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Simulado ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias | ENEM

Simulado ENEM - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso ENEM.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca INEP, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes ENEM.

*Conteúdo Programático do Simulado de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do concurso ENEM.

Língua Portuguesa

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

#39776
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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)
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(1,0) 1 - 

TEXTO I


                  Criatividade em publicidade: teorias e reflexões

 

Resumo: O presente artigo aborda uma questão primordial na publicidade: a criatividade. Apesar de aclamada pelos departamentos de criação das agências, devemos ter a consciência de que nem todo anúncio é, de fato, criativo. A partir do resgate teórico, no qual os conceitos são tratados à luz da publicidade, busca-se estabelecer a compreensão dos temas. Para elucidar tais questões, é analisada uma campanha impressa da marca XXXX. As reflexões apontam que a publicidade criativa é essencialmente simples e apresenta uma releitura do cotidiano.

    DEPEXE, S. D. Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Artes, n. 2, 2008.

 

TEXTO II

 

                             

 

Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade. O Texto I é um resumo de caráter científico e o Texto II, uma homenagem promovida por um site de publicidade. De que maneira o Texto II exemplifica o conceito de criatividade em publicidade apresentado no Texto I? 

  • a) Fazendo menção ao difícil trabalho das mães em criar seus filhos.
  • b) Promovendo uma leitura simplista do papel materno em seu trabalho de criar os filhos.
  • c) Explorando a polissemia do termo “criação”.
  • d) Recorrendo a uma estrutura linguística simples.
  • e) Utilizando recursos gráficos diversificados.
#39777
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(1,0) 2 - 

                            Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio

 

Há um medo por parte dos pais e de alguns professores de as crianças desaprenderem quando navegam, medo de elas viciarem, de obterem informação não confiável, de elas se isolarem do mundo real, como se o computador fosse um agente do mal, um vilão. Esse medo é reforçado pela mídia, que costuma apresentar o computador como um agente negativo na aprendizagem e na socialização dos usuários. Nós sabemos que ninguém corre o risco de desaprender quando navega, seja em ambientes digitais ou em materiais impressos, mas é preciso ver o que se está aprendendo e algumas vezes interferir nesse processo a fim de otimizar ou orientar a aprendizagem, mostrando aos usuários outros temas, outros caminhos, outras possibilidades diferentes daquelas que eles encontraram sozinhos ou daquelas que eles costumam usar. É preciso, algumas vezes, negociar o uso para que ele não seja exclusivo, uma vez que há outros meios de comunicação, outros meios de informação e outras alternativas de lazer. É uma questão de equilibrar e não de culpar.

                                                COSCARELLI, C.V. Linguagem em (Dis)curso, n. 3, set.-dez. 2009.

 

A autora incentiva o uso da internet pelos estudantes, ponderando sobre a necessidade de orientação a esse uso, pois essa tecnologia

  • a) está repleta de informações confiáveis que constituem fonte única para a aprendizagem dos alunos.
  • b) exige dos pais e professores que proíbam seu uso abusivo para evitar que se torne um vício.
  • c) tende a se tornar um agente negativo na aprendizagem e na socialização de crianças e jovens.
  • d) possibilita maior ampliação do conhecimento de mundo quando a aprendizagem é direcionada.
  • e) leva ao isolamento do mundo real e ao uso exclusivo do computador se a navegação for desmedida.
#39788
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(1,0) 3 - 

                                   O mundo revivido

 

                      Sobre esta casa e as árvores que o tempo

                      esqueceu de levar. Sobre o curral

                      de pedra e paz e de outras vacas tristes

                      chorando a lua e a noite sem bezerros.

                      Sobre a parede larga deste açude

                      onde outras cobras verdes se arrastavam,

                      e pondo o sol nos seus olhos parados

                       iam colhendo sua safra de sapos.

                       Sob as constelações do sul que a noite

                       armava e desarmava: as Três Marias,

                       o Cruzeiro distante e o Sete-Estrelo.

                       Sobre este mundo revivido em vão,

                        a lembrança de primos, de cavalos,

                        de silêncio perdido para sempre.

                                  DOBAL, H. A província deserta. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

 

No processo de reconstituição do tempo vivido, o eu lírico projeta um conjunto de imagens cujo lirismo se fundamenta no

  • a) inventário das memórias evocadas afetivamente.
  • b) reflexo da saudade no desejo de voltar à infância.
  • c) sentimento de inadequação com o presente vivido. 
  • d) ressentimento com as perdas materiais e humanas.
  • e) lapso no fluxo temporal dos eventos trazidos à cena.
#39789
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(1,0) 4 - 

A ascensão social por meio do esporte mexe com o imaginário das pessoas, pois em poucos anos um adolescente pode se tornar milionário caso tenha um bom desempenho esportivo. Muitos meninos de famílias pobres jogam com o objetivo de conseguir dinheiro para oferecer uma boa qualidade de vida à família. Isso aproximou mais ainda o futebol das camadas mais pobres da sociedade, tornando-o cada vez mais popular. Acontece que esses jovens sonham com fama e dinheiro, enxergando no futebol o único caminho possível para o sucesso. No entanto, eles não sabem da grande dificuldade que existe no início dessa jornada em que a minoria alcança a carreira profissional. Esses garotos abandonam a escola pela ilusão de vencer no futebol, à qual a maioria sucumbe. O caminho até o profissionalismo acontece por meio de um longo processo seletivo que os jovens têm de percorrer. Caso não seja selecionado, esse atleta poderá ter que abandonar a carreira involuntariamente por falta de uma equipe que o acolha. Alguns podem acabar em subempregos, à margem da sociedade, ou até mesmo em vícios decorrentes desse fracasso e dessa desilusão. Isso acontece porque no auge da sua formação escolar e na condição juvenil de desenvolvimento, eles não se preparam e não são devidamente orientados para buscar alternativas de experiências mais amplas de ocupação fora e além do futebol. BALZANO, O. N.; MORAIS, J. S. A formação dojogador de futebol e sua relação com a escola. EFDeportes, n. 172, set. 2012 (adaptado). Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a)

  • a) despreparo dos jogadores de futebol para ajudarem suas famílias a superar a miséria.
  • b) garantia de ascensão social dos jovens pela carreira de jogador de futebol.
  • c) falta de investimento dos clubes para que os atletas possam atuar profissionalmente e viver do futebol.
  • d) investimento reduzido dos atletas profissionais em sua formação escolar, gerando frustração e desilusão profissional no esporte.
  • e) despreocupação dos sujeitos com uma formação paralela à esportiva, para habilitá-los a atuar em outros setores da vida.
#39790
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(1,0) 5 - 

                                     Declaração de amor

 

      Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

      Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la — como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

      Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

      Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.

LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado).

 

O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é:

  • a) “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.”
  • b) “Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita.”
  • c) “Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.”
  • d) “Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada.” 
  • e) “Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.”
#39791
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(1,0) 6 - 

                                      

 

 

TEXTO II

 

Na sua produção, Goeldi buscou refletir seu caminho pessoal e político, sua melancolia e paixão sobre os intensos aspectos mais latentes em sua obra, como: cidades, peixes, urubus, caveiras, abandono, solidão, drama e medo.

ZULIETTI, L. F. Goeldi: da melancolia ao inevitável. Revista de Arte, Mídia e Política. Acesso em: 24 abr. 2017 (adaptado).

 

O gravador Oswaldo Goeldi recebeu fortes influências de um movimento artístico europeu do início do século XX, que apresenta as características reveladas nos traços da obra de

  • a)
  • b)
  • c)
  • d)
  • e)
#39792
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(1,0) 7 - 

TEXTO I

 

      A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodrigues, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do Rio Solimões, no Alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia. Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz.

      O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.

                                                                                 Língua Portuguesa, n. 52, fev. 2010 (adaptado).

 

TEXTO II

 

                                Riqueza da língua

 

      “O inglês está destinado a ser uma língua mundial em sentido mais amplo do que o latim foi na era passada e o francês é na presente”, dizia o presidente americano John Adams no século XVIII. A profecia se cumpriu: o inglês é hoje a língua franca da globalização. No extremo oposto da economia linguística mundial, estão as línguas de pequenas comunidades declinantes. Calcula-se que hoje se falem de 6 000 a 7 000 línguas no mundo todo. Quase metade delas deve desaparecer nos próximos 100 anos. A última edição do Ethnologue — o mais abrangente estudo sobre as línguas mundiais —, de 2005, listava 516 línguas em risco de extinção.

                                                                                                           Veja, n.36, set. 2007 (adaptado).

 

Os textos tratam de línguas de culturas completamente diferentes, cujas realidades se aproximam em função do(a)

  • a) semelhança no modo de expansão.
  • b) preferência de uso na modalidade falada.
  • c) modo de organização das regras sintáticas.
  • d) predomínio em relação às outras línguas de contato. 
  • e) fato de motivarem o desaparecimento de línguas minoritárias.
#39793
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(1,0) 8 - 

                                   As atrizes

 

                           Naturalmente

                           Ela sorria

                           Mas não me dava trela

                           Trocava a roupa

                           Na minha frente

                           E ia bailar sem mais aquela

                           Escolhia qualquer um

                           Lançava olhares

                           Debaixo do meu nariz

                           Dançava colada

                           Em novos pares

                           Com um pé atrás

                           Com um pé a fim 

                           Surgiram outras

                           Naturalmente

                           Sem nem olhar a minha cara

                           Tomavam banho

                           Na minha frente

                           Para sair com outro cara

                           Porém nunca me importei

                           Com tais amantes

                           [...]

                           Com tantos filmes

                           Na minha mente

                           É natural que toda atriz

                           Presentemente represente

                           Muito para mim

                                   CHICO BUARQUE. Carioca. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2006 (fragmento)

 

Na canção, Chico Buarque trabalha uma determinada função da linguagem para marcar a subjetividade do eu lírico ante as atrizes que ele admira. A intensidade dessa admiração está marcada em:

  • a) "Naturalmente/ Ela sorria/ Mas não me dava trela".
  • b) "Tomavam banho/ Na minha frente/ Para sair com outro cara".
  • c) "Surgiram outras/ Naturalmente/ Sem nem olhar a minha cara".
  • d) "Escolhia qualquer um/ Lançava olhares/ Debaixo do meu nariz".
  • e) "É natural que toda atriz/ Presentemente represente/ Muito para mim".
#39794
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(1,0) 9 - 

      E aqui, antes de continuar este espetáculo, é necessário que façamos uma advertência a todos e a cada um. Neste momento, achamos fundamental que cada um tome uma posição definida. Sem que cada um tome uma posição definida, não é possível continuarmos. É fundamental que cada um tome uma posição, seja para a esquerda, seja para a direita. Admitimos mesmo que alguns tomem uma posição neutra, fiquem de braços cruzados. Mas é preciso que cada um, uma vez tomada sua posição, fique nela! Porque senão, companheiros, as cadeiras do teatro rangem muito e ninguém ouve nada.

                            FERNANDES, M.; RANGEL, F Liberdade, liberdade. Porto Alegre: L&PM, 2009.

 

A peça Liberdade, liberdade, encenada em 1964, apresenta o impasse vivido pela sociedade brasileira em face do regime vigente. Esse impasse é representado no fragmento pelo(a)

  • a) barulho excessivo produzido pelo ranger das cadeiras do teatro.
  • b) indicação da neutralidade como a melhor opção ideológica naquele momento.
  • c) constatação da censura em função do engajamento social do texto dramático.
  • d) correlação entre o alinhamento político e a posição corporal dos espectadores. 
  • e) interrupção do espetáculo em virtude do comportamento inadequado do público.
#39795
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(1,0) 10 - 

Uma noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil. Editora Planeta, 296 páginas.

 

      Mas foi uma noite, aquela noite de sábado 21 de outubro de 1967, que parou o nosso país. Parou pra ver a finalíssima do III Festival da Record, quando um jovem de 24 anos chamado Eduardo Lobo, o Edu Lobo, saiu carregado do Teatro Paramount em São Paulo depois de ganhar o prêmio máximo do festival com Ponteio, que cantou acompanhado da charmosa e iniciante Marília Medalha.

      Foi naquela noite que Chico Buarque entoou sua Roda viva ao lado do MPB-4 de Magro, o arranjador. Que Caetano Veloso brilhou cantando Alegria, alegria com a platéia ao som das guitarras dos Beat Boys, que Gilberto Gil apresentou a tropicalista Domingo no parque com os Mutantes.

      Aquela noite que acabou virando filme, em 2010, nas mãos de Renato Terra e Ricardo Calil, agora virou livro. O livro que está sendo lançado agora é a história daquela noite, ampliada e em estado que no jargão jornalístico chamamos de matéria bruta. Quem viu o filme vai se deliciar com as histórias — e algumas fofocas — que cada um tem para contar, agora sem os cortes necessários que um filme exige. E quem não viu o filme tem diante de si um livro de histórias, pensando bem, de História.

               VILLAS, A. Disponível em: www.cartacapital.com.br. Acesso em: 18jun. 2014 (adaptado).

 

Considerando os elementos constitutivos dos gêneros textuais circulantes na sociedade, nesse fragmento de resenha predominam

  • a) caracterizações de personalidades do contexto musical brasileiro dos anos 1960.
  • b) questões polêmicas direcionadas à produção musical brasileira nos anos 1960. 
  • c) relatos de experiências de artistas sobre os festivais de música de 1967.
  • d) explicações sobre o quadro cultural do Brasil durante a década de 1960.
  • e) opiniões a respeito de uma obra sobre a cena musical de 1967.