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Simulado ENEM | HISTÓRIA | ENEM

Simulado ENEM | HISTÓRIA

📚 Simulado ENEM | Aluno ENEM | cód.6137

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🧪 Este Simulado ENEM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Enem
  • 🏛️ Instituição: ENEM
  • 👔 Cargo: Aluno ENEM
  • 📚 Matéria: História Geral
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: INEP
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

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#83703
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ENEM
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(1,0) 1 - 

Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram concedidos, sobretudo, aos vice-reis e capitães-gerais nascidos na Espanha. Com menor incidência, esta mercê régia também podia ser remuneração de serviços militares, de feitos na conquista, colonização e fundação de cidades.

RAMINELLI, R. Nobreza e riqueza no Antigo Regime ibérico setecentista. Revista de História, n. 169, jul.-dez. 2013.

 

Segundo o texto, as concessões da Coroa espanhola visavam o fortalecimento do seu poder na América ao

  • a) restringir os privilégios dos comerciantes.
  • b) reestruturar a organização das tropas.
  • c) reconhecer os opositores do regime.
  • d) facilitar a atuação dos magistrados.
  • e) fortalecer a lealdade dos súditos.
#83704
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(1,0) 2 - 

Quanto aos campos de batalha, os nomes de ilhas melanésias e assentamentos nos desertos norte-africanos, na Birmânia e nas Filipinas tornaram-se tão conhecidos dos leitores de jornais e radiouvintes quanto os nomes de batalhas no Ártico e no Cáucaso, na Normandia, em Stalingrado e em Kursk. A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos – o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. das Letras, 1997 (adaptado).

 

Um dos principais acontecimentos do século XX, a Segunda Grande Guerra (1939-1945) foi interpretada no texto como uma aula de geografia porque

  • a) teve-se ciência de lugares outrora ignorados.
  • b) foram modificadas fronteiras e relações interestatais.
  • c) utilizaram mapas estratégicos os exércitos nela envolvidos.
  • d) tratou-se de um acontecimento que afetou a economia global.
  • e) tornou o continente europeu o centro das relações internacionais.
#83705
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(1,0) 3 - 

Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.

VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado).

 

Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:

  • a) Identificação forçada de homens analfabetos.
  • b) Monitoramento legal dos pleitos legislativos.
  • c) Repressão explícita ao exercício de direito.
  • d) Propaganda direcionada à população do campo.
  • e) Cerceamento policial dos operários sindicalizados.
#83706
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(1,0) 4 - 

O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.

Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018.

 

Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a

  • a) superação da cultura patriarcal.
  • b) influência de igrejas protestantes.
  • c) pressão do governo revolucionário.
  • d) fragilidade das oligarquias regionais.
  • e) campanha de extensão da cidadania.
#83707
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(1,0) 5 - 

Código Penal dos Estados Unidos do Brasil, 1890

Dos crimes contra a saúde pública

 


Art. 156. Exercer a medicina em qualquer dos seus ramos, a arte dentária ou a farmácia; praticar a homeopatia, a dosimetria, o hipnotismo ou magnetismo animal, sem estar habilitado segundo as leis e regulamentos.

Art. 158. Ministrar, ou simplesmente prescrever, como meio curativo para uso interno ou externo, e sob qualquer forma preparada, substância de qualquer dos reinos da natureza, fazendo, ou exercendo assim, o ofício denominado curandeiro.

Disponível em: http://legis.senado.gov.br. Acesso em: 21 dez. 2014 (adaptado).

 

No início da Primeira República, a legislação penal vigente evidenciava o(a)

  • a) negligência das religiões cristãs sobre as moléstias.
  • b) desconhecimento das origens das crenças tradicionais.
  • c) preferência da população pelos tratamentos alopáticos.
  • d) abandono pela comunidade das práticas terapêuticas de magia.
  • e) condenação pela ciência dos conhecimentos populares de cura.
#83708
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(1,0) 6 - 

No Segundo Congresso internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”.

SAID, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

 

No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)

  • a) preservação cultural dos territórios ocupados.
  • b) formação humanitária da sociedade europeia.
  • c) catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.
  • d) desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas.
  • e) consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico.
#83712
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(1,0) 7 - 

Penso, pois, que o Carnaval põe o Brasil de ponta-cabeça. Num país onde a liberdade é privilégio de uns poucos e é sempre lida por seu lado legal e cívico, a festa abre nossa vida a uma liberdade sensual, nisso que o mundo burguês chama de libertinagem. Dando livre passagem ao corpo, o Carnaval destitui posicionamentos sociais fixos e rígidos, permitindo a “fantasia”, que inventa novas identidades e dá uma enorme elasticidade a todos os papéis sociais reguladores.

DAMATTA, R. O que o Carnaval diz do Brasil. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 29 fev. 2012.

 

Ressaltando os seus aspectos simbólicos, a abordagem apresentada associa o Carnaval ao(à)

  • a) inversão de regras e rotinas estabelecidas.
  • b) reprodução das hierarquias de poder existentes.
  • c) submissão das classes populares ao poder das elites.
  • d) proibição da expressão coletiva dos anseios de cada grupo.
  • e) consagração dos aspectos autoritários da sociedade brasileira.
#83718
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(1,0) 8 - 

Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.

FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).

 

No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada

  • a) pelas benesses sociais do getulismo.
  • b) por um diálogo democraticamente constituído.
  • c) por uma legislação construída consensualmente.
  • d) pelo reconhecimento de diferentes ideologias políticas.
  • e) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.
#83721
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(1,0) 9 - 

Em 1914, o preço da borracha despencou no mercado internacional; dois anos depois, 200 firmas foram à falência em Manaus. E assim acabou o sonho de quem acendia charutos com notas de 1 000 réis. A cidade entrou em colapso.

National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado).

 

O súbito declínio da atividade econômica mencionada foi provocado pelo(a)

  • a) carência de meios de transporte que permitissem uma rápida integração entre as áreas produtoras e consumidoras.
  • b) produção nas plantações de seringueiras do sudeste asiático, que ocasionou um excesso da produção mundial.
  • c) chamado encilhamento, que resultou na desvalorização da moeda brasileira após forte especulação na Bolsa de Valores.
  • d) fim da migração de nordestinos para a Amazônia, que gerou uma enorme carência de mão de obra na região.
  • e) início da Primeira Guerra Mundial, que paralisou o comércio internacional e provocou o declínio da economia brasileira.
#83724
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(1,0) 10 - 

As primeiras ações acerca do patrimônio histórico no Brasil datam da década de 1930, com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Nesse período, o conceito que norteou a política de patrimônio limitou-se aos monumentos arquitetônicos relacionados ao passado brasileiro e vinculava-se aos ideais modernistas de conhecer, compreender e recriar o Brasil por meio da valorização da tradição.

SANTOS, G. Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre educação histórica e educação patrimonial no ensino médio. EntreVer, n. 2, jan.-jun. 2012.

 

Considerando o contexto mencionado, a criação dessa política patrimonial objetivou a

  • a) consolidação da historiografia oficial.
  • b) definição do mercado cultural.
  • c) afirmação da identidade nacional.
  • d) divulgação de sítios arqueológicos.
  • e) universalização de saberes museológicos.
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(1,0) 11 - 

Simulado ENEM 6134  GEOGRAFIA  QUESTAO 11

A fotografia, datada de I860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a

  • a) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
  • b) integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.
  • c) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
  • d) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
  • e) distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.
#83734
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(1,0) 12 - 

As informações sugeridas por Antônio Manuel estão imersas em um jornal dividido entre o “real” e o que podemos chamar de “situacional”. O artista transforma todo o clima de repressão na própria matéria de seu trabalho, utilizando os meios de comunicação como arma (irônica) contra a estrutura de poder de um Estado autoritário.

SCOVINO, F. Com as armas do inimigo. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 84, set. 2012 (adaptado).

 

No contexto histórico descrito, a estratégia adotada por alguns segmentos da imprensa para a construção de uma crítica sociopolítica foi a de

  • a) burlar a censura, contribuindo para a análise da vida social.
  • b) justificar o regime vigente, apresentando versões diversas da realidade.
  • c) estimular a livre interpretação dos fatos, atendendo aos interesses dominantes.
  • d) aprimorar o alcance das informações, apresentando as notícias em tempo real.
  • e) manipulara visão coletiva, promovendo interpretações distorcidas das notícias oficiais.
#83735
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(1,0) 13 - 

Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagensda cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado).

 

Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela

  • a) organização do tempo de modo orgânico e pessoal.
  • b) recusa ao controle do tempo exercido pelos relógios.
  • c) democratização nos usos e apropriações do tempo cotidiano.
  • d) necessidade de uma maior matematização do tempo cotidiano.
  • e) utilização do relógio como experiência natural de elaboração do tempo.
#83736
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(1,0) 14 - 

Os ricos adquiriram uma obrigação relativamente à coisa pública, uma vez que devem sua existência ao ato de submissão à sua proteção e zelo, o que necessitam para viver; o Estado então fundamenta o seu direito de contribuição do que é deles nessa obrigação, visando a manutenção de seus concidadãos. Isso pode ser realizado pela imposição de um imposto sobre a propriedade ou a atividade comercial dos cidadãos, ou pelo estabelecimento de fundos e de uso dos juros obtidos a partir deles, não para suprir as necessidades do Estado (uma vez que este é rico), mas para suprir as necessidades do povo.

KANT, I. A metafísica dos costumes. Bauru: Edipro, 2003.

 

Segundo esse texto de Kant, o Estado

  • a) deve sustentar todas as pessoas que vivem sob seu poder, a fim de que a distribuição seja paritária.
  • b) está autorizado a cobrar impostos dos cidadãos ricos para suprir as necessidades dos cidadãos pobres.
  • c) dispõe de poucos recursos e, por esse motivo, é obrigado a cobrar impostos idênticos dos seus membros.
  • d) delega aos cidadãos o dever de suprir as necessidades do Estado, por causa do seu elevado custo de manutenção.
  • e) tem a incumbência de proteger os ricos das imposições pecuniárias dos pobres, pois os ricos pagam mais tributos.
#83737
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(1,0) 15 - 

Simulado ENEM 6134  GEOGRAFIA  QUESTAO 15

A imagem faz referência a uma intensa mobilização popular e pode ser traduzida como

  • a) a campanha popular que confrontava a legitimidade das eleições indiretas no país.
  • b) a manifestação de milhares de pessoas em prol da realização de eleições para o Senado.
  • c) as passeatas realizadas em prol do fim da Ditadura Militar no Brasil e na Argentina.
  • d) os comícios e manifestações populares pela abertura política de forma lenta e segura.
  • e) o movimento que exigia o direito à igualdade de voto para homens e mulheres.