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Simulado ENEM | Matérias Diversas | ENEM

Simulado ENEM | Matérias Diversas

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.5556

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#72229
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difícil

(1,0) 1 - 

Maria da Penha 
Você não vai ter sossego na vida, seu moço Se me der um tapa Da dona “Maria da Penha” Você não escapa O bicho pegou, não tem mais a banca De dar cesta básica, amor Vacilou, tá na tranca Respeito, afinal, é bom e eu gosto 
[...] 
Não vem que eu não sou Mulher de ficar escutando esculacho Aqui o buraco é mais embaixo A nossa paixão já foi tarde 
[...] 
Se quer um conselho, não venha Com essa arrogância ferrenha Vai dar com a cara Bem na mão da “Maria da Penha” 
ALCIONE. De tudo o que eu gosto. Rio de Janeiro: Indie; Warner, 2007. 
A letra da canção faz referência a uma iniciativa destinada a combater um tipo de desrespeito e exclusão social associado, principalmente, à(s)

  • a) mudanças decorrentes da entrada da mulher no mercado de trabalho.
  • b) formas de ameaça doméstica que se restringem à violência física.
  • c) relações de gênero socialmente construídas ao longo da história.
  • d) violência doméstica contra a mulher relacionada à pobreza.
  • e) ingestão excessiva de álcool pelos homens.
#72230
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(1,0) 2 - 

No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas. O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo "público" de tomada de decisões.

HELD, D. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paideia, 1987.

 

O modelo de sistema democrático apresentado pelo texto pressupõe a

  • a) consolidação da racionalidade comunicativa.
  • b) adoção dos institutos do plebiscito e do referendo.
  • c) condução de debates entre cidadãos iguais e o Estado.
  • d) substituição da dinâmica representativa pela cívico-participativa.
  • e) deliberação dos líderes políticos com restrição da participação das massas.
#72231
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(1,0) 3 - 

A introdução da organização científica taylorista do trabalho e sua fusão com o fordismo acabaram por representar a forma mais avançada da racionalização capitalista do processo de trabalho ao longo de várias décadas do século XX. ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009 (adaptado). 
O objetivo desse modelo de organização do trabalho é o alcance da eficiência máxima no processo produtivo industrial que, para tanto,

  • a) adota estruturas de produção horizontalizadas, privilegiando as terceirizações.
  • b) requer trabalhadores qualificados, polivalentes e aptos para as oscilações da demanda.
  • c) procede à produção em pequena escala, mantendo os estoques baixos e a demanda crescente.
  • d) decompõe a produção em tarefas fragmentadas e repetitivas, complementares na construção do produto.
  • e) outorga aos trabalhadores a extensão da jornada de trabalho para que eles definam o ritmo de execução de suas tarefas.
#72232
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(1,0) 4 - 

TEXTO I

 

O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho)

 

TEXTO II

 

Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. (Evaldo Cabral de Mello)

 

1808 - O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007(adaptado)

 

Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:

  • a) Integridade territorial — Centralização da administração régia na Corte.
  • b) Desigualdade social — Concentração da propriedade fundiária no campo.
  • c) Homogeneidade intelectual — Difusão das idéias liberais nas universidades.
  • d) Uniformidade cultural — Manutenção da mentalidade escravista nas fazendas.
  • e) Continuidade espacial — Cooptação dos movimentos separatistas nas províncias.
#72233
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(1,0) 5 - 

Estranha neve:

espuma, espuma apenas

que o vento espalha, bolha em baile no ar,

vinda do Tietê alvoroçado ao abrir de comportas,

espuma de dodecilbenzeno irredutível,

emergindo das águas profanadas do rio-bandeirante, hoje rio-despejo

de mil imundícies do progresso.

 

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992 (fragmento).

 

Nesse poema, o autor faz referência à

  • a) disseminação de doenças nas áreas atingidas por inundações.
  • b) contaminação do lençol freático pela eliminação de lixo nos rios.
  • c) ocorrência de enchente causada pela impermeabilização dos solos.
  • d) presença de detergentes sintéticos como agentes poluentes de águas.
  • e) destruição de fauna e flora pela contaminação de bacias hidrográficas.
#72234
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(1,0) 6 - 

Na Antiguidade, algumas pessoas acreditavam que, no lançamento oblíquo de um objeto, a resultante das forças que atuavam sobre ele tinha o mesmo sentido da velocidade em todos os instantes do movimento. Isso não está de acordo com as interpretações científicas atualmente utilizadas para explicar esse fenômeno.

 

Desprezando a resistência do ar, qual é a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória?

  • a) Indefinido, pois ele é nulo, assim como a velocidade vertical nesse ponto.
  • b) Vertical para baixo, pois somente o peso está presente durante o movimento.
  • c) Horizontal no sentido do movimento, pois devido à inércia o objeto mantém seu movimento.
  • d) Inclinado na direção do lançamento, pois a força inicial que atua sobre o objeto é constante.
  • e) Inclinado para baixo e no sentido do movimento, pois aponta para o ponto onde o objeto cairá.
#72235
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(1,0) 7 - 

Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

 

Os riscos citados são decorrentes da

  • a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.
  • b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.
  • c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.
  • d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.
  • e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.
#72236
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(1,0) 8 - 

Um construtor precisa revestir o piso de uma sala retangular. Para essa tarefa, ele dispõe de dois tipos de cerâmicas:

 

a) cerâmica em forma de quadrado de lado 20 cm, que custa R$ 8,00 por unidade;

b) cerâmica em forma de triângulo retângulo isósceles de catetos com 20 cm, que custa R$ 6,00 por unidade.

 

A sala tem largura de 5 m e comprimento de 6 m.

O construtor deseja gastar a menor quantia possível com a compra de cerâmica. Sejam x o número de peças de cerâmica de forma quadrada e y o número de peças de cerâmica de forma triangular.

 

Isso significa, então, encontrar valores para x e y tais que 0,04x + 0,02y > 30 e que tornem o menor possível valor de

  • a) 8x + 6y .
  • b) 6x + 8y.
  • c) 0,32x + 0,12y.
  • d) 0,32x + 0,02y.
  • e) 0,04x + 0,12y.
#72237
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(1,0) 9 - 

A caixa-d'água de uma casa tem a forma de um paralelepípedo reto-retângulo e possui dimensões externas (comprimento, largura e altura) de, respectivamente, 4,0 m, 3,0 m e 2,5 m. É necessária a impermeabilização de todas as faces externas dessa caixa, incluindo a tampa. O fornecedor do impermeabilizante informou ao dono da casa que seu produto é fornecido em galões, de capacidade igual a 4,0 litros. Informou, ainda, que cada litro impermeabiliza uma área de 17 700 cm2 e são necessárias 3 demãos de produto para garantir um bom resultado. 
Com essas informações, para obter um bom resultado no trabalho de impermeabilização, o dono da casa precisará comprar um número mínimo de galões para a execução desse serviço igual a

  • a) 9.
  • b) 13.
  • c) 19.
  • d) 25
  • e) 45.
#72238
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(1,0) 10 - 

Em uma cidade, os impostos que incidem sobre o consumo de energia elétrica residencial são de 30% sobre o custo do consumo mensal. O valor total da conta a ser paga no mês é o valor cobrado pelo consumo acrescido dos impostos. Considerando x o valor total da conta mensal de uma determinada residência e y o valor dos impostos, qual é a expressão algébrica que relaciona x e y?

  • a) y = 0,3 x/ 1,3
  • b) y = 0,3 x
  • c) y = x/ 1,3
  • d) y = 1,3 x/ 0,3
  • e) y = 0,7 x
#72239
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(1,0) 11 - 

Uma pessoa usa um programa de computador que descreve o desenho da onda sonora correspondente a um som escolhido. A equação da onda é dada, num sistema de coordenadas cartesianas, por a . sen[b(x + c)], em que os parâmetros a, b, c são positivos. O programa permite ao usuário provocar mudanças no som, ao fazer alterações nos valores desses parâmetros. A pessoa deseja tornar o som mais agudo e, para isso, deve diminuir o período da onda. 
O(s) único(s) parâmetro(s) que necessita(m) ser alterado(s) é(são)

  • a) a.
  • b) b.
  • c) c.
  • d) a e b.
  • e) b e c.
#72240
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(1,0) 12 - 

Há o hipotrélico. O termo é novo, de impensada origem e ainda sem definição que lhe apanhe em todas as pétalas o significado. Sabe-se, só, que vem do bom português. Para a prática, tome-se hipotrélico querendo dizer: antipodático, sengraçante imprizido; ou talvez, vicedito: indivíduo pedante, importuno agudo, falta de respeito para com a opinião alheia. Sob mais que, tratando-se de palavra inventada, e, como adiante se verá, embirrando o hipotrélico em não tolerar neologismos, começa ele por se negar nominalmente a própria existência.

 

ROSA, G. Tutameia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 (fragmento).

 

Nesse trecho de uma obra de Guimarães Rosa, depreende-se a predominância de uma das funções da linguagem, identificada como

  • a) metalinguística, pois o trecho tem como propósito essencial usar a língua portuguesa para explicar a própria língua, por isso a utilização de vários sinônimos e definições.
  • b) referencial, pois o trecho tem como principal objetivo discorrer sobre um fato que não diz respeito ao escritor ou ao leitor, por isso o predomínio da terceira pessoa.
  • c) fática, pois o trecho apresenta clara tentativa de estabelecimento de conexão com o leitor, por isso o emprego dos termos “sabe-se lá” e “tome-se hipotrélico”.
  • d) poética, pois o trecho trata da criação de palavras novas, necessária para textos em prosa, por isso o emprego de “hipotrélico”.
  • e) expressiva, pois o trecho tem como meta mostrar a subjetividade do autor, por isso o uso do advérbio de dúvida “talvez”.
#72241
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(1,0) 13 - 

História de assombração 
Ah! Eu alembro uma história que aconteceu com meu tii. Era dia de Sexta-Feira da Paixão, diz que eles falava pra meu tii não num vai pescá não. Ele foi assim mesmo, aí chegô lá, ele tá pescano... tá pescano... e nada de pexe. Aí saiu um mundo véi de cobra em cima dele, aí ele foi embora... Aí até ele memo contava isso e falava É... nunca mais eu vou pescar no dia de Sexta-Feira da Paixão... 
COSTA, S. A. S. Narrativas tradicionais tapuias. Goiânia: UFG, 2011 (adaptado). 
Quanto ao gênero do discurso e à finalidade social do texto História de assombração, a organização textual e as escolhas lexicais do locutor indicam que se trata de um(a)

  • a) criação literária em prosa, que provoca reflexão acerca de problemas cotidianos.
  • b) texto acadêmico, que valoriza o estudo da linguagem regional e de suas variantes.
  • c) relato oral, que objetiva a preservação da herança cultural da comunidade.
  • d) conversa particular, que favorece o compartilhar de informações e experiências pessoais.
  • e) anedota regional, que evidencia a fala e o vocabulário exclusivo de um grupo social.
#72242
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(1,0) 14 - 

E-mail no ambiente de trabalho 
T C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz. E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização: 1. Responda às mensagens imediatamente após recebê-las. 2. Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos. 3. Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas. 4. Utilize o recurso de “confirmação de leitura” somente quando necessário. 5. Evite mensagens do tipo “corrente”. 
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30jul. 2012 (fragmento) 
O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

  • a) do modo verbal imperativo, como em “responda” e “programe”.
  • b) das marcas de qualificação do especialista, como “consultor” e “palestrante”.
  • c) de termos específicos do discurso no mundo virtual.
  • d) de argumentos favoráveis à comunicação eficaz.
  • e) da palavra “dica” no desenvolvimento do texto.
#72243
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(1,0) 15 - 

Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis. A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico.

 

O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de

  • a) 0,05.
  • b) 11,1.
  • c) 0,18
  • d) 22,2
  • e) 0,50.