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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.5569

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#72469
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Matérias Diversas
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ENEM
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difícil

(1,0) 1 - 

Uma empresa responsável por produzir arranjos de parafina recebeu uma encomenda de arranjos em formato de cone reto. Porém, teve dificuldades em receber de seu fornecedor o molde a ser utilizado e negociou com a pessoa que fez a encomenda o uso de arranjos na forma de um prisma reto, com base quadrada de dimensões 5 cm x 5 cm.

 

Considerando que o arranjo na forma de cone utilizava um volume de 500 mL, qual deverá ser a altura, em cm, desse prisma para que a empresa gaste a mesma quantidade de parafina utilizada no cone?

  • a) 8
  • b) 14
  • c) 20
  • d) 60
  • e) 200
#72470
Banca
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(1,0) 2 - 

Em 2009, o Estado de São Paulo perdeu 3 205,7 hectares de sua cobertura vegetal, área 30% menor que a desmatada em 2008, segundo balanço do projeto ambiental estratégico "Desmatamento Zero", divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

São Paulo reduz área desmatada. Boletim Agência FAPESP.

Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br. Acesso em: 26 abr. 2010.

 

Um hectare é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares. Um are, por sua vez, é equivalente a 100 m2. Logo, a área 3 205,7 hectares corresponde a

  • a) 3 205,7 x 10-1 m2.
  • b) 3 205,7 x 10 m2.
  • c) 3 2 05,7 x 102 m2.
  • d) 3 2 05,7 x 103 m2.
  • e) 3 2 05,7 x 104 m2.
#72471
Banca
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(1,0) 3 - 

Em uma sala de aula, três alunos resolveram fazer uma brincadeira de medição. Cada um escolheu um objeto próprio para medir o comprimento da lousa. O primeiro foi até a lousa e, usando o comprimento de um livro, verificou que era possível enfileirar 13 deles e ainda sobrava um pequeno espaço igual à metade do comprimento do livro. O segundo pegou seu lápis e começou a medir a lousa. No final, percebeu que esse comprimento era igual a 20 lápis. O terceiro, para economizar tempo, pegou uma régua graduada e mediu o comprimento do livro que o colega havia usado, obtendo 28 cm.

 

Com base nessas informações, qual é a medida mais aproximada do comprimento do lápis?

  • a) 10 cm
  • b) 18 cm
  • c) 19 cm
  • d) 26 cm
  • e) 41 cm
#72472
Banca
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(1,0) 4 - 

No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais - como o Facebook e o Twitter - ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Pérsico. 
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

  • a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
  • b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
  • c) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
  • d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos computadores.
  • e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
#72473
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(1,0) 5 - 

O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). 
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).

O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são 

  • a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
  • b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
  • c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
  • d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
  • e) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente
#72474
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(1,0) 6 - 

Uma empresa norte-americana de bioenergia está expandindo suas operações para o Brasil para explorar o mercado de pinhão manso. Com sede na Califórnia, a empresa desenvolveu sementes híbridas de pinhão manso, oleaginosa utilizada hoje na produção de biodiesel e de querosene de aviação. 
MAGOSSI, E. O Estado de São Paulo. 19 maio 2011 (adaptado).

A partir do texto, a melhoria agronômica das sementes de pinhão manso abre para o Brasil a oportunidade econômica de

  • a) ampliar as regiões produtoras pela adaptação do cultivo a diferentes condições climáticas.
  • b) beneficiar os pequenos produtores camponeses de óleo pela venda direta ao varejo.
  • c) abandonar a energia automotiva derivada do petróleo em favor de fontes alternativas.
  • d) baratear cultivos alimentares substituídos pelas culturas energéticas de valor econômico superior.
  • e) reduzir o impacto ambiental pela não emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera.
#72475
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(1,0) 7 - 

No clima das ideias que se seguiram à revolta de São Domingos, o descobrimento de planos para um levante armado dos artífices mulatos na Bahia, no ano de 1798, teve impacto muito especial; esses planos demonstravam aquilo que os brancos conscientes tinham já começado a compreender: as ideias de igualdade social estavam a propagar-se numa sociedade em que só um terço da população era de brancos e iriam inevitavelmente ser interpretados em termos raciais. 
MAXWELL. K. Condicional ismos da Independência do Brasil. In: SILVA, M.N. (coord.) 
O Império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986. 

O temor do radicalismo da luta negra no Haiti e das propostas das lideranças populares da Conjuração Baiana (1798) levaram setores da elite colonial brasileira a novas posturas diante das reivindicações populares. No período da Independência, parte da elite participou ativamente do processo, no intuito de

  • a) instalar um partido nacional, sob sua liderança, garantindo participação controlada dos afro- brasileiros e inibindo novas rebeliões de negros.
  • b) atender aos clamores apresentados no movimento baiano, de modo a inviabilizar novas rebeliões, garantindo o controle da situação.
  • c) firmar alianças com as lideranças escravas, permitindo a promoção de mudanças exigidas pelo povo sem a profundidade proposta inicialmente.
  • d) impedir que o povo conferisse ao movimento um teor libertário, o que terminaria por prejudicar seus interesses e seu projeto de nação.
  • e) rebelar-se contra as representações metropolitanas, isolando politicamente o Príncipe Regente, instalando um governo conservador para controlar o povo.
#72477
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(1,0) 8 - 

Em meio às turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”. 
KONDER, L. História das Ideias Socialistas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003. 

No início da década de 1960, enquanto vários setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional - UDN -, Igreja Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização

  • a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a ideologia comunista.
  • b) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar peças de cunho popular.
  • c) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender educar o povo por meio da cultura.
  • d) prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a participação política dos mais pobres.
  • e) diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos como instituição de pressão política sobre o governo.
#72481
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(1,0) 9 - 

Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha. 

Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a

  • a) construção, nas pequenas propriedades, de grandes fornos elétricos para torrar a mandioca.
  • b) plantação, em suas propriedades, de árvores para serem utilizadas na produção de lenha.
  • c) permissão, por parte do Ibama, da exploração da Mata Atlântica apenas pelos pequenos produtores.
  • d) construção de biodigestores, para a produção de gás combustível a partir de resíduos orgânicos da região.
  • e) coleta de carvão de regiões mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalização do Ibama.
#72485
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(1,0) 10 - 

No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor proteico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação. 
Revista Química Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado). 

A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a

  • a) lipofilia.
  • b) hidrofilia.
  • c) hipocromia.
  • d) cromatofila.
  • e) hiperpolarização.
#72489
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(1,0) 11 - 

O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto: 

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante. 

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon 

  • a) isola a passagem de corrente elétrica da bobina para o alto-falante.
  • b) varia seu comprimento mais intensamente do que ocorre com o aço.
  • c) apresenta uma magnetização desprezível sob a ação do ímã permanente.
  • d) induz correntes elétricas na bobina mais intensas que a capacidade do captador.
  • e) oscila com uma frequência menor do que a que pode ser percebida pelo captador.
#72494
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(1,0) 12 - 

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não seqüencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partirde assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados. MARCUSCHI, L .A . Disponível em: http://www.pucsp.br. A ces so em : 2 9 ju n . 2011. 

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto 

  • a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.
  • b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.
  • c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.
  • d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.
  • e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.
#72497
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(1,0) 13 - 

Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no vago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: — Zé-Zim, por que é que você não cria galinhas-d’angola, como todo o mundo faz? — Quero criar nada não... — me deu resposta: — Eu gosto muito de mudar... [...] Belo um dia, ele tora. Ninguém discrepa. Eu, tantas, mesmo digo. Eu dou proteção. [...] Essa não faltou também à minha mãe, quando eu era menino, no sertãozinho de minha terra. [...] Gente melhor do lugar eram todos dessa família Guedes, Jidião Guedes; quando saíram de lá, nos trouxeram junto, minha mãe e eu. Ficamos existindo em território baixio da Sirga, da outra banda, ali onde o de-Janeiro vai no São Francisco, o senhor sabe. 
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio (fragmento). 

Na passagem citada, Riobaldo expõe uma situação decorrente de uma desigualdade social típica das áreas rurais brasileiras marcadas pela concentração de terras e pela relação de dependência entre agregados e fazendeiros. No texto, destaca-se essa relação porque o personagem-narrador

  • a) relata a seu interlocutor a história de Zé-Zim, demonstrando sua pouca disposição em ajudar seus agregados, uma vez que superou essa condição graças à sua força de trabalho.
  • b) descreve o processo de transformação de um meeiro — espécie de agregado — em proprietário de terra.
  • c) denuncia a falta de compromisso e a desocupação dos moradores, que pouco se envolvem no trabalho da terra.
  • d) mostra como a condição material da vida do sertanejo é dificultada pela sua dupla condição de homem livre e, ao mesmo tempo, dependente
  • e) mantém o distanciamento narrativo condizente com sua posição social, de proprietário de terras.
#72501
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(1,0) 14 - 

A dança é um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de várias regiões do país. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras e caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares), figurinos e cenários representativos. 
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. P ro p o s ta C u r r ic u la r d o Esta d o de São Paulo: Educação Física. São Paulo: 2009 (adaptado). 

A dança, como manifestação e representação da cultura rítmica, envolve a expressão corporal própria de um povo. Considerando-a como elemento folclórico, a dança revela

  • a) manifestações afetivas, históricas, ideológicas, intelectuais e espirituais de um povo, refletindo seu modo de expressar-se no mundo.
  • b) aspectos eminentemente afetivos, espirituais e de entretenimento de um povo, desconsiderando fatos históricos.
  • c) acontecimentos do cotidiano, sob influência mitológica e religiosa de cada região, sobrepondo aspectos políticos.
  • d) tradições culturais de cada região, cujas manifestações rítmicas são classificadas em um ranking das mais originais.
  • e) lendas, que se sustentam em inverdades históricas, uma vez que são inventadas, e servem apenas para a vivência lúdica de um povo.
#72502
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(1,0) 15 - 

No Brasil, a condição cidadã, embora dependa da leitura e da escrita, não se basta pela enunciação do direito, nem pelo domínio desses instrumentos, o que, sem dúvida, viabiliza melhor participação social. A condição cidadã depende, seguramente, da ruptura com o ciclo da pobreza, que penaliza um largo contingente populacional. 
Formação de leitore s e construção da cidadania , memória e presença do PROLER. Rio de Janeiro: FBN, 2008.

Ao argumentar que a aquisição das habilidades de leitura e escrita não são suficientes para garantir o exercício da cidadania, o autor

  • a) critica os processos de aquisição da leitura e da escrita.
  • b) fala sobre o domínio da leitura e da escrita no Brasil.
  • c) incentiva a participação efetiva na vida da comunidade.
  • d) faz uma avaliação crítica a respeito da condição cidadã do brasileiro.
  • e) define instrumentos eficazes para elevar a condição social da população do Brasil.