e) indignação, uma vez que contesta as atitudes da moça.
- #83891
- Banca
- INEP
- Matéria
- Português
- Concurso
- ENEM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado “baiano”, cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
CASCUDO, C. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra
- a)
- b)
- c)
- d)
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